Rogério Leão

PSB

Reeleito, Rogério Leão iniciou seu segundo mandato na Assembleia Legislativa após receber 40.307 votos dos eleitores pernambucanos em 2018. Terceiro-secretário da Casa, o parlamentar ainda é membro titular da Comissão de Negócios Municipais e atua como suplente nas Comissões de Justiça e de Finanças.

Filho de Pedro Leão Leal, prefeito de São José do Belmonte por duas vezes, Rogério Leão também foi prefeito da mesma cidade em duas ocasiões, ainda fazendo um sucessor para a administração deste município. Em 2013, assumiu a presidência do Porto do Recife, onde focou sua atuação na ampliação da área alfandegada e investiu na área de armazenagem, bem como no aumento do faturamento da empresa.

Na atual Legislatura, o deputado Rogério Leão pretende concentrar esforços em defesa da situação hídrica da Região do Semiárido, focando na construção de pequenas barragens, perfuração e instalação de poços artesianos, sistemas de abastecimento de água nos distritos e comunidades rurais, bem como na busca por subsídios para a agricultura familiar. Além disso, tem o objetivo de apresentar projetos de lei nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Industrial e Comercial e Geração de Emprego e Renda.

No campo da saúde, vale destacar a Lei 15.724/2016, oriunda de projeto de autoria do deputado, que dispõe sobre o benefício da meia-entrada para pessoas com câncer em espetáculos artístico-culturais e esportivos realizados no âmbito do Estado.

Ainda falando da atuação do parlamentar na área de saúde, foi sancionada a Lei 15.804/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializem produtos alimentícios disporem, em local único, específico e com destaque, os produtos destinados aos indivíduos diabéticos e com intolerância a lactose.

No campo da educação, outra iniciativa de destaque proposta pelo parlamentar foi a Lei 15.902/2016, que propõe alteração na Política Estadual do Livro e determina a ampliação do acervo das bibliotecas escolares para que passem a contar com um livro para cada estudante matriculado. Esta lei ainda determina que, na aquisição de novos títulos, seja observado o percentual mínimo de 10% para autores pernambucanos ou radicados há pelo menos cinco anos no Estado de Pernambuco.

Rogério Leão é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

*Com informações da assessoria de imprensa do parlamentar.

Ver mais
Nome civil:
Rogério Araújo Leão

Naturalidade:
São José do Belmonte - PE

E-mail:
rogerio.leao@alepe.pe.gov.br
Site:
Redes sociais:
 
Aniversário:
18/07

Profissão:

Telefone:
(81) 3183-2058

Gabinete:
105


Atividade Parlamentar