Visita de Lula a Pernambuco repercute no Plenário

Em 04/04/2024 - 16:04
-A A+

ÁGUA – Diogo Moraes comemorou a inauguração da estação elevatória da Adutora do Agreste. Foto: Roberta Guimarães

A visita do presidente Lula a Pernambuco provocou elogios, cobranças e críticas na reunião plenária desta quinta (4). Diogo Moraes (PSB) elogiou o chefe do Executivo Federal pela inauguração de uma estação elevatória da Adutora do Agreste em Arcoverde (Sertão do Moxotó). “É mais uma etapa dessa obra iniciada no Governo Lula e que hoje dá um passo importantíssimo para a realização do sonho de um povo que acreditou que o impossível poderia se tornar possível”, comemorou.

ESTRADAS – Izaías Régis cobrou do Governo Federal o andamento da obra de duplicação da Rodovia BR-423. Foto: Roberta Guimarães

Por sua vez, o líder do governo, Izaías Régis (PSDB), fez um apelo para que parlamentares e a governadora Raquel Lyra tentem sensibilizar o presidente para o início efetivo das obras de duplicação da BR-423. Segundo o parlamentar, o trecho da rodovia que liga São Caetano, no Agreste Central, a Garanhuns, no Agreste Meridional, é essencial para o desenvolvimento de ambas as regiões. “Foi assinada a ordem de serviço pelo Governo Federal, mas, até agora, não se viu sequer uma retroescavadeira”, lamentou Régis. Segundo informações divulgadas pelo Executivo Federal à época da autorização, em novembro de 2023, a iniciativa está orçada em R$ 330 milhões e alcançará 43,1 quilômetros de duplicação.

Fome

FOME – João Paulo destacou as políticas sociais dos governos do PT. Foto: Roberta Guimarães

A luta contra a fome pautou o discurso de João Paulo (PT). O parlamentar destacou as ações tomadas no primeiro Governo Lula, em 2003 e continuadas na gestão Dilma, que levaram o País a sair do Mapa da Fome em 2014. O Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos e os aumentos no salário mínimo acima da inflação foram algumas medidas citadas por João Paulo. O deputado destacou, contudo, que os avanços foram interrompidos no Governo Bolsonaro, com a volta do Brasil ao Mapa da Fome em 2022.

Dengue

Coronel Alberto Feitosa (PL) voltou a criticar o Governo Federal pelos casos de dengue, no momento em que o país atinge a marca de mil mortes provocadas pela doença. “Observe que medidas preventivas podiam ser feitas com muita facilidade, porque é uma doença que se arrasta há muito tempo. Observe que não houve contratação de mão de obra para se aplicar o veneno. Observe que não houve campanhas publicitárias para que se esclarecesse as pessoas. Observe que não foi dado suporte a estados e municípios para que pudessem combater preventivamente a doença”, denunciou o parlamentar.

AEDES – Coronel Alberto Feitosa criticou o Governo Federal pelo aumento nos casos de dengue no Brasil. Foto: Roberta Guimarães

Em aparte, Renato Antunes (PL) destacou a falta de investimento em propaganda educativa contra a dengue. Segundo ele, o orçamento federal para essa finalidade recuou 60% no ano passado, em relação ao ano de 2022, dado também destacado por Romero Albuquerque (União). Pastor Júnior Tércio (PP) reclamou da falta de vacinas. 

Coronel Alberto Feitosa seguiu com as críticas ao governo do presidente Lula. O deputado repercutiu investigação relacionando o ministro da Casa Civil Rui Costa ao contrato para a compra de 300 respiradores durante a pandemia de covid 19 que nunca foram entregues. Também cobrou a conclusão das obras da BR-423 e rebateu aparte do deputado João Paulo Costa (PCdoB), para quem o Executivo Federal retomou programas sociais importantes e tem obtido resultados positivos na economia. 

Por fim, Feitosa ainda tratou da tramitação do projeto de lei do Poder Executivo que extingue as faixas salariais de policiais e bombeiros militares até 2026. Na próxima quarta, secretários de Estado devem comparecer à Alepe para explicar a inviabilidade financeira da extinção imediata das faixas, alegada pela governadora Raquel Lyra. Em aparte, Joel da Harpa (PL) rebateu dados do Executivo e estimou em R$ 18 milhões a repercussão financeira mensal para unificar os soldos já no próximo mês de junho.

INVERNO – Pastor Cleiton Collins cobrou ações para minimizar os efeitos das chuvas. Foto: Roberta Guimarães

Chuvas

Pastor Cleiton Collins (PP) alertou a população e os gestores municipais para o período de chuvas em Pernambuco. O parlamentar recordou as 134 mortes por enchentes e deslizamentos de barreiras na Região Metropolitana do Recife em 2022. E, manifestando preocupação com a segurança dos pernambucanos, enfatizou a necessidade de medidas preventivas e investimentos estruturais.

“É inadmissível esquecermos dos corpos no necrotério ou que ficaram soterrados nas barreiras e casas que desabaram”, destacou o deputado. Ele ainda criticou o suposto desperdício de recursos públicos em festas e eventos, em vez de atender às reais necessidades da população pernambucana. “Precisamos de políticas estruturais sérias, investimentos. Os pernambucanos estão mais uma vez com medo de morrer por conta das chuvas”, apelou. 

Moeda

Diogo Moraes destacou o lançamento, pela Prefeitura do Recife, da moeda digital Capiba. O projeto busca incentivar a participação ativa dos cidadãos, de forma saudável e sustentável, nos serviços e políticas públicas municipais. 

Por meio do cumprimento de desafios propostos no aplicativo Conecta Recife, os participantes recebem créditos que podem ser trocados por prêmios e benefícios.  Entre eles, ingressos, cupons, créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) e vantagens em serviços de transporte por aplicativo e aluguel de bicicletas.

SAÚDE – Luciano Duque elogiou a iniciativa de realizar um censo das pessoas com fibromialgia. Foto: Roberta Guimarães

“A tecnologia entra em cena para estimular as pessoas a fortalecerem ações mais sustentáveis e saudáveis, que vão desde a vacinação das crianças até as práticas esportivas”, avaliou. 

Fibromialgia

Luciano Duque (Solidariedade) parabenizou o Governo do Estado por realizar censo online para mapeamento de pessoas diagnosticadas com fibromialgia em Pernambuco. De acordo com o parlamentar, o levantamento visa à elaboração de uma carteira única, com o objetivo de garantir atendimento prioritário a essa parcela em instituições públicas ou privadas. 

Duque mencionou que a assistência preferencial a esses pacientes originou-se de proposta do deputado Romero Sales Filho (União). Ainda sobre o censo, promovido por meio do site da Secretaria Estadual de Saúde, o parlamentar reforçou se tratar de “iniciativa louvável”. “Sugiro até que seja estendida, posteriormente, a outros tipos de patologias”, destacou.

Conforme observou o parlamentar, a fibromialgia é uma doença crônica, que, em diversos casos, incapacita os pacientes, podendo, por isso mesmo, levá-los a quadros de ansiedade e depressão. “Uma das medicações para tratar essa patologia é o canabidiol, entretanto ela é muito cara. Por isso, defendo a adoção desse medicamento pelo SUS”, argumentou.

Futebol

Romero Albuquerque criticou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela cobrança de garantia de segurança absoluta na partida entre Sport e Ceará pelas quartas de final da Copa do Nordeste, prevista para acontecer na Arena de Pernambuco na semana que vem.

FUTEBOL – Romero Albuquerque criticou os questionamentos da Justiça Desportiva ao Sport. Foto: Roberta Guimarães

“Nenhuma força policial no Brasil ou em qualquer lugar do mundo pode garantir a segurança total, e a questão levantada pelo STJD foi, a meu ver, inadequada e tendenciosa. Diante disso eu estou encaminhando um ofício ao Ministério dos Esportes solicitando que o STJD não exceda suas funções, especialmente ao intimar o Sport e a Federação Pernambucana de Futebol”, declarou o parlamentar. O deputado defendeu a atuação da Polícia Militar de Pernambuco e pediu a implementação de medidas preventivas em todo o Brasil para resolver o problema da violência no futebol.