Dia do Estudante Medalhista na Olimpíada de Química é celebrado em reunião solene

Em 15/04/2025 - 13:04
-A A+

CIÊNCIA – Alepe celebrou estudantes medalhistas e destacou a importância da educação. Foto: Roberto Soares

Uma reunião solene foi realizada pela Alepe na segunda (14), para homenagear o Dia Estadual do Estudante Medalhista na Olimpíada de Química, celebrado em 3 de abril. Por solicitação do deputado João de Nadegi (PV), o encontro teve como objetivo reconhecer e valorizar o desempenho dos estudantes pernambucanos em competições acadêmicas. 

Durante a cerimônia, foram entregues placas comemorativas em homenagem ao professor Antônio Carlos Pavão e aos estudantes Raquel Rabelo Brito Aguiar e João Vitor Sales Vital. 

Homenageados

Professor da UFPE desde 1979 e ex-diretor do Espaço Ciência, Pavão destacou a relevância de Pernambuco para a ciência: ”Estamos em um patamar aqui que nos coloca na vanguarda das Olimpíadas de Química no Brasil. Temos exemplos de pesquisadores reconhecidos que nos orgulham muito. Esse momento é muito importante. Espero que se repita e que a ciência tome conta desse auditório”, disse.   

A estudante Raquel Rabelo Brito Aguiar agradeceu a homenagem, expressando sua felicidade. “É muito gratificante estar aqui e ter toda minha jornada exposta para vocês. Não desistam do sonho, porque tudo o que passei aqui foi resultado de um trabalho duro e do apoio dos professores e de toda minha família”, expressou.

Relembrando sua jornada, o aluno homenageado João Vitor Sales Vital mencionou como a competição mudou sua vida. “A olimpíada proporciona uma experiência verdadeiramente revolucionária para os estudantes que mergulham de cabeça no universo novo que ela apresenta. Redimensionam a visão do estudante acerca do conhecimento escolar e de forma mais profunda, ampliam os horizontes do aluno para que sonhe mais alto”, destacou.

AUTOR– “Me sinto honrado em propor essa homenagem”, diz o deputado João Nadegi. Foto: Roberto Soares

João de Nadegi expressou sua gratidão em homenagear os alunos pelos resultados na Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ), voltada para estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental até o ensino médio ou técnico. 

“Me sinto muito honrado de estar propondo essa reunião solene. Essa Casa, que é de todos os pernambucanos, se sente lisonjeada em abrir suas portas para homenageá-los num dia tão importante”, disse. 

Instituições

Representante do Conselho Regional de Química (CRQ), Ana Catarina Amorim ressaltou a importância da data para estimular os jovens talentos na área da Química. “Isso motiva o CRQ cada vez mais a promover ações de incentivo à educação, à pesquisa, além de destacar a importância de cultivar esse interesse pela ciência para as futuras gerações ”, expressou.   

Representante da Secretaria de Educação e Esportes, Natanael José da Silva destacou a relevância dos professores para os estudantes e para as redes municipais, estadual e privada. “Nossos professores, que se dedicam a essa causa, são os primeiros a manterem acesa a chama da esperança e da transformação social, por meio da educação, do conhecimento e da ciência”, disse.   

A professora de engenharia química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria de José de Figueira Gomes parabenizou os alunos medalhistas e os profissionais da educação pelo desempenho. “Eu quero dizer a vocês que isso os torna referências no nosso estado. E, uma vez que nos tornamos referência na sociedade, carregamos algumas responsabilidades, sendo exemplos de caráter, solidariedade e acima de tudo, cidadãos”, afirmou.

Além das placas, estudantes de diversas instituições de ensino foram premiados com medalhas pela conquista na Olimpíada. Entre eles: do Colégio Santa Maria, os alunos Artur Nogueira de Sales, João Rafael Fuchim, Luana de Paiva Sobral e Raquel Rabelo Brito Aguiar; do Colégio Damas, Artur de Melo Fernando Cortez e Felipe Goedert de Lima; do Cognitivo, Fernanda de Oliveira Queiroz e João Victor Roque Medeiros; do Marista São Luiz, João Antunes Vitor; do colégio Núcleo, Ramon Victor de Araújo Ibiapino; do Ginásio de Limoeiro, Artur Correa de Oliveira, e Jorge Luis Ferreira Rodriguez; da escola de Aplicação Professor Chaves, Paulo José de Santana Júnior, e da Escola Municipal João Bento de Paiva, Adriele Maria da Conceição e do colégio EREM Eurídice de Paiva, Everton Lucas Coutinho.