
PRESIDENTE – Coronel Alberto Feitosa comentou a queda na popularidade do Governo Lula. Foto: Roberta Guimarães
As críticas ao Governo Lula marcaram a reunião plenária desta quarta (29). A apreciação de vetos presidenciais em sessão conjunta da Câmara e do Senado na última terça (28) foi tema de pronunciamento de Coronel Alberto Feitosa (PL). Na avaliação do parlamentar, o governo do presidente Lula derrete em popularidade e também no apoio do Congresso Nacional. Ele comemorou a derrubada do veto de Lula ao projeto que impõe restrições às chamadas saidinhas de presos.
Também considerou uma vitória a manutenção do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a crimes previstos na Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito ( Lei 14.197/2021), como a divulgação de fake news em campanhas eleitorais. “Estamos hoje aqui comemorando a manutenção do veto que permite a nós, políticos, ao povo em geral, e principalmente à imprensa brasileira, fazer seu trabalho”, disse.
Por sua vez, Renato Antunes (PL) criticou a postura do Governo Federal diante da greve dos professores das universidades e institutos federais, iniciada há mais de 70 dias. “Na contramão de um governo que sempre foi pró-sindicatos, vemos agora a gestão federal virando as costas para os sindicatos. Hoje infelizmente temos uma política desastrosa de educação e professores desestimulados, com aumento zero em 2024”, observou.

PARALISAÇÃO – Renato Antunes lamentou a continuidade da greve nas universidades federais. Foto: Roberta Guimarães
Em aparte, Coronel Alberto Feitosa reforçou as críticas e afirmou que os sindicatos de professores, que apoiaram a eleição do presidente da República, agora estão abandonados. Renato Antunes também avaliou mal a política econômica do Governo Lula e chamou os deputados estaduais do PT para debater esses temas na reunião plenária da próxima segunda (3).
Defesa

PROCESSOS – Joel da Harpa elogiou a Defensoria Pública pela criação de um núcleo para as polícias. Foto: Roberta Guimarães
Joel da Harpa (PL) agradeceu à Defensoria Pública de Pernambuco pela implantação de um núcleo especial para a defesa de policiais e bombeiros militares. O deputado destacou que a medida evita a necessidade do policial contratar do próprio bolso um advogado particular. “Eu sempre digo que o policial, ao atuar nas ruas, representa o poder público do estado de Pernambuco”, afirmou. Joel da Harpa também considerou que a Câmara Federal fez justiça à vontade do povo brasileiro ao derrubar o veto do presidente Lula ao projeto de lei que restringe as saídas temporárias de presos.
Operação
Antônio Moraes (PP) parabenizou as forças policiais dos estados de Pernambuco e da Paraíba pela operação conjunta realizada no último final de semana. O parlamentar destacou o cumprimento de 21 mandados de prisão e a apreensão de armas e drogas.

SEGURANÇA – Antônio Moraes elogiou a operação das polícias de Pernambuco e da Paraíba na divisa. Foto: Roberta Guimarães
“Os municípios de Goiana, Camutanga e Itambé (Mata Norte) estavam com uma onda de assaltos e tráfico de drogas. É sabido hoje que nós temos no estado vizinho da Paraíba o PCC atuando fortemente e essa operação foi importante para desmantelar aquele aparelho criminoso”, afirmou. Ele avaliou que a ação trouxe mais tranquilidade para a população, principalmente a da zona rural.
Concurso
João de Nadegi (PV) anunciou a realização do concurso público para a Guarda Municipal de Camaragibe, que está com inscrições abertas até 5 de junho. “É uma oportunidade para ingressar em uma Guarda Municipal capacitada, que presta um serviço relevante para a cidade no enfrentamento à violência urbana”, pontuou o parlamentar. João de Nadegi anunciou, ainda, que a Prefeitura de Camaragibe vai abrir em breve concurso para professores da rede municipal.

CERTAME – João de Nadegi anunciou a abertura de concurso para a Guarda de Camaragibe. Foto: Roberta Guimarães
Clipe
O Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) voltou a ser alvo de críticas de Waldemar Borges (PSB). O deputado criticou a antecipação da última etapa do circuito, que ocorreria na próxima quinta (30), para ontem (28). De acordo com o parlamentar, a data foi antecipada para “criar um fato consumado” e evitar uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

EVENTO – Waldemar Borges criticou as condições do Parque do Cordeiro para a realização do Clipe. Foto: Roberta Guimarães
As condições do Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, que sedia o evento, também foram questionadas pelo deputado. “O local onde o evento estava sendo realizado em Recife era algo parecido com um lamaçal. Não estava condizente com um local para realizar um evento deste tipo, muito pelo contrário”, denunciou.
Rodovias
Luciano Duque (Solidariedade) cobrou do Governo do Estado a recuperação das estradas do interior. Ele relatou dificuldades na rodovia PE-430 em São José do Belmonte, no Sertão Central, e na PE-200, em Pesqueira, no Agreste Central.

ESTRADAS – Luciano Duque cobrou melhorias nas rodovias do interior do Estado. Foto: Roberta Guimarães
“Sabemos que a conservação e a reparação das nossas estradas é um trabalho que requer investimentos e manutenção constantes. Mas peço aqui, mais uma vez, a ajuda do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra; do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Rodrigues de Melo Filho, e da governadora Raquel Lyra, para que se agilize a melhoria das estradas pernambucanas”, solicitou.
Chuvas
Pastor Cleiton Collins (PP) lembrou a tragédia que deixou 133 mortos após fortes chuvas em 2022, na Região Metropolitana do Recife. O deputado questionou a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, um dos municípios afetados, sobre a falta de apoio às famílias atingidas e a ausência de investimentos em obras estruturantes. Ele também criticou os gastos da prefeitura com o Carnaval deste ano.

RMR – Pastor Cleiton Collins recordou as mortes ocorridas em decorrência das chuvas em 2022. Foto: Roberta Guimarães
“Não tinha necessidade de gastar um dinheiro que poderia estar gastando agora, nas encostas, nos morros, salvando vidas. Não adianta fazer política depois da tragédia”, avaliou o parlamentar. Em aparte, Joel da Harpa se solidarizou com as vítimas e defendeu a gestão do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros. Já Henrique Queiroz Filho (PP) entende que, por falta de investimentos, Jaboatão pode estar na iminência de uma nova tragédia.
Alfabetização
A melhora nos índices de alfabetização de crianças pernambucanas, revelada em levantamento divulgado ontem pelo Governo Federal, repercutiu na fala de Jarbas Filho (MDB). Os indicadores apontam que 59% dos alunos até o segundo ano estão alfabetizados no Estado, contra apenas 45% em 2019. O parlamentar destacou que onze cidades já atingiram a meta fixada pelo Ministério da Educação para 2030, que é de alfabetizar 80% dos alunos na idade certa.

EDUCAÇÃO – Jarbas Filho comemorou os bons resultados da alfabetização em municípios pernambucanos. Foto: Roberta Guimarães
Jarbas Filho também comemorou o acordo salarial firmado entre professores da rede estadual e o Governo de Pernambuco “Será pago a partir do mês de junho. Os reajustes vão de 3,62%, chegando a até 15%. Em alguns casos, podendo chegar a 20%. E não só os professores, mas os assistentes e analistas da educação também vão ganhar aumento nos salários”, detalhou.
Municípios
João Paulo Costa (PCdoB) relatou participação na 25ª Marcha dos Prefeitos, realizada entre 20 e 23 de maio, em Brasília. O deputado defendeu a articulação com as prefeituras e câmaras municipais, para trabalhar pelo desenvolvimento do Estado. Ele destacou ações em apoio às administrações das cidades pernambucanas, como recursos destinados a serviços diversos em Agrestina, no Agreste Central; Cabrobó, no Sertão do São Francisco, e Calumbi, no Sertão do Pajeú.

MUNICÍPIOS – João Paulo Costa relatou participação na Marcha dos Prefeitos em Brasília. Foto: Roberta Guimarães
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e também do colegiado dedicado ao assunto na Alepe, informou ainda que, no próximo mês, vai visitar a Assembleia Legislativa do Ceará. O objetivo é conhecer a unidade do Procon que funciona dentro daquela instituição, para replicar a iniciativa na sede do Legislativo pernambucano.
João Paulo Costa também comemorou a promulgação do projeto de lei que protege as pessoas com epidermólise bolhosa.
Socialismo
A relevância do marxismo-leninismo na luta contra o capitalismo pautou o discurso de João Paulo (PT). “É importante destacar que muitas das conquistas que desfrutamos não vieram do capitalismo, mas de lutas sociais. Que possamos juntos construir um novo mundo, um mundo socialista, onde a justiça e a igualdade prevaleçam”, exclamou.
Ainda durante seu discurso, João Paulo afirmou que recebeu dirigentes da Neoenergia Pernambuco e garantiu que continua a recolher assinaturas para criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os serviços da empresa.

INVESTIGAÇÃO – João Paulo vai continuar a coletar assinaturas para a CPI da Neoenergia. Foto: Roberta Guimarães