Teresa Leitão

PT

Reeleita para o seu quarto mandato consecutivo em 2014, a deputada assumiu mais uma vez a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Alepe. Nesta nova Legislatura, ainda atua como titular nas Comissões de Constituição, Legislação e Justiça, e de Defesa dos Direitos da Mulher; e como suplente nas Comissões de Finanças, Orçamento e Tributação e de Ciência e Tecnologia, além de ser vice-líder da bancada de Oposição.

Entre seus projetos de lei, destacam-se os que deram origem às mudanças na lei do direito do aluno, apoio ao idoso, fomento da economia solidária, meia-entrada para servidores da educação e cultura, semana estadual da criança e adolescente, criação de estacionamentos para bicicletas em empresas privadas e órgãos públicos, escola em tempo integral, combate à violência contra a mulher, dentre outros. A deputada também foi representante da Alepe no Conselho Estadual da Economia Solidária e no Conselho Estadual da Alimentação Escolar, além de ter presidido a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente.

Formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1975, Teresa iniciou sua militância no movimento sindical em 1984, como diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (AOEPE). Em 1993, Teresa chegou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Em 2002, sua candidatura à deputada estadual surge como uma exigência de educadores e estudantes, ansiosos por uma voz no Poder Legislativo do Estado. Teresa Leitão é atualmente a presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco.

Ver mais
Nome civil:
Maria Teresa Leitão de Melo

Naturalidade:
Recife - PE

E-mail:
teresa_leitao@alepe.pe.gov.br
Aniversário:
07/10

Profissão:
Professora

Telefone:
(81) 3183-2142/2442

Atividade Parlamentar


Vídeos do Deputado