A Alepe realizou na terça (5) a entrega do Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco. Na edição deste ano, por indicação do deputado Henrique Queiroz Filho (PP), a condecoração foi dada à Itália, representada na cerimônia pela cônsul Maria Salamandra. A reunião solene ocorreu no auditório Sérgio Guerra.
O prêmio foi entregue pelo deputado Jarbas Filho (MDB), representando o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB). Ele ressaltou a importância da paradiplomacia, as relações internacionais realizadas por entidades subnacionais, como cidades, estados, regiões ou províncias. Também elogiou Queiroz Filho pela iniciativa.
“Como vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, consideramos iniciativas como a de hoje importantíssimas para a consolidação das relações paradiplomáticas entre Pernambuco e as nações estrangeiras. Nosso colegiado tem como missão estreitar laços entre nosso estado e os diversos países do globo, fortalecendo as relações internacionais de forma ampla e inclusiva”, disse o parlamentar.
Ao agradecer a honraria, Maria Salamandra destacou a possibilidade de aumentar as colaborações econômicas, mutuamente benéficas, entre Pernambuco e a república italiana.
“Estou muito emocionada. É uma grande honra para mim, como representante do governo italiano, receber este prêmio prestigiado, ainda mais quando se comemoram os 150 anos de imigração italiana no Brasil”, disse.
“Farei o meu melhor para honrar este prêmio, através de ações concretas e significativas. Espero continuar caminhando junto por este caminho, contribuindo assim, com a relação cada vez mais profunda e próspera entre a Itália e Pernambuco”, completou a cônsul.
Iniciativas
No Projeto de Resolução nº 1593/2024, em que faz a indicação da República Italiana para receber a honraria, Henrique Queiroz Filho cita que as relações entre Pernambuco e o país europeu remontam ao século 16, ainda no Brasil Colônia. Lembra ainda que desde a década de 1930 o país europeu mantém representação consular no Estado.
Atualmente, segundo o parlamentar, o governo italiano financia cursos de italiano em escolas e universidades de Pernambuco e promove, através do consulado, uma série de iniciativas culturais direcionadas ao público pernambucano e à comunidade italiana. “Resta comprovado e justificado o merecimento que possui a República da Itália em receber o Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco”, avaliou o parlamentar, ao solicitar a aprovação dos senhores do projeto.
Sobre o prêmio
O Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco é concedido, anualmente, a até dois países que tenham desenvolvido projetos e ações ambientais, culturais, educacionais, comerciais, econômicas ou sociais que tragam benefícios para o Estado de Pernambuco.
Também estiveram presentes na solenidade de terça o cônsul-geral do Japão, Hiroaki Sano; o general Gomes de Mattos Filho, representando o Comando Militar do Nordeste; o conselheiro Nando Chiappetta, representando o Comites (Comitê de Italianos no Exterior) da região Nordeste e a secretária executiva de Relações Internacionais do Estado, Rayane Aguiar, representando o Governo de Pernambuco.
O evento ainda contou com uma apresentação musical do tenor Igor Alves, celebrando e homenageando a cultura italiana.