A Reunião Plenária desta segunda (25) foi marcada pelo retorno do deputado Edson Vieira (União). Após tomar posse, no início da tarde, o deputado discursou no Grande Expediente. O novo integrante da Alepe ocupa a vaga deixada pelo deputado Antonio Coelho (União Brasil), licenciado para assumir a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, na última sexta (22).
No discurso no Plenário, o novo parlamentar destacou a importância de discutir políticas e buscar recursos para a região onde fez sua carreira política. Vieira foi prefeito de Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional) entre 2013 e 2020. Antes disso, ocupou uma cadeira na Alepe entre os anos de 2007 e 2012.

POSSE – O deputado Edson Vieira (na tribuna) fez seu discurso de estreia na 20ª Legislatura. Foto: Roberto Soares
“Fico feliz de estar aqui para discutir grandes projetos e representar a região da nossa cidade e o Polo de Confecções. Não me furtarei de estar aqui discutindo e reivindicando, de votar aquilo que é bom para Pernambuco e para nossa região”, declarou o deputado recém-empossado. “Precisamos muito melhorar a infraestrutura e os índices para que a nossa região possa ter uma melhor qualidade de vida”, observou.
Mais cedo, na cerimônia de posse, ele destacou como prioridade para o novo mandato a luta pela regularização do abastecimento de água no Agreste Setentrional. “Desde 2007 encabeço essa luta pelo abastecimento, que ainda segue com muitos problemas. Espero que a gente possa definitivamente resolver a demanda da falta de água, para ter um Agreste mais forte”, finalizou.
Municipalismo
Em aparte ao pronunciamento do novo parlamentar, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) comentou que, com a chegada de Vieira, o Legislativo Estadual passa a ter mais um ex-prefeito entre seus membros.
“Temos uma missão muito importante na defesa do municipalismo, que na verdade é a defesa de cada cidadão que mora em cada município pernambucano. Isso após um dos momentos mais difíceis para quem estava no cargo de prefeito, que foi o período entre 2013 e 2020”, registrou.

MUNICÍPIOS – Álvaro Porto ressaltou presença de ex-prefeitos na Alepe. Foto: Roberto Soares
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), também ressaltou a importância das causas municipais no Legislativo Estadual. “Nós temos uma Casa municipalista, com muitos ex-prefeitos, que irá contribuir com os municípios pernambucanos. Com certeza, Edson Vieira irá fazer um grande trabalho”, declarou.
O novo parlamentar recebeu também a saudação do líder do Governo, Izaías Régis (PSDB), o líder do seu partido, Romero Sales Filho (União), e o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Os deputados João Paulo (PT), Lula Cabral (Solidariedade) e Sileno Guedes (PSB) também deram boas vindas a Edson Vieira em apartes a seu discurso.
Edson Vieira manifestou no seu discurso, ainda, elogios ao trabalho do deputado licenciado Antonio Coelho. “É uma grande responsabilidade assumir o mandato no lugar desse grande deputado estadual, que será um excelente secretário no Recife”, registrou.
Candidaturas coletivas

ELEIÇÕES – João Paulo criticou o possível fim das candidaturas coletivas, debatido no Congresso Nacional. Foto: Roberto Soares
O deputado João Paulo repercutiu a aprovação, no último dia 14, da minirreforma eleitoral na Câmara dos Deputados, com a inclusão de uma emenda que proíbe candidaturas coletivas de disputarem eleições. Para o parlamentar, o fim dessa modalidade seria lamentável, já que retira opções para segmentos historicamente excluídos ou sub-representados do eleitorado. “Mandatos coletivos tendem a se incorporar a uma variedade de opiniões e pontos de vista, tornando o processo de tomada de decisões mais rico e inclusivo. Isso pode resultar em políticas mais equilibradas e representativas”, pontuou.
Em aparte, Dani Portela (PSOL) acrescentou que o modelo coletivo é inovador e revolucionário, uma vez que une diferentes expressões da sociedade e rompe com o padrão de hereditariedade na política. Ela destacou, ainda, que as candidaturas coletivas já são reconhecidas e regulamentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos tribunais regionais, e que a sua extinção seria um retrocesso. A proposta ainda vai ser apreciada pelo Senado Federal.
Políticas públicas para mulheres
O programa estadual de segurança pública Juntos pela Segurança, previsto para ser apresentado oficialmente na próxima quinta (28) após o período de escuta popular, pautou o pronunciamento da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB). A parlamentar disse esperar que as pernambucanas sejam contempladas com políticas públicas que garantam medidas eficazes de proteção e de combate à violência contra mulheres.

SEGURANÇA – Delegada Gleide Ângelo denunciou a omissão do Governo no combate à violência. Foto: Roberto Soares
Ela elencou uma série de casos de feminicídio que aconteceram ao longo do mês de setembro em diferentes regiões do Estado, e lamentou o que chamou de “sucateamento” da Secretaria da Mulher de Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. “Infelizmente, depois de nove meses, é muito triste, como mulher, eu chegar aqui e dizer: a gente tem uma governadora que não representa as pernambucanas”, criticou. “Vemos mulheres morrendo, pedindo socorro e abrigo, mas não vemos uma campanha ou ação que diga a essas mulheres que elas não estão sozinhas”, complementou. A deputada também cobrou a abertura de mais delegacias especializadas no atendimento à mulher e que operem durante a noite.
Segurança alimentar

ALIMENTAÇÃO – Doriel Barros apresentou o relatório da Comissão Especial de Combate à Fome. Foto: Roberto Soares
Doriel Barros (PT), apresentou, nesta segunda, o relatório final da Comissão Especial de Combate à Fome. O colegiado iniciou os trabalhos em março deste ano, sob a presidência da deputada Rosa Amorim (PT). Segundo Doriel, que foi relator do grupo, o documento reúne propostas de políticas públicas sugeridas aos prefeitos e à governadora do Estado. Ele afirmou que é preciso lutar para que milhares de pernambucanos saiam da situação de fome, e isto só é possível por meio de governos comprometidos. “Para que a gente possa mostrar que o problema da fome é a falta de decisão política. Quando se tem decisão política, a gente consegue assegurar qualidade de vida para o nosso povo, gerar oportunidades, e é isso que o presidente Lula está fazendo hoje no Brasil”, pontuou.
Avicultura
A vigésima quarta edição da Corrida da Galinha, evento tradicional do município de São Bento do Una, no Agreste Central, repercutiu em Plenário. O deputado Diogo Moraes (PSB), registrou o sucesso de público, a organização e a segurança oferecida aos presentes na festa, realizada no último fim de semana. Em aparte, Débora Almeida (PSDB), que foi prefeita de São Bento do Una por dois mandatos, também destacou o êxito da Corrida da Galinha. Mas a deputada lamentou a mudança da Feira da Avicultura para a cidade de Tacaimbó, também no Agreste Central. De acordo com Débora, o encontro dos produtores de ovos da região é o que dá sentido à competição das galinhas.

FESTA – Diogo Moraes elogiou a realização da Corrida da Galinha em São Bento do Una, no Agreste. Foto: Roberto Soares
Investimentos

ESCUTA – Izaías Régis elogiou o Ouvir para Mudar em Garanhuns. Foto: Roberto Soares
O líder do Governo, deputado Izaías Régis, comemorou o início das obras da maternidade de Caruaru, no Agreste Central. Ele destacou que se trata do primeiro hospital materno dos cinco que integram o plano de governo de Raquel Lyra. O parlamentar também registrou a inauguração das três novas salas do laboratório de medicina da UPE de Garanhuns, no Agreste Meridional, e agradeceu a presença da população no evento Ouvir Para Mudar, que ocorreu no município na última sexta.