A divulgação de áudios em que artistas pernambucanos denunciam um suposto esquema de cobrança de propina para participar de eventos culturais promovidos pela Empetur e pela Fundarpe repercutiu em Plenário nessa segunda. O caso, que veio à tona durante os festejos juninos, motivou o pronunciamento da deputada Teresa Leitão, do PT. Ela classificou como intimidatório o posicionamento do secretário de Turismo, Felipe Carreras.
“Ele teria se posicionar, a meu ver, como no ofício, institucionalmente, que vai investigar a denúncia, que é grave, que pode ser desmentida, espera-se, inclusive. Mas não ameaçando os artistas que fizeram a denúncia”.
O líder da Bancada do Governo, deputado Waldemar Borges, do PSB, afirmou que as providências para esclarecer o assunto já foram tomadas.
“A nós não interessa exatamente a versão, mas sim que fique muito clara a posição dos dirigentes daquelas instituições para que não paire nenhuma dúvida”.
Em aparte, Lucas Ramos, do PSB, lembrou que cabe a quem denuncia comprovar o tema. Edilson Silva, do PSOL, solicitou uma audiência pública para tratar do caso. Sílvio Costa Filho, do PRB, pediu a participação do Ministério Público na discussão. Rodrigo Novaes, do PSD, pediu cuidado para que o caso não levante suspeitas indevidas.
Augusto César, do PTB, cobrou providências do Governo em relação à PE-555, que liga Parnamirim, no Sertão Central, à Petrolina, no Sertão do São Francisco. De acordo com o parlamentar, a rodovia está intransitável, cheia de buracos, sem acostamento e com sinalização precária. Ele ressaltou que a via é importante para o escoamento da produção agrícola.
Rogerio Leão, do PR, homenageou o município de São José do Belmonte, no Sertão Central, que no dia 26 de junho, completou 123 anos de emancipação politica.
Joaquim Lira, do PSD, repercutiu reportagem do Jornal do Commercio, publicada no último domingo. Do jornalista Franco Benites, o texto aborda os 50 anos de vida política do ex-governador Marco Maciel. Lira lembrou a trajetória política de Maciel, que foi deputado estadual e federal, senador e ministro no governo Sarney. Em aparte, os deputados Zé Maurício, do PP, Tony Gel, do PMDB, e Priscila Krause, do Democratas, parabenizaram a lembrança da data. O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, afirmou que o momento merece uma homenagem em Reunião Solene.
O décimo terceiro Mutirão pela Vida, realizado na Alepe nessa segunda, foi abordado pelos deputados Dr. Valdi e Pastor Cleiton Collins, ambos do PP. Eles ressaltaram a importância do evento, voltado para usuários de drogas em busca de reabilitação. Em aparte, os parlamentares Bispo Ossésio Silva, do PRB; Adalto Santos, do PSB; Zé Maurício, do PP; e Romário Dias, do PSD, parabenizaram a iniciativa. Joel da Harpa, do PTN, criticou a Marcha da Maconha, realizada no Recife no último domingo. Já Edilson Silva, do PSOL, declarou apoiar a Marcha, que reuniu mais de duas mil pessoas, e afirmou que a criminalização da maconha contribui para o aumento da violência.
O deputado Tony Gel, do PMDB, comemorou a vitória da banda Fulô de Mandacaru no programa Superstar, da Rede Globo, no último domingo. O grupo, que é de Caruaru, no Agreste Central, venceu a edição do concurso musical com 70% dos votos do público.
COMO CHEGAR