Brasão da Alepe

Substitutivo 2/2024

EMENTA: Altera integralmente a redação do Projeto de Lei Ordinária nº 1615/2024, de autoria do Deputado Gilmar Júnior.

Texto Completo

Artigo único. O Projeto de Lei Ordinária nº 1615/2024 passa a ter a seguinte redação:

 

“Institui a Política Estadual de Atendimento aos Pacientes com Coagulopatias em Pernambuco.

 

Art. 1º Fica instituída a Política Estadual de Atendimento aos Pacientes com Coagulopatias, com o objetivo de garantir diagnóstico preciso e tratamento adequado a esses pacientes, além de atuar na difusão de informações relativas a essa condição de saúde.

 

Parágrafo único. Para os fins desta Lei, consideram-se coagulopatias as doenças causadas por deficiência dos fatores plasmáticos da coagulação sanguínea, que podem ser hereditárias ou adquiridas.

 

Art. 2º A referida política deverá ser estruturada com base nos seguintes eixos de atuação:

 

I - priorização do atendimento de emergência e procedimentos regulares de saúde aos pacientes diagnosticados com coagulopatias, na rede pública e privada;

 

II - promoção de campanhas educativas sobre as coagulopatias, seu diagnóstico, cuidados necessários, métodos de enfrentamento e alternativas de tratamento;

 

III - divulgação, em locais de acesso público, de material informativo acerca das coagulopatias, com destaque para os direitos dos pacientes;

 

IV - formação continuada de profissionais de saúde, direcionada à identificação e ao atendimento de casos de coagulopatias; e

 

V - incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico no campo das coagulopatias.

 

Art. 3º Os estabelecimentos de saúde do Estado de Pernambuco, públicos e privados, deverão assegurar atendimento prioritário aos pacientes com coagulopatias.

 

§ 1º A prioridade prevista no caput deste artigo deverá observar o Protocolo de Classificação de Risco e ser compatibilizada, em igualdade de condições, com as demais preferências legais, em especial com a de pessoas idosas, gestantes e pessoas com deficiência.

 

§ 2º O paciente com algum tipo de coagulopatia deverá comprovar tal condição mediante apresentação de laudo médico contendo a respectiva Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID, com assinatura, carimbo e número de registro do médico competente no Conselho Regional de Medicina - CRM.

 

§ 3º Os estabelecimentos referidos no caput deste artigo deverão afixar, em local visível, cartazes informativos sobre as coagulopatias, com ênfase na prioridade de atendimento concedida aos pacientes com esta condição.

 

§ 4º A critério do estabelecimento, os referidos cartazes poderão ser substituídos por tecnologias, mídias digitais ou audíveis, desde que assegurado, nos dispositivos utilizados para consulta, exibição ou audição o mesmo teor do informativo. 

 

Art. 4º Caberá ao Poder Executivo regulamentar a presente Lei em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação.

 

             Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.”

Histórico

[11/06/2024 12:04:23] ASSINADA
[11/06/2024 12:04:23] SITUACAO_ENVIADO_DEPARTAMENTO_LEGISLATIVO
[11/06/2024 18:47:12] NUMERADA
[11/06/2024 18:47:24] DESPACHADA
[11/06/2024 18:47:33] EMITIR PARECER
[11/06/2024 18:47:33] EMITIR PARECER
[11/06/2024 18:47:33] EMITIR PARECER
[11/06/2024 18:47:33] EMITIR PARECER
[11/06/2024 19:15:59] ENVIADA PARA PUBLICA��O
[12/06/2024 02:46:21] PUBLICADA
[12/06/2024 02:46:40] PRAZO_ALTERADO





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: PUBLICADA
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 12/06/2024 D.P.L.: 39
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 4061/2024 Constituição, Legislação e Justiça
Parecer FAVORAVEL 4206/2024 Educação e Cultura
Parecer FAVORAVEL 4301/2024 Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular
Parecer FAVORAVEL 4583/2024 Saúde e Assistência Social
Substitutivo 1/2019