SERVIÇO PÚBLICO - Edição de 1º de setembro de 1998 do Diário Oficial registra posse dos primeiros concursados da Alepe.
Em 1996, o prédio-sede da Alepe e o Anexo I recebem uma reforma geral. É dado início ao processo de informatização da Casa, a partir da compra e instalação de computadores e da disponibilização de informações na Internet. Nos próximos anos, a Mesa Diretora promove a aquisição dos Anexos II, III e IV.
A implantação de um sistema interno de trâmite, pioneiro no País, impulsiona a modernização e fortalece a integração entre as áreas legislativa e administrativa da Casa. Em 1998, a Alepe realiza o primeiro concurso público para provimento de cargos no quadro de pessoal da instituição. No certame, organizado pela Fade-UFPE/Covest-Copset, 203 candidatos foram aprovados.
No biênio de 1999 a 2000 da 14ª Legislatura, a Assembleia retoma a realização de reuniões itinerantes. Caruaru é o primeiro município do Interior visitado pelos parlamentares estaduais. Nesse período, também é criada a Escola do Legislativo (Elepe), vinculada à Comissão de Educação e Cultura da Casa. O setor tem como principais objetivos desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural e profissional de deputados e servidores.
Em março de 2002, é lançado o Plenário Virtual, serviço pioneiro no Brasil, por meio do qual a Alepe passa a transmitir as Reuniões Plenárias e de Comissões em tempo real pela Internet.
PLENÁRIO VIRTUAL - De forma pioneira no Brasil, Reuniões Plenárias do Parlamento Estadual passam a ser transmitidas em tempo real pela internet. Foto: Acervo Alepe.
Nos anos seguintes, são lançadas iniciativas buscando aproximar, ainda mais, o Poder Legislativo da sociedade, a partir da transparência administrativa. Entre as realizações desse período, estão a conquista da ISO 9002, tornando a Assembleia a primeira casa legislativa a receber essa certificação, e a construção do Anexo V.
Para dar visibilidade às ações, é criado, em 2001, o jornal mensal Tribuna Parlamentar. Já a Assembleia na TV se consolida como mais um instrumento de democratização da informação. Há, ainda, a formação do Coral Vozes de Pernambuco. Outros projetos visam preservar a memória do Legislativo, como a coleção Perfil Parlamentar - Século XX e o livro Presença Feminina.
O biênio 2003-2004 da 15ª Legislatura marca a criação do Fala Cidadão, um canal direto e gratuito que informava as ações legislativas por meio de um telefone 0800. Para valorizar a cultura regional, é lançado o Projeto Segunda Cultural, que promovia gratuitamente ao público, sempre na primeira segunda-feira do mês, espetáculos genuinamente pernambucanos, que tinham como palco o Plenário da Casa.
SEGUNDA CULTURAL - Projeto criado pela Casa de Joaquim Nabuco tinha como foco valorizar as expressões regionais. Foto: Acervo Alepe.
A Certificação ISO 9001/2000, que qualifica a prestação de serviços, também foi outra conquista do período. Na área ambiental, a Escola do Legislativo torna-se a primeira instituição pública a transformar energia solar em elétrica. O Código de Ética da Assembleia é aprovado, estabelecendo as regras de decoro que devem orientar a conduta dos parlamentares da Alepe.
Em 2005, ano em que completa 17 décadas de existência, a Assembleia Legislativa cria a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Na 15ª Legislatura, a presença feminina é expressiva: nove mulheres atuam na Casa, um avanço significativo, considerando que, durante mais de um século, apenas nove deputadas haviam sido eleitas para a Alepe.
Em 2006, a instituição inicia o Projeto Resgate Pernambucano, que envolve a restauração e digitalização de 700 mil documentos raros do século 19. E, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), é lançada a coleção Memória Viva, com a finalidade de preservar parte da história política de Pernambuco e do Brasil por meio de entrevistas com 14 personalidades, incluindo oito ex-governadores.
NOVO COLEGIADO - Na imagem, primeira composição da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, instalada em 2005. Foto: Acervo Alepe.
Na 16ª Legislatura (2007-2011), começam os estudos para a construção do prédio que abrigaria os gabinetes parlamentares, a Primeira Secretaria e a Presidência da Casa. Além disso, a restauração do Palácio Joaquim Nabuco entra em pauta, visando conservar e valorizar o edifício centenário. O espaço será transformado no Museu do Legislativo, com visitação pública e promoção de atividades culturais. Em 2007, a Alepe torna-se a primeira Assembleia do Nordeste a criar sua própria Polícia Legislativa.
Também em dezembro de 2007, o Estado passa a ter uma Data Magna: 6 de março, em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817. A matéria foi bastante debatida porque os parlamentares divergiram quanto ao dia ser ou não feriado. Predominou a sugestão de torná-lo ponto facultativo. Somente em 2017, uma nova lei tornaria a Data Magna feriado estadual.