A Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe atuou em 2024 para contribuir com o desenvolvimento do Estado. Ao todo, foram 216 projetos de lei distribuídos e 93 deles receberam o aval do grupo parlamentar. A Lei 1.279/2023, de autoria do deputado Doriel Barros (PT), que institui a Política Estadual de Conectividade em Áreas Rurais de Pernambuco, é um exemplo.

AVANÇOS – Simone Santana destaca impacto social de projetos aprovados. Foto: Amaro Lima
A deputada Simone Santana (PSB), que preside a comissão, falou dos resultados obtidos no ano: “Foram muitos projetos interessantes, importantes e que impactam diretamente a vida das pessoas. Terminamos o biênio satisfatoriamente”, comentou. O colegiado ainda conta com a vice-presidência do deputado João de Nadegi (PV).
Após o desabamento, no dia 30 de agosto, do teto no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, a comissão promoveu uma audiência pública solicitada pelo deputado Joel da Harpa (PL) – um dos membros titulares – para debater a exigência de laudo técnico, estrutural para instalação de placas de energia solar em prédios e edificações. O debate, realizado em novembro, contou com a participação de empresários do setor e técnicos de segurança, que deram sugestões para evitar novas tragédias.
Visitas
Além disso, duas visitas institucionais foram realizadas, sendo uma delas em abril na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. Na ocasião, foram entregues exemplares do livro “Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco”, que contém a série de sinopses biográficas dos pesquisadores que receberam homenagens póstumas nos anos 2022 e 2023.

OBRA – Colegiado entregou livro sobre cientistas pernambucanos a estudantes. Foto: Giovanni Costa
Já a segunda visita foi ao Museu Nacional da República em Brasília, em novembro, durante a Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Do mesmo modo, a comissão ainda promoveu duas reuniões solenes, para homenagear os 35 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e outra para honrar a memória de três notáveis cientistas de Pernambuco. A cerimônia prestou reconhecimento ao médico Bertoldo Kruse Grande Arruda (1925-2022), à psicóloga Marcela Adriana da Silva Lucena (1972-2024) e à química Valdinete Lins da Silva (1942-2021).