Cidadania aprova Medalha Antirracista para Lepê Correia

Em 13/05/2025 - 16:05
-A A+

HONRARIA – Rosa Amorim destacou a importância do professor na luta contra o racismo. Foto: Anju Monteiro

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe acatou, nesta terça (13), a entrega da Medalha Antirracista Marta Almeida, classe ouro, para o professor e pesquisador da cultura afro Severino do Ramo Lepê Correia. O Projeto de Resolução n° 2654/2025, de autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), foi aprovado por unanimidade pelo colegiado.

Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e especialista em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lepê Correia, como é conhecido, é militante do Movimento Negro, além de cantor, compositor e radialista. Respondeu, ainda, pela coordenação pedagógica das duas primeiras edições da Jornada Alepe Antirracista.

Ao apresentar parecer favorável, a deputada Rosa Amorim (PT) destacou a importância do professor na luta contra o racismo no Brasil. “Com muita honra, o estado de Pernambuco concederá a Medalha Marta Almeida ao nosso grande Lepê Correia”, enalteceu.

A Medalha Antirracista Marta Almeida celebra a educadora Marta Carmelita Bezerra de Almeida, falecida em setembro de 2023, aos 44 anos. Martinha, como era conhecida, integrou o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), atuando no combate ao racismo e na luta pelos direitos das mulheres.

Prestação de contas

Ainda na Comissão de Cidadania, a presidente do colegiado, deputada Dani Portela (PSOL), comentou a participação do grupo na elaboração da proposta estadual para o Plano Pena Justa. A iniciativa do Governo Federal busca qualificar o sistema prisional brasileiro principalmente no âmbito dos direitos humanos, com metas a serem cumpridas até 2027.

Ela explicou que cada estado deverá apresentar um plano próprio, adequado ao nacional, a ser validado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “São várias reuniões para construir um trabalho que insira Pernambuco nessas diretrizes tão importantes”, frisou.

Meio Ambiente

Prevista para acontecer entre os dias 2 e 6 de junho, a Semana de Meio Ambiente da Alepe vai abordar a emergência climática e os desafios da transformação ecológica em Pernambuco. O anúncio foi feito durante a reunião do colegiado de Meio Ambiente, que também pretende expandir a programação para além da sede da Assembleia e da Região Metropolitana do Recife (RMR). 

O deputado João Paulo (PT) considera importante a realização do evento. “Quem primeiro sente os impactos das mudanças climáticas são os moradores de áreas periféricas. As enchentes na RMR desalojaram dezenas de pessoas”, disse, lembrando também as mortes ocorridas em 2022 e em fevereiro deste ano no Grande Recife.

Na ocasião, o deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade) solicitou a participação da comissão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no Pará em novembro.

FIBROMIALGIA – Romero Sales Filho presidiu simpósio que visa conscientizar sobre a doença. Foto: Roberta Guimarães

Saúde

Na manhã desta terça, a Alepe sediou o I Simpósio de Fibromialgia, realizado pela Associação Minha Dor tem Pressa, com apoio da Comissão de Saúde da Casa. A atividade integrou a campanha Maio Roxo, que visa conscientizar sobre a doença, além de marcar o 12 de maio, dia mundial dedicado ao tema. A fibromialgia é uma síndrome crônica e debilitante que pode ser caracterizada por dor muscular generalizada e cansaço, além de outros sinais e sintomas. 

Ao presidir o evento, o deputado Romero Sales Filho (União) destacou a importância de garantir direitos e promover o acolhimento das pessoas que convivem com a condição. “O propósito do simpósio é expandir o conhecimento, diminuir o preconceito, disseminar informações para os profissionais de saúde por meio das falas dos próprios pacientes e fazer com que essas pessoas sejam acolhidas com mais humanidade”, disse.