
CRONOGRAMA – Entre os encontros, estão o que discutirá a regulamentação das feiras de orgânicos e o que tratará do impacto da seca na produção de leite no Estado. Foto: Jarbas Araújo
Em reunião realizada na manhã desta quarta (3), a Comissão de Desenvolvimento Econômico apresentou a agenda de atividades para os próximos dias. O presidente do colegiado, deputado Aluísio Lessa (PSB), anunciou que serão realizadas duas audiências públicas para discutir a regulamentação das feiras de orgânicos ( Projeto de Lei n° 769/2017, do ex-deputado Miguel Coelho) e o impacto da seca na produção de leite no Estado.
O primeiro tema será discutido em conjunto com as comissões de Administração Pública, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. O PL 769 recebeu o Substitutivo nº 01/2016 da Comissão de Justiça e será discutido nos termos dessa modificação. O encontro está marcado para a próxima segunda (8), às 9h.
Já a outra audiência será realizada no dia 26 de maio, em Garanhuns (Agreste), no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), por solicitação do deputado Eduíno Brito (PP). A ida ao município tem como objetivo debater os prejuízos causados à bacia leiteira pela estiagem. O evento será promovido em conjunto com o Movimento “A Força do Leite”. “Precisamos ter um olhar mais intenso para o Interior do Estado”, frisou Brito.
Aluísio Lessa ainda sugeriu um debate sobre a produção de cachaça em Pernambuco, o que ocorreria durante visita à fábrica Vitoriosa, em Vitória de Santo Antão, e ao Alambique Sanhaçu, em Chã Grande, ambos na Mata Sul. “Vamos conhecer a essência da cachaça pernambucana, que tem uma relação direta de exportação especialmente pra Alemanha e Holanda”, comentou.
Suape – O presidente da Comissão ainda destacou a visita técnica realizada por seis membros ao Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, popularmente conhecido como Porto de Suape. De acordo com Lessa, a intenção foi conhecer a nova equipe da Secretaria de Desenvolvimento e direção do Porto. Para o deputado Ricardo Costa (PMDB), a agenda foi produtiva. “Há um clima de muito otimismo, já que Suape representa uma porta para o desenvolvimento econômico”, comentou. No encontro, houve, ainda, a distribuição de sete projetos de lei para relatoria.