A morte do ex-presidente uruguaio José Mujica na última terça (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago, repercutiu na reunião plenária desta quarta (14). Parlamentares destacaram a trajetória de vida e o legado do líder para o mundo.
Doriel Barros (PT) ressaltou que Mujica foi reconhecido por sua atuação política no país, especialmente à frente do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, que lutou contra a ditadura militar uruguaia. Devido à militância, Mujica foi preso por mais de uma década e torturado. O deputado destacou que Mujica chegou ao poder em 2010 e permaneceu na presidência até 2015, consagrando-se como um grande líder na luta pelos direitos humanos. Acrescentou que, durante seu mandato, descriminalizou o aborto, autorizou a produção, venda e consumo da maconha, e aprovou o casamento igualitário, permitindo a união entre pessoas LGBT.

LUTO – Doriel Barros lamentou o falecimento do ex-presidente do Uruguai José Mujica. Foto: Jarbas Araújo
“O Brasil e a América Latina perdem uma grande liderança, mas seu legado, seus ideais e sua luta política permanecerão presentes na vida de milhares de pessoas que aprenderam com Mujica que é possível fazer política com responsabilidade, cuidando das pessoas e dos mais pobres”, declarou.
Para João Paulo (PT), Mujica foi um dos líderes políticos mais admirados do mundo, que dedicou a vida ao povo e ao combate às injustiças e tiranias. O deputado destacou a coragem e simplicidade do ex-mandatário uruguaio. “Não é o poder que faz um grande homem, mas a consciência entre o que vive e o que prega. Dele, herdamos a ternura revolucionária, a crítica desenfreada e a coragem de sonhar um mundo mais justo”, externou.

MUJICA – João Paulo destacou a importância do uruguaio para as esquerdas latino-americanas. Foto: Jarbas Araújo
Brasília
João Paulo também repercutiu a recente aprovação, na Câmara dos Deputados, da suspensão do processo que corre no Supremo Tribunal Federal para investigar o envolvimento do deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ) na tentativa de golpe de estado. De acordo com João Paulo, a aprovação é inconstitucional e sinaliza uma investida da extrema direita em dar continuidade à trama golpista. Ele fez críticas à forma como bolsonaristas agem para propagar mentiras e afrontar a democracia. “No poder, governaram com desmonte, autoritarismo e desprezo pelos interesses públicos. Fora dele, operam como uma máquina de sabotagem e desinformação”, criticou.
Em aparte, Coronel Alberto Feitosa (PL) afirmou que defender a liberdade de expressão, o livre comércio e a família não são características de extrema direita. O deputado voltou a fazer críticas ao presidente Lula pela recente visita à Rússia e por ter nomeado Carlos Lupi para o Ministério da Previdência, uma vez que ele já havia sido afastado por supostas irregularidades quando foi ministro do Governo Dilma. “Essa é a característica da esquerda, que quando toma posse surrupia e engana o trabalhador e o povo”, frisou.
Por fim, João Paulo repudiou postagens feitas nas redes sociais por uma deputada federal e pelo deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP), nas quais desqualificam ele e as deputadas Dani Portela (PSOL) e Rosa Amorim (PT) por aprovarem, na Comissão de Cidadania, a realização de uma audiência pública para discutir direitos de profissionais do sexo.
Em aparte, Dani Portela ressaltou que muitas pessoas acabam seguindo o caminho da prostituição como sobrevivência, por estarem em situação de vulnerabilidade e não terem acesso a políticas públicas. “São pessoas que tiveram negados os acessos à educação, saúde, moradia e emprego. É muita hipocrisia dizer que uma casa legislativa, que é do povo, não tem espaço para debater esse tema”, lamentou.

SAÚDE – Junior Matuto relatou visita dos deputados ao Hospital da PM e criticou as condições do equipamento. Foto: Jarbas Araújo
Hospital
Junior Matuto (PSB) relatou a visita dos deputados ao Hospital da Polícia Militar. O deputado descreveu como deploráveis as condições encontradas na unidade, e afirmou que a propaganda do Governo Estadual não mostra o Pernambuco real às pessoas.
O parlamentar também parabenizou os administradores do hospital. Segundo Junior Matuto, mesmo em condições precárias, a equipe faz o possível para atender o público. “Se o Hospital da PM, que é uma referência no Estado, está daquele jeito, avalie os outros hospitais de Pernambuco”, disse. O deputado finalizou cobrando ao Governo mais fiscalização e celeridade nos processos para viabilizar as reformas necessárias.
No mesmo sentido, Cayo Albino (PSB) endossou a necessidade de melhorias e mais fiscalização nos hospitais públicos estaduais. O parlamentar citou como exemplo da precariedade o caso da UTI pediátrica de Garanhuns (Agreste Meridional). “Esta Casa tem responsabilidade e estamos acompanhando de perto. Vamos fazer blitz de fiscalização para mudar a realidade dos pernambucanos”, afirmou.
Transporte
Edson Vieira (União) criticou a ausência de representantes do Governo do Estado na audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais na manhã desta quarta (14). O encontro tratou dos desafios enfrentados pelo transporte complementar intermunicipal em Pernambuco. O parlamentar lamentou a falta de representação do Executivo estadual para responder a questionamentos sobre temas como a renovação dos cadastros de quem faz transporte complementar no interior.

MOBILIDADE – Edson Vieira criticou a ausência do Governo em audiência. Foto: Jarbas Araújo
“Foram expedidos documentos e convites para vários órgãos do Governo do Estado, como a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), o Detran e a Secretaria de Mobilidade. A gente espera, marca um horário, dá um tempo e não vem ninguém, não se manda ninguém e nem uma justificativa”, criticou. Ainda durante o pronunciamento, o deputado cobrou a regularização das vistorias dos veículos. Ele lembrou que os motoristas de lotação só podem voltar a oferecer seus serviços de forma legal com a regularização das vistorias.
Solene
Luciano Duque (Solidariedade) repercutiu a solenidade que celebrou os 30 anos da Cavalgada da Pedra do Reino, ocorrida nesta segunda (12). O deputado agradeceu a todos os envolvidos no evento, em especial à Associação da Pedra do Reino.

CULTURA – Luciano Duque elogiou a homenagem à Associação Pedra do Reino de São José do Belmonte. Foto: Jarbas Araújo
“A festa da Pedra do Reino é mais do que um evento. É a história viva de um povo que soube transformar dor em poesia, sofrimento em esperança e, principalmente, tragédia em celebração”, salientou. O parlamentar também parabenizou o Governo do Estado pelos investimentos na recuperação da estrada que leva ao Santuário da Pedra do Reino, em São José do Belmonte (Sertão Central).
Emendas
João Paulo Costa (PCdoB) reforçou seu compromisso com o município de Agrestina (Agreste Central) e apresentou as ações de seu mandato voltadas para a região. Dentre elas, destacam-se a destinação de recursos para a pavimentação de estradas, como a que liga o distrito de Barra do Jardim à localidade de Terra Vermelha, e a estrada que conecta a localidade de Maria Preta à comunidade quilombola Vila Pé de Serra dos Mendes.
O deputado também ressaltou a entrega de um ônibus escolar, um trator agrícola e ambulâncias, além da garantia de recursos para investimentos na área da saúde para a população. “Nós vamos continuar trabalhando cada vez mais para melhorar a qualidade de vida do povo agrestinense, com investimentos em infraestrutura, saúde e educação, garantindo mais acesso à água para população e uma melhor qualidade de vida para o povo daquela cidade”, afirmou.

EMENDAS – João Paulo Costa reforçou o compromisso do mandato com a cidade de Agrestina. Foto: Jarbas Araújo