Empresário chinês Lu Gongrong ganha a cidadania pernambucana

Em 15/08/2024 - 18:08
-A A+

HOMENAGEM – Honraria foi concedida a Jack Lu por solicitação do deputado Doriel Barros. Foto: Giovanni Costa

A Assembleia Legislativa reconheceu, nesta quinta (15), a contribuição do empresário chinês Lu Gongrong, conhecido como Jack Lu, para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco. Em reunião solene, a Casa concedeu ao empreendedor a cidadania pernambucana, por iniciativa do deputado Doriel Barros (PT). 

A homenagem da Alepe ocorre no mesmo dia em que se comemora o aniversário de 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. No início da solenidade, os convidados assistiram a uma apresentação cultural da Academia Templo Shaolin, que exibiu a Dança do Leão, uma manifestação tradicional chinesa em que um par de dançarinos fantasiados imita os movimentos do animal, ao som de tambores. 

RECONHECIMENTO – Parlamentar exaltou a responsabilidade social do homenageado. Foto: Giovanni Costa

Compromisso

Em seguida, o deputado Doriel Barros fez a saudação ao novo cidadão pernambucano. O parlamentar exaltou a qualidade do trabalho e a responsabilidade social do homenageado. “Temos certeza de que a relação Brasil-China em Pernambuco ainda tem muitos frutos a dar. E tenho certeza de que, com o seu compromisso com o nosso povo, a cidade e o campo vão vivenciar momentos importantes de desenvolvimento”, ressaltou. 

No discurso, Doriel também enfatizou a contribuição de Jack Lu para fortalecer o intercâmbio econômico entre Pernambuco e o país asiático, bem como a geração de 12 mil postos de trabalho por meio das organizações reunidas na Associação da Comunidade Chinesa Recife-Brasil (ACCRB) — que é presidida pelo empresário. A entidade possui cinco mil associados e atua fortemente em ações solidárias, fazendo a distribuição de cestas básicas, doações de mantimentos em casos de desastres naturais ou situações de calamidade pública, como na pandemia de Covid-19, quando a ACCRB doou mais de 12 mil máscaras e cem litros de álcool gel à Prefeitura da Cidade do Recife. 

Retribuição

Nascido na província de Fujian, Sudeste da China, Jack Lu chegou ao Brasil em 1998, estabelecendo-se, a princípio, em São Paulo. Mas foi no Recife que o empresário disse ter experimentado um “sentimento de pertencimento”.

GRATIDÃO – “Maior reconhecimento com que eu poderia sonhar”, agradeceu Jack Lu. Foto: Giovanni Costa.

Na capital pernambucana, Jack é proprietário de várias empresas do setor varejista, que administra com a família. Pela responsabilidade social demonstrada e participação no crescimento da economia do município, recebeu em 2022 a cidadania recifense, em homenagem concedida pela Câmara de Vereadores do Recife.

Em agradecimento à honraria da Alepe, Jack Lu fez um discurso enaltecendo as paisagens, a história e o povo pernambucano. “É com grande honra que recebo esse título, o maior reconhecimento com que eu poderia sonhar. A única maneira que encontro de expressar minha gratidão é trabalhando ainda mais para contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Pernambuco”, declarou.

CÔNSUL – Lan Heping enalteceu “profunda amizade” entre o Parlamento e a China. Foto: Giovanni Costa.

Presenças

Participaram da cerimônia o secretário da Assessoria Especial à governadora do Estado, Fernando Holanda; a cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping, e o vereador do Recife Eduardo Marques (PSB), representando o Legislativo municipal. Vários integrantes da comunidade chinesa local também se fizeram presentes.

Ao se pronunciar, Lan Heping falou da “profunda amizade” entre o Parlamento pernambucano e a China, que se expressa em momentos como a cerimônia desta quinta. Ela acrescentou que enxerga um futuro brilhante para a parceria estratégica com o Brasil, e destacou a atuação da Frente Parlamentar Pernambuco-China, instalada pela Alepe em abril deste ano. Segundo a cônsul-geral, o colegiado contribui para que o intercâmbio entre os dois países atinja “novos patamares, trazendo mais benefícios para os dois povos”.