A escolha da Itália para receber o Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco foi um dos temas que marcaram o semestre da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe. A indicação — prevista no Projeto de Resolução nº 1593/2024 — foi aprovada em maio, durante reunião ordinária do colegiado.
De autoria do deputado Henrique Queiroz Filho (PP), a proposição homenageia a presença italiana no Nordeste. Segundo justificativa anexada à matéria, os primeiros núcleos dessa origem em Pernambuco se formaram ainda no período do Brasil Colônia. No texto, o parlamentar cita como exemplo a família do senhor de engenho Filippo Cavalcanti.
Além da família Cavalcanti, Queiroz Filho menciona os Chiappetta e Lagioia, que se estabeleceram na cidade de Olinda, e os Russo e Perazzo, no Recife. Afora o vínculo construído com a chegada de italianos, o projeto salienta também a instalação de uma representação consular em Pernambuco, ocorrida em 1930. O consulado atende todo o Nordeste e reforçou o elo entre o Estado e a Itália.
De acordo com o relatório das atividades da comissão no primeiro semestre, a previsão é que o prêmio seja concedido aos representantes italianos no Recife em novembro, durante reunião solene.
Premiação
O prêmio foi instituído, em 2017, pela Resolução nº 1434. A distinção tem o objetivo de reconhecer e estimular boas práticas e projetos desenvolvidos por nações que, por meio dos seus consulados, promovam ações em benefício de Pernambuco. Para que sejam indicados, os países devem investir em iniciativas nas áreas ambiental, cultural, educacional, comercial ou social.
Medidas que estimulem o estreitamento de laços entre o Poder Legislativo e os entes consulares também são consideradas como condição para a escolha das nações agraciadas. A condecoração é conferida anualmente e, neste ano, está em sua sétima edição.
Imigração
Por fim, dentre as atividades de Assuntos Internacionais ainda constam a realização de reuniões solenes, assim como visitas de cortesia a consulados instalados em Pernambuco. Em abril, por exemplo, o colegiado viabilizou uma solenidade que celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Com relação às visitas, em março, integrantes da comissão estiveram no Consulado da China. Na ocasião, os parlamentares convidaram a nova cônsul-geral da República Popular da China no Nordeste, Lan Heping, para participar da reunião de instalação da Frente Parlamentar Pernambuco-China. Esse colegiado tem como coordenador-geral o deputado Waldemar Borges (PSB).
Já em maio, o grupo parlamentar visitou o cônsul-geral da Alemanha no Recife, Johannes Bloos. O objetivo do encontro foi a entrega de convite para uma reunião solene que celebrará os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A cerimônia ocorrerá no Parlamento, em agosto.
Presidente do grupo parlamentar, o deputado Lula Cabral (Solidariedade) ressalta a importância do colegiado em um Estado fortemente marcado pela presença de consulados. “Pernambuco tem a prerrogativa de ostentar o segundo maior hub consular do Brasil e o primeiro do Nordeste, com quase 50 consulados ativos, o que nos dá uma posição privilegiada para atrair inúmeros benefícios econômicos, científicos e sociais”, pontuou.