Semana na Alepe: ação judicial após postagem de deputado em rede social provoca discussão em Plenário

Em 12/06/2026 - 12:16
-A A+

O processo movido pelo Partido dos Trabalhadores contra o deputado Pastor Júnior Tércio (PP) foi um dos destaques de uma semana de debates intensos na Alepe.

O próprio Pastor Júnior Tércio trouxe o tema à tribuna na terça (9). A ação do PT foi motivada por uma publicação do deputado em redes sociais, que afirmava serem CV, PCC, PT e MST “as facções mais perigosas do Brasil”. Ele argumentou que tem imunidade parlamentar, e afirmou que “a verdade vai ser dita, doa a quem doer”.

Como esperado, os deputados do PT presentes na reunião saíram em defesa da sigla. João Paulo do PT (PT) confirmou que “o partido adotará medidas judiciais contra as calúnias”. Ele também criticou as declarações de Tércio na tribuna e salientou que o Parlamento “não merece esse tipo de comportamento e atitudes”.

Dani Portela, Doriel Barros e João Paulo Costa, todos integrantes da legenda, também foram à tribuna para repudiar o pronunciamento de Pastor Júnior Tércio.


Foto da semana

CONSTITUIÇÃO – Das galerias, agentes de trânsito acompanharam, na terça (9), a votação da PEC que incluiu a categoria no Sistema de Segurança Pública do Estado. Foto: Jarbas Araújo


Governo e oposição debatem rumos da saúde estadual

A audiência pública de apresentação do relatório de gestão do primeiro quadrimestre de 2026 pela secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, mobilizou os deputados na quarta (10). O encontro teve mais de quatro horas de duração e contou com grande participação de parlamentares, tanto da base quanto da oposição.

Cavalcanti destacou que Pernambuco investiu 15,5% da receita corrente líquida na saúde, acima dos 12% que determina a Constituição Federal. Também salientou medidas como as reformas nos grandes hospitais do Estado, a abertura de leitos e a redução para filas de exames. Deputados da situação, como a líder do governo, Socorro Pimentel (PSD) elogiaram a gestão pelas iniciativas.

Por sua vez, os deputados da oposição, como o presidente da Comissão de Saúde, Sileno Guedes (PSB), criticaram decisões como a do fechamento de leitos, e apontaram uma redução dos investimentos em saúde em comparação com o período da pandemia de covid 19.


Frase da semana

Foto: Jarbas Araújo

Direcionar orçamento para a segurança pública não é gastar dinheiro, é investir no Estado e garantir dignidade para quem protege a população.”

 

Deputado Renato Antunes (Novo), a respeito do programa Juntos pela Segurança, na terça (9).


Solenidade: Parlamento celebra autarquias do setor de química

Também na quarta (10), a Alepe celebrou as sete décadas de fundação do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química da 1ª Região em uma reunião solene. O encontro teve presidência da deputada Simone Santana (PSB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.


A Alepe garante a segurança dos seus dados, conforme com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)