No retorno das atividades, Alepe repercute nova política estadual de segurança

Em 01/08/2023 - 19:08
-A A+

PROMESSAS – Izaías Régis afirmou que a governadora está cumprindo o prometido. Foto: Giovanni Costa

O lançamento do Juntos pela Segurança, novo programa de defesa social apresentado pela governadora Raquel Lyra na última segunda (31), mobilizou os deputados na reabertura dos trabalhos legislativos, nesta terça (1º). Os parlamentares reconheceram a importância dos investimentos de mais de R$ 1 bilhão na área, mas cobraram o detalhamento da política e a valorização dos trabalhadores do setor.

O líder do Governo na Alepe, deputado Izaías Régis (PSDB), noticiou a cerimônia de lançamento do programa, ocorrida no Centro de Convenções, em Olinda. Ele destacou o montante a ser investido na área e afirmou que a governadora está concretizando as promessas de campanha. “Em sete meses de mandato, Raquel Lyra já fez mais do que em oito anos de gestão passada. Então, espero que esta Casa traga para si a responsabilidade que tem com Pernambuco”, afirmou.

CRÍTICA – Sileno Guedes cobrou iniciativas concretas para a segurança. Foto: Giovanni Costa

Mas para o deputado Sileno Guedes (PSB), o Governo do Estado se limitou a anunciar um cronograma, sem iniciativas concretas para o setor. Na avaliação dele, a estratégia do Executivo para combater a violência desconsidera a importância das ações de prevenção.

Em sentido semelhante, o deputado Joel da Harpa (PL) reconheceu a importância do anúncio de investimento do Governo do Estado em novos concursos e em equipamentos como viaturas e coletes para as forças de segurança, mas denunciou a falta de um pacote de medidas de valorização dos policiais.

SALÁRIOS – Joel da Harpa reivindicou reajuste para as polícias. Foto: Giovanni Costa

“Faltou a governadora falar sobre o reajuste salarial e trazer um pacote de medidas que atenda também os trabalhadores”, ressaltou. O deputado cobrou o fim das faixas salariais na Polícia Militar e a contratação de ainda mais profissionais para a segurança pública.

 Para o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), o ato de lançamento realizado no Teatro Guararapes teve ares de “encenação”. O parlamentar afirmou que a população e as tropas esperavam ouvir palavras de apoio da governadora, e o anúncio de ações concretas para combater a criminalidade. Mas a gestão estadual, segundo Feitosa, apenas apresentou uma plataforma para coletar propostas voltadas à área. “A população de Pernambuco não precisa de plataforma para dizer o que ela quer com relação à segurança. O que ela quer é tranquilidade e paz para sair de casa e para ficar em casa”, destacou.

Crimes

SEGURANÇA – Gustavo Gouveia pediu uma delegacia da mulher em Carpina. Foto: Giovanni Costa

Ainda em relação ao tema da violência, o primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), pediu ao Poder Executivo que implante uma delegacia da mulher no município de Carpina, na Mata Norte. Para o parlamentar, é urgente o reforço das políticas públicas de combate à violência de gênero na localidade, que registrou um feminicídio na última semana. Ele também prestou solidariedade à família da vítima Simeia da Silva Nunes.

Já o deputado Aglailson Victor (PSB) lamentou a presença do município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, entre as 50 cidades mais violentas do Brasil, de acordo com o anuário publicado no mês passado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O deputado cobrou providências do prefeito Paulo Roberto, como o investimento em iluminação pública nas periferias do município.

Educação

EDUCAÇÃO – Diogo Moraes comemorou os bons resultados das escolas de Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Giovanni Costa

O deputado Diogo Moraes (PSB) comemorou o prêmio conquistado pelo município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, na última edição do Prêmio Idepe. A condecoração é dada anualmente aos municípios com melhor desenvolvimento na educação de Pernambuco. Santa Cruz do Capibaribe teve o melhor desempenho no 9º ano do Ensino Fundamental entre as escolas municipais das cidades de grande porte do Estado. Diogo Moraes parabenizou o prefeito Fábio Aragão e os professores, funcionários e estudantes do município.

Cultura

A organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) recebeu críticas da deputada Rosa Amorim (PT). Segundo a parlamentar, houve demora na divulgação da programação, problemas no transporte dos profissionais da cultura e locais de apresentação com condições precárias. Ela cobrou mais diálogo e coordenação entre a Prefeitura da localidade e o Governo do Estado. “Fui ao FIG e presenciei um cenário muito triste, com um festival esvaziado. Ambulantes relataram que não estavam conseguindo atingir as metas de comercialização devido ao baixo público do festival”, relatou. “Um verdadeiro desmonte dessa importante festa popular”, lamentou.

Investimentos federais

O deputado Doriel Barros (PT) contou ter aproveitado o período de recesso para viajar pelo Interior e ouvir as demandas da população. Ele disse ter ouvido elogios relacionados à atuação da Alepe e ao reforço  dos investimentos federais no Estado. “O presidente Lula está fazendo com que Pernambuco volte a receber da União o tratamento que o povo merece e não teve nos últimos anos”, avaliou, comemorando a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, as ações de combate à fome e a duplicação da BR-423, entre São Caetano e Garanhuns.

Na direção dos investimentos em rodovias, Sileno Guedes fez um apelo ao Governo Federal pela duplicação da BR-104, no trecho que vai da divisa com Alagoas até Caruaru, no Agreste Central. Sileno defende que investimentos neste segmento da estrada são uma forma de promover o desenvolvimento integrado que se busca na região. Diogo Moraes, por sua vez, comemorou o anúncio da conclusão das obras da BR-104 na região do Polo de Confecções do Agreste.

GESTÃO FEDERAL – “Mazelas do passado começam a ser superadas”, avaliou João Paulo. Foto: Giovanni Costa

O deputado João Paulo (PT) foi outro a direcionar elogios à gestão do presidente Lula. “O Governo Federal entrega bem mais do que alguns setores da sociedade esperavam. As mazelas do passado, como inflação, desemprego e desmatamento da Amazônia começam a ser superadas”, avaliou. O petista também citou o fortalecimento da política internacional, a melhoria dos índices de confiança na economia do País e investimentos na educação. “Deixamos para trás o tempo das trevas, do desprezo pela vida e pela ciência e das ameaças à democracia”, completou.

Já no tempo dedicado à Comunicação de Lideranças, João Paulo falou sobre um projeto de lei que busca estabelecer o 15 de novembro como o Dia estadual do Rei e da Rainha do Maracatu em Pernambuco. O parlamentar defendeu a conscientização sobre a relevância histórica da manifestação cultural, que evoca a estética, a religiosidade e as tradições africanas transmitidas por diversas gerações. 

Votação

Na Ordem do Dia, os deputados aprovaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Mata Norte do Estado. O deputado Antônio Moraes (PP) foi o autor do requerimento, que obteve 29 votos favoráveis. Os deputados também aprovaram em Segunda Discussão o Substitutivo 01 ao PL n° 324/2023, que regulamenta o uso do material extraído do asfalto em obras de recapeamento viário; o Substitutivo 01 ao PL n° 335/2023, que cria a Rota dos Vinhos em Pernambuco e o Substitutivo 01 ao PL n° 509/2023, que aperfeiçoa o Código Estadual de Proteção aos Animais, todos de autoria da Comissão de Justiça.