Assembleia Cidadã: Projeto Lideralepe conquista premiação da Unale

Em 26/11/2021 - 18:11
-A A+

RECONHECIMENTO – Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros destacou empenho dos parlamentares em promover ações múltiplas em favor da população. Foto: Unale/Divulgação

O Poder Legislativo pernambucano é bicampeão do Prêmio Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais. O reconhecimento foi conferido à iniciativa Lideralepe, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de promover a formação de novas representações políticas no Estado. A premiação foi entregue na manhã desta sexta (26), durante o encerramento da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada em Campo Grande (MS).

Presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros (PP) falou sobre o empenho dos parlamentares em promover ações múltiplas em favor da população. “Além de cumprir seu papel de fiscalizar, criar leis e promover debates, a Casa de Joaquim Nabuco tem tido avanços importantes na aproximação com as pessoas, na escuta da sociedade e na criação de projetos que contribuam para a melhoria da vida dos pernambucanos”, registrou. Ele aproveitou para parabenizar todos os legisladores, servidores da Assembleia e profissionais da UFPE envolvidos com a ação.

O Lideralepe concorreu com outros 80 projetos. “Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio mostra que o Legislativo pernambucano tem um olhar voltado para o cidadão e um grande compromisso de contribuir com nosso Estado”, afirmou o deputado Diogo Moraes (PSB). Já o superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti, frisou o empenho dos profissionais do setor em prol da iniciativa. “Foi uma ideia do presidente Eriberto Medeiros, abraçada pela Elepe e UFPE”, pontuou. 

Os eventos da Unale também foram acompanhados pelos deputados Alberto Feitosa (PSC), Doriel Barros (PT), Dulci Amorim (PT), Fabrizio Ferraz (PP) e Rogério Leão (PL).

ELEIÇÃO – Diogo Moraes será vice-presidente e Fabrizio Ferraz, secretário de Pernambuco na nova diretoria executiva da Unale. Na imagem, deputados e servidores que participaram do evento. Foto: Jesse, Ney e Francisco/Unale/Divulgação

Lideralepe

Lançado em março deste ano, o Lideralepe surgiu com o propósito de apresentar, por meio de seminários, capacitações e simpósios, as mudanças do ambiente político moderno e as inovações exigidas para o exercício desse papel. No último mês de agosto, a Casa entregou os certificados para os formandos do curso Desenvolvimento de Lideranças, primeira atividade do projeto. Assim como essa, todas as demais capacitações a serem ofertadas serão gratuitas.

O público-alvo engloba vereadores, prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários, além de estudantes dos Ensinos Médio e Superior. No entanto, as inscrições para os cursos são abertas a todos os interessados.

Assembleia Cidadã

Buscando estimular a adoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos Estados-membros da Federação, a Unale lançou, em 2019, o Prêmio Assembleia Cidadã. A condecoração reconhece a modernização dos serviços prestados pelos Legislativos em três categorias: Projetos Especiais, Gestão e Atendimento ao Cidadão.

A Alepe foi campeã na primeira edição da premiação, também na categoria Projetos Especiais, com o Alepe Acolhe. A iniciativa envolve a oferta de cursos de qualificação e vagas de estágio remunerado a jovens do Cadastro Nacional de Adoção e em situação de vulnerabilidade. Na ocasião, o Parlamento pernambucano recebeu o Selo Assembleia Cidadã e um cheque no valor de R$ 20 mil.

Diretoria Executiva

Diogo Moraes foi eleito vice-presidente da nova diretoria executiva da Unale ( gestão 2022-2023). O parlamentar do PSB já ocupava o cargo de tesoureiro da entidade. “Nosso desafio, agora, é dialogar com as 27 casas legislativas estaduais do País, com o objetivo de conseguir maior abertura para atuarmos em pautas de interesse dos brasileiros”, anunciou.

Outro representante da Alepe escolhido para a nova diretoria foi Fabrizio Ferraz, que será o secretário de Pernambuco. “Estamos comprometidos com todas as Casas Legislativas do nosso País, dispostos a trabalhar em parceria para desenvolver novas ações em benefício da população. Vamos defender um  Legislativo mais forte, independente e com suas prerrogativas preservadas”, afirmou o deputado do PP. O cargo foi anteriormente ocupado por Rogério Leão.