Ex-procurador-geral da Alepe Ismar Teixeira recebe cidadania pernambucana

Em 17/11/2022 - 10:11
-A A+

CERIMÔNIA – Título foi entregue pelo deputado Guilherme Uchoa (esq.), filho do autor da homenagem. Foto: Jarbas Araújo

O ex-procurador-geral da Alepe Ismar Teixeira Cabral é o mais novo cidadão pernambucano. A homenagem foi aprovada em 2015 por iniciativa do então presidente da Casa, Guilherme Uchoa, que faleceu em 3 de julho daquele ano, antes que a Reunião Solene para a entrega do título pudesse ser realizada. A cerimônia ocorreu, finalmente, na noite desta quarta (16), sob o comando do deputado Diogo Moraes (PSB).

Coube ao deputado Guilherme Uchoa (PSB), filho do proponente, proferir o discurso sobre o homenageado. Nascido em São Paulo (SP), em 1935, Cabral tornou-se advogado em 1971. Atuou na comarca de Asunción (capital do Paraguai), no Tribunal Popular do Júri da Capital do Estado de São Paulo e em outros estados. Em fevereiro de 2007, passou a ocupar o cargo de procurador-geral da Alepe, no qual permaneceu até 2018.

Na mensagem original em que propõe a honraria, Uchoa destacou a defesa da Alepe feita por ele em diversas causas judiciais. “Nada mais justo do que os nobres pares desta Casa de Joaquim Nabuco possam conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a Ismar Teixeira Cabral pelos relevantes serviços prestados ao Estado”, escreveu à época. O evento contou com a presença do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), entre outras autoridades.