
Romero Albuquerque
UniãoO deputado Romero Albuquerque é um importante nome da defesa animal no País, tendo sido o primeiro deputado do Estado de Pernambuco dedicado exclusivamente à luta pelos direitos dos animais. Foi eleito vereador do Recife em 2016 e, dois anos depois, chegou à Casa de Joaquim Nabuco, com 29.262 votos. Em 2022, foi reeleito com 46.345 votos. Desta vez, compõe o primeiro mandato coletivo masculino de Pernambuco, com Luís Romero, ex-secretário dos Direitos dos Animais do Recife.
Principal nome do ativismo animal em Pernambuco, o parlamentar tem uma atuação forte na criação de novas leis e no fortalecimento de políticas já existentes no setor, em construção ou idealizadas por ele e sua esposa, a vereadora Andreza Romero, da cidade do Recife. É o idealizador, por exemplo, do Instituto Romero e Andreza e da Central Animal, que congregam ações e incentivos à assistência veterinária gratuita em benefício de tutores de baixa renda, protetores independentes, abrigos e ONGs de proteção animal.
Entre os mais de 200 projetos apresentados desde o início de sua vida política, viraram leis a proibição do uso de correntes de choque em cachorros, a proibição da manutenção de animais domésticos presos em correntes ou cordas, e o aumento da multa contra crimes de maus-tratos em Pernambuco, entre outras regras.
Na Alepe, Albuquerque tem dado exemplo aos colegas parlamentares, que, pouco a pouco, têm contribuído com a construção e a garantia de direitos aos animais.
Na cidade do Recife, Romero participou da criação do projeto de construção do Hospital Veterinário do Recife, equipamento pioneiro no Norte e Nordeste, que oferta castração, consultas e exames veterinários totalmente gratuitos. Também destinou emendas a outros municípios para a aquisição de castramóveis, a fim de viabilizar o controle populacional dos animais de rua. Petrolina, uma das cidades beneficiadas, já recebeu o seu equipamento, que está em pleno funcionamento.
O parlamentar ainda é autor do Projeto de Lei nº 134/2019, que proíbe as carroças em todas as áreas urbanas de Pernambuco, e foi quem articulou junto ao Governo Federal a criação da Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal no Ministério do Meio Ambiente, que existiu entre os anos de 2019 e 2022.
Defensor dos animais, Albuquerque sempre teve posição clara: vem pleiteando os interesses de toda a população pernambucana, como mais recentemente propôs medidas para redução do impacto do aumento dos preços dos combustíveis no bolso das famílias, mas o seu foco foi e sempre será a luta pelo bem-estar dos animais. Atualmente, é um dos 18 embaixadores do movimento Cadeia para Maus-Tratos no País.
*Com informações da assessoria de imprensa do parlamentar.
- Nome civil:
- Romero Lima Bezerra de Albuquerque
- Naturalidade:
- Recife - PE
- E-mail:
- romero.albuquerque@alepe.pe.gov.br
- Site:
- http://www.romeroalbuquerque.com.br
- Redes sociais:
- Aniversário:
- 22/04
- Profissão:
- Bacharel em Direito
- Telefone:
- (81) 3183-2259/2069
- Gabinete:
- 509
Atividade Parlamentar
Notícias relacionadas
-
Comissões aprovam política para expandir 5G
-
Comissões acatam isenção de ICMS para absorventes
-
Deputados debatem resultados da primeira metade do Governo Lula