As comemorações em torno dos 35 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) começaram, nesta segunda (18), com uma sessão solene promovida pela Alepe. O evento reuniu autoridades e diversos representantes da comunidade acadêmica pernambucana, e contou com o lançamento da 12ª edição da Revista Inovação & Desenvolvimento, publicação que aborda os desafios e avanços das mulheres no campo científico.
A solenidade foi uma proposição da deputada Simone Santana (PSB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alepe, e marcou o início de uma parceria entre as duas instituições. “Hoje é dada a largada das celebrações dos 35 anos da Facepe, que vão se estender até 26 de dezembro, dia do aniversário oficial. Estamos assinalando oficialmente a aproximação entre a Comissão de Ciência e Tecnologia com a fundação. Essa foi uma necessidade que sentimos assim que assumimos a presidência do colegiado. Queremos (e vamos) estar juntos, lado a lado com a instituição, para contribuir com o desenvolvimento e o fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso Estado”, disse a parlamentar.
A cerimônia foi presidida pelo deputado João de Nadegi (PV). “Nós temos um papel importantíssimo aqui, na Casa de Joaquim Nabuco, que é propor leis que incentivem e valorizem a ciência e tecnologia produzida em Pernambuco. E, como tal, essa é uma homenagem justa para reconhecer todo o trabalho que a Facepe tem realizado ao longo de todos esses anos”, destacou o vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe.
Entre os presentes, estavam a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), Mauricélia Vidal Montenegro; a presidente da Facepe, Maria Fernanda Pimentel Avelar; o ex-presidente da Facepe, Diogo Ardaillon Simoes; os reitores Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Marcelo Carneiro Leão (UFRPE) e Maria do Socorro Cavalcanti (UPE); o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), George Braga; e a vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB).
“A Facepe tem uma importância gigantesca na execução de todas as políticas públicas na área de ciência do Estado. A instituição tem sido a base das nossas universidades e dos nossos bolsistas. O que seria da ciência de Pernambuco se não fosse a Facepe? Agradeço à Alepe por celebrar nossa trajetória e conquistas. Que venham mais 35 anos pela frente”, afirmou a secretária Mauricélia Vidal Montenegro, responsável pela SECTI.
Presidente da Facepe, Maria Fernanda Pimentel Avelar adiantou que a solene da Alepe é a primeira das inúmeras comemorações que a instituição fará ao longo de 2024 para celebrar seus 35 anos. “Já temos outros eventos programados em nosso calendário de atividades para marcar essas mais de três décadas de atuação, como a Semana Nacional dos Museus e a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), prevista para acontecer em outubro. O desenvolvimento do Estado depende da ciência e tecnologia e, em especial, da formação de recursos humanos altamente qualificados. Essa missão a Facepe tem cumprido muito bem e a nossa intenção é continuar”, disse Avelar.
O reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes, destacou que a Facepe “vem consolidando um conjunto de ações que são fundamentais para a produção acadêmica e científica do Estado”. “Os recursos aportados nos editais da Facepe sinalizam uma liderança já consolidada no campo. A instituição é imprescindível ao desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação daqui do Estado”, pontuou o professor.
Histórico – Criada pela Lei Estadual N° 10.401/1989 e vinculada à SECTI, a entidade promove o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação, sem perder de vista o viés socioeconômico.
O fomento em questão se dá, sobretudo, em forma de concessão de bolsas de estudo ou pesquisa e da concessão de auxílios financeiros a pesquisadores para o custeio tanto de projetos de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidos por pesquisadores locais, como de outras atividades relevantes na área.