Rogério Leão

PR

Reeleito, Rogério Leão iniciou seu segundo mandato na Assembleia Legislativa após receber 40.307 votos dos eleitores pernambucanos em 2018. O parlamentar preside a Comissão de Negócios Municipais da Alepe desde o início do seu primeiro mandato, em 2015.

Filho de Pedro Leão Leal, prefeito de São José do Belmonte por duas vezes, Rogério Leão também foi prefeito da mesma cidade em duas ocasiões, ainda fazendo um sucessor para a administração deste município. Em 2013, assumiu a presidência do Porto do Recife, onde focou sua atuação na ampliação da área alfandegada e investiu na área de armazenagem, bem como no aumento do faturamento da empresa.

Na atual Legislatura, o deputado Rogério Leão pretende concentrar esforços em defesa da situação hídrica da Região do Semiárido, focando na construção de pequenas barragens, perfuração e instalação de poços artesianos, sistemas de abastecimento de água nos distritos e comunidades rurais, bem como na busca por subsídios para a agricultura familiar. Além disso, tem o objetivo de apresentar projetos de lei nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Industrial e Comercial e Geração de Emprego e Renda.

No campo da saúde, vale destacar a Lei 15.724/2016, oriunda de projeto de autoria do deputado, que dispõe sobre o benefício da meia-entrada para pessoas com câncer em espetáculos artístico-culturais e esportivos realizados no âmbito do Estado.

Ainda falando da atuação do parlamentar na área de saúde, foi sancionada a Lei 15.804/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializem produtos alimentícios disporem, em local único, específico e com destaque, os produtos destinados aos indivíduos diabéticos e com intolerância a lactose.

No campo da educação, outra iniciativa de destaque proposta pelo parlamentar foi a Lei 15.902/2016, que propõe alteração na Política Estadual do Livro e determina a ampliação do acervo das bibliotecas escolares para que passem a contar com um livro para cada estudante matriculado. Esta lei ainda determina que, na aquisição de novos títulos, seja observado o percentual mínimo de 10% para autores pernambucanos ou radicados há pelo menos cinco anos no Estado de Pernambuco.

Rogério Leão é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ver mais
Nome civil:
Rogério Araújo Leão

Naturalidade:
São José do Belmonte - PE

E-mail:
rogerio.leao@alepe.pe.gov.br
Redes sociais:
 
Aniversário:
18/07

Profissão:

Telefone:

Atividade Parlamentar


Vídeos do Deputado