Romero Albuquerque

PP

O deputado Romero Albuquerque é um importante nome da defesa animal no País, tendo sido o primeiro deputado do Estado de Pernambuco dedicado exclusivamente à luta pelos direitos dos animais. Foi eleito vereador do Recife em 2016 e, dois anos depois, chegou à Casa de Joaquim Nabuco, com 29.262 votos, onde cumpre o seu primeiro mandato.

Sendo o principal nome do ativismo animal em Pernambuco, o parlamentar tem uma atuação forte na criação de novas legislações e fortalecimento de políticas já existentes, em construção ou idealizadas por ele e sua esposa, a vereadora Andreza Romero, da cidade do Recife. É o idealizador, por exemplo, do Instituto Romero e Andreza e da Central Animal, que congregam ações e incentivos à assistência veterinária gratuita, em benefício de tutores de baixa-renda, protetores independentes e abrigos e ONG’s de proteção animal. 

Entre os mais de 200 projetos de leis apresentados desde o início de sua vida política, viraram leis a proibição do uso de correntes de choque em cachorros, a proibição da manutenção de animais domésticos presos em correntes ou cordas e o aumento da multa contra crimes de maus-tratos em Pernambuco, entre outras regras. 

Na Alepe, Albuquerque tem dado exemplo aos colegas parlamentares que, pouco a pouco, têm contribuído com a construção e garantia de direitos aos animais não-humanos. 

Na cidade do Recife, Romero participou da criação do projeto de construção do Hospital Veterinário do Recife, equipamento pioneiro no Norte e Nordeste, que oferta castração, consultas e exames veterinários totalmente gratuitos. Destinou emendas a outros municípios para a aquisição de castramóveis, a fim de viabilizar o controle populacional dos animais de rua. Petrolina, uma das cidades beneficiadas, já recebeu o seu equipamento, que está em pleno funcionamento.

O parlamentar ainda é autor do Projeto de Lei nº 134/2019, que proíbe as carroças em todas as áreas urbanas de Pernambuco, e foi quem articulou junto ao Governo Federal a criação da Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal no Ministério do Meio Ambiente.

Defensor dos animais, Albuquerque sempre teve posição clara: vem pleiteando os interesses de toda a população pernambucana, como mais recentemente propôs medidas para redução do impacto do aumento dos preços dos combustíveis no bolso das famílias, mas o seu foco foi e sempre será a luta pelo bem-estar dos animais.

 

*Com informações da assessoria de imprensa do parlamentar.

Ver mais
Nome civil:
Romero Lima Bezerra de Albuquerque

Naturalidade:
Recife - PE

E-mail:
romero@alepe.pe.gov.br
Redes sociais:
 
Aniversário:
22/04

Profissão:
Bacharel em Direito

Telefone:
(81) 3183-2344

Atividade Parlamentar


Vídeos do Deputado