
HOMENAGEM – Solenidade foi prestigiada por autoridades políticas e dos meios jurídico e empresarial de todo o país. Foto: Nando Chiappetta.
Autoridades políticas e dos meios jurídico e empresarial compareceram em peso à Alepe, na manhã desta quinta (4), para prestigiar a solenidade de entrega do título de Cidadão de Pernambuco ao ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Luiz Campbell Marques. A honraria foi proposta de forma conjunta pelo ex-deputado estadual e atual parlamentar federal Eriberto Medeiros e pelo deputado Francismar Pontes (PSB).
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB), que pontuou momentos da trajetória profissional do homenageado. “Natural de Manaus (AM), o ministro Campbell Marques tem uma vasta experiência, que vai muito além do campo jurisdicional. Entre outras funções, já foi secretário-geral do Ministério Público do Amazonas e secretário estadual das pastas de Justiça e de Segurança Pública, também na sua terra natal. Pernambuco sente-se honrado e presenteado em ter como novo filho alguém da sua dimensão”, destacou Porto.

TRIBUNA – “Pernambuco sente-se presenteado em ter como novo filho alguém da dimensão de Mauro Campbell”, destacou Álvaro Porto. Foto: Nando Chiappetta.
Representando os parlamentares autores da homenagem, o deputado Eriberto Filho (PSB) lembrou que a nomeação de Campbell Marques para o STJ, em 2008, pelo presidente Lula, consolidou sua trajetória como um dos mais respeitados juristas do país. “O ministro Mauro Campbell tem sido uma das vozes mais influentes na promoção da justiça e na aplicação equitativa das leis. Com a entrega deste título, Pernambuco reconhece um jurista de méritos inquestionáveis e celebra os valores que ele representa: integridade, sabedoria e zelo pela justiça”, ressaltou Eriberto Filho.
Emocionado, o mais novo cidadão pernambucano narrou lembranças da infância e juventude, época na qual teve início o contato de sua família com empresários e políticos deste Estado: “Quero ressaltar minha imensa gratidão a Inaldo Pereira Guerra e Nilza de Holanda Guerra, empresários de Pernambuco que, num dos momentos mais difíceis da minha vida familiar, tiveram a grandeza de confiar a meu pai, Manoel Francisco Garcia Marques, a gerência, em Manaus, da Organização Pernambucana de Representações LTDA, e, desde então, nos ensinaram a amar Pernambuco. É uma honra ser, agora, conterrâneo de pessoas como Joaquim Nabuco, João Cabral de Melo Neto, Manoel Bandeira, Paulo Freire e Gilberto Freyre, ícones que me inspiram.”

REVERÊNCIA – Ministro Campbell ressaltou a honra de tornar-se um conterrâneo de nomes como Gilberto Freyre e Joaquim Nabuco: “Ícones que me inspiram”. Foto: Nando Chiappetta.
Além do presidente da Alepe e do ministro Campbell, compuseram a mesa de trabalhos o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Fernando Braga; e o deputado Eriberto Filho.
Experiência – Ministro do Supremo Tribunal de Justiça desde 2008, Mauro Campbell Marques é o atual presidente da 2ª turma do STJ. Iniciou a vida profissional como advogado e já exerceu diversas funções na carreira pública, como promotor de Justiça, secretário-geral do Ministério Público do Amazonas, procurador-geral de Justiça, corregedor-geral da Justiça Federal e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Também já recebeu mais de 70 condecorações, entre títulos e medalhas, e já publicou dezenas de artigos científicos.