
MISSÃO – Para Luciano Duque (centro), comissão “cumpre papel fundamental” para o segmento. Foto: Anju Monteiro
A aprovação de um projeto que visa conscientizar os tutores sobre os riscos de medicar animais sem orientação de veterinário foi um dos destaques da pauta da Comissão de Agricultura da Alepe no primeiro semestre deste ano. Além dessa, outras quatro matérias receberam aval do colegiado presidido pelo deputado Luciano Duque (Solidariedade).
De iniciativa da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), a proposição pretende incentivar os donos dos bichos a buscar o acompanhamento assíduo de médico veterinário e a evitar o uso de remédios elaborados para a fisiologia humana. O texto recebeu aval nos termos de um substitutivo apresentado pela Comissão de Administração Pública.
Tramitaram na Comissão de Agricultura nesse período um total de 18 matérias, sendo 14 delas distribuídas para análise nas duas reuniões realizadas pelo grupo parlamentar. Três projetos de lei ordinária e dois substitutivos foram acatados.
Para o presidente Luciano Duque, o colegiado “cumpre um papel fundamental para o fortalecimento do agronegócio e, principalmente, da agricultura familiar em Pernambuco”. “O campo tem força. Nosso compromisso é garantir políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento rural com sustentabilidade e dignidade”, declarou.
Também são membros titulares os deputados Nino de Enoque (PL), vice-presidente, Claudiano Martins Filho (PP), France Hacker (PSB) e Romero Albuquerque (União).