Plenário: deputados reivindicam investimentos em saúde, segurança e infraestrutura

Em 02/08/2023 - 19:08
-A A+

As reivindicações e cobranças à governadora Raquel Lyra deram o tom da Reunião Plenária desta quarta (2). Os parlamentares demandaram a execução de políticas públicas e a realização de investimentos em áreas como saúde, segurança e infraestrutura. 

ESTRADAS – Simone Santana solicitou investimentos em pavimentação. Foto: Roberto Soares

A deputada Simone Santana (PSB) solicitou a melhoria de três rodovias no Agreste Central do Estado: a Estrada de Socorro, no município de Alagoinha, a PE-85 e a PE-87, as duas últimas na cidade de Barra de Guabiraba. De acordo com a parlamentar, as obras estão paralisadas, afetando a economia local e as atividades da região. “Essas estradas precisam de intervenção urgente para possibilitar o acesso da população e dos visitantes, assim como o escoamento da produção e o trânsito de caminhões-pipa que abastecem diversos municípios da região”, afirmou.

SAÚDE – Socorro Pimentel cobrou ampliação dos hospitais do Sertão. Foto: Roberto Soares

Na área da saúde, a deputada Socorro Pimentel (União) relatou as visitas realizadas a hospitais no interior do Estado durante o recesso parlamentar. A parlamentar cobrou investimentos na interiorização dos serviços de saúde pública. Ela destacou a carência de obras em hospitais como o Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão Central; o Dom Malan, em Petrolina, no Sertão do São Francisco e o Santa Maria, em Araripina, no Sertão do Araripe. “A governadora Raquel Lyra e a secretária Zilda Cavalcanti terão muito trabalho para colocar a Saúde em ordem”, ressaltou.

Em sentido semelhante, o deputado Gilmar Júnior (PV) cobrou do Governo do Estado e dos municípios a inclusão de dados no sistema do Ministério da Saúde até o próximo dia 4 de agosto. De acordo com o parlamentar, a demanda é um desdobramento do novo piso salarial da enfermagem, e vai garantir o repasse dos novos valores no próximo contracheque. Gilmar Júnior também exigiu a melhoria dos locais de repouso nas unidades de saúde de Pernambuco, como, por exemplo, no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). “É impossível um profissional de saúde trabalhar sem essas condições. Sem repouso, ele tem mais riscos de cometer algum erro no seu trabalho”, lembrou.

Violência

BALANÇO – Dani Portela criticou os sete meses do governo de Raquel Lyra. Foto: Roberto Soares

A deputada Dani Portela (PSOL) fez um balanço negativo dos primeiros sete meses do Governo Raquel Lyra. Entre as críticas, ela desaprovou o Juntos pela Segurança, nova política de defesa social lançada no último dia 31. Para a parlamentar, o programa está inacabado e cheio de lacunas. Dani Portela também denunciou o desmonte da Secretaria Estadual da Mulher, que registrou uma série de exonerações nos últimos dias.

Ainda no tema da segurança, o deputado Joel da Harpa (PL) defendeu um pleito trazido à Alepe por um grupo de 24 subtenentes da Polícia Militar de Pernambuco. Eles solicitam uma mudança na legislação estadual para que possam participar do curso de preparação de oficiais e ascender na carreira antes da aposentadoria compulsória. A reivindicação contou com o apoio dos deputados Fabrizio Ferraz (Solidariedade), José Patriota (PSB), Delegada Gleide Ângelo (PSB) e Coronel Alberto Feitosa (PL).

História

TABOCAS – Joaquim Lira relembrou a batalha ocorrida em Vitória. Foto: Roberto Soares

Os 378 anos da Batalha do Monte das Tabocas, celebrados no dia 3 de agosto, motivaram o discurso do deputado Joaquim Lira (PV). A data lembra o conflito que deu início à expulsão dos holandeses de Pernambuco e culminou com a Batalha dos Guararapes. “Nesta página de heroísmo, vivido no solo onde hoje se encontra o município de Vitória de Santo Antão, foi escrito o espírito das lutas libertárias que possibilitaram, anos mais tarde, o grito da independência do Brasil em 1822”, afirmou o parlamentar.

ANIVERSÁRIOS – Henrique Queiroz Filho celebrou as datas comemorativas de Limoeiro, Glória e Vitória. Foto: Roberto Soares

O episódio de Vitória de Santo Antão ainda foi lembrado por Henrique Queiroz Filho (PP), que também usou o discurso para parabenizar os moradores dos municípios de Glória do Goitá, na Mata Norte, e Limoeiro, no Agreste Central. Ambas as cidades comemoraram aniversário de emancipação política no mês de julho. O parlamentar destacou a relevância econômica dos três municípios homenageados e cobrou investimentos estaduais na melhoria da infraestrutura deles. As demandas envolvem reforço da segurança pública, obras de abastecimento e recuperação das rodovias estaduais que cortam as localidades.

Manguezais

MANGUEZAIS – João Paulo defendeu a preservação do ecossistema. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo (PT) discursou em defesa da preservação dos manguezais. Dados do Instituto Chico Mendes apresentados pelo parlamentar revelam que o ecossistema perdeu 25% de sua área no País desde o começo do século passado. O petista chamou atenção para as consequências ambientais, sociais e econômicas da degradação, já que os manguezais são territórios com ampla diversidade vegetal e animal, além de fonte de sustento de comunidades pesqueiras. 

No mesmo pronunciamento, João Paulo defendeu a realização de uma audiência pública para discutir a violência na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele chamou atenção para os mais de mil tiroteios registrados neste ano na região e os cerca de 300 assassinatos verificados apenas na capital pernambucana. O encontro, ainda sem data definida, deverá ser promovido conjuntamente pelas comissões de Cidadania, Segurança Pública e Defesa da Mulher.

Balanços

SEMESTRE – João Paulo Costa comemorou a aprovação de leis e a criação da Comissão do Consumidor. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo Costa, do PCdoB, usou a tribuna para fazer um balanço do mandato. Segundo o parlamentar, no primeiro semestre de 2023, oito projetos de autoria dele se tornaram leis. Ele também enfatizou a criação da Comissão de Defesa do Consumidor na Alepe, iniciativa do parlamentar para fortalecer os direitos dos pernambucanos.

O deputado Luciano Duque, do Solidariedade, registrou a entrega do Prêmio Idepe, na semana passada. A iniciativa reconheceu as escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação que obtiveram os melhores indicadores educacionais do Estado em 2022. O parlamentar lembrou que Serra Talhada recebeu a premiação em duas ocasiões, quando ele era prefeito da cidade, localizada no Sertão do Pajeú. Segundo Luciano Duque, melhorar os indicadores do ensino nos municípios foi e continua sendo uma prioridade na trajetória pública dele. O parlamentar destacou a importância de mais investimentos em educação para vencer a desigualdade social.

Novos colegiados

Na Ordem do Dia, os deputados aprovaram a criação de duas frentes parlamentares. Por solicitação do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), o parlamento instituiu a Frente Parlamentar da Execução dos Orçamentos Estadual e Federal em Relação a Pernambuco e seus Municípios. E, a pedido do deputado José Patriota (PSB), o Plenário autorizou a formação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. De acordo com o Regimento Interno da Alepe, as frentes parlamentares são associações suprapartidárias destinadas a promover debates sobre temas de interesse da sociedade.