A Comissão de Assuntos Internacionais escolheu a República Italiana como País Amigo de Pernambuco. A indicação partiu do deputado Henrique Queiroz Filho (PP) e teve relatoria do deputado Joaquim Lira (PV). A eleição ocorreu na reunião do colegiado na última quarta (8). Na ocasião, a Itália disputou o título com a Confederação Suíça.
Na justificativa para a indicação, Henrique Queiroz Filho ressaltou iniciativas de aproximação da República Italiana com o Estado. Ele citou como exemplos a realização de cursos gratuitos de língua italiana em escolas e universidades e a promoção de eventos culturais em áreas como música, cinema e gastronomia. O parlamentar também lembrou a presença de representação consular da Itália no Recife desde a década de 1930.
Em pronunciamento na reunião plenária do último dia 8, o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, deputado Lula Cabral (Solidariedade), informou que o prêmio será entregue no dia 5 de novembro. Na ocasião, ele ressaltou as relações econômicas entre Pernambuco e Itália, bem como a presença de italianos no Estado.
Em abril, a Alepe celebrou os 150 anos da imigração italiana ao Brasil em uma reunião solene.
Prêmio
Com a escolha da Itália, o prêmio País Amigo de Pernambuco chega ao oitavo ano de vigência. Criada em 2017, a honraria tem o objetivo de reconhecer países “que tenham desenvolvido projetos e ações ambientais, culturais, educacionais, comerciais, econômicas ou sociais que tragam benefícios para o Estado de Pernambuco”.
Desde 2017, foram premiados Japão, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Malta, Reino Unido, China, Colômbia, Eslovênia, Israel e Espanha.