Chefes dos Poderes do Estado são agraciados com medalhas na Alepe

Em 14/12/2021 - 21:12
-A A+

HOMENAGEM – Duas das principais comendas da Casa foram entregues a nove autoridades, incluindo o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Foto: Jarbas Araújo

Na noite desta terça (14), a Assembleia realizou, de forma presencial, a cerimônia de entrega da Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, e da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, edição 2021. As comendas foram concedidas a nove autoridades estaduais, incluindo o governador Paulo Câmara. A tradicional homenagem feita anualmente pelo Poder Legislativo não pôde ser realizada em 2020 devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

O presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), abriu o evento no Auditório Sérgio Guerra propondo a concessão das honrarias em conjunto com os demais membros da Mesa Diretora. Assim, os deputados Pastor Cleiton Collins (PP), Rogério Leão (PL) e Alessandra Vieira (PSDB) – respectivamente, 2º, 3º e 4º secretários da Casa – integraram a mesa dos trabalhos da solenidade.

Medeiros fez uma breve apresentação sobre cada homenageado, ressaltando que são autoridades com enormes responsabilidades à frente das mais importantes instituições de Pernambuco. “Desempenham, com total dedicação e zelo, e imbuídos do mais elevado espírito público, as enormes responsabilidades a eles confiadas pelos seus pares e pelo povo pernambucano”, disse.

Sobre o governador, o presidente da Alepe destacou a atuação responsável durante o período de pandemia e as vidas salvas em razão do empenho em conter a disseminação do vírus. Paulo Câmara agradeceu a todos os parlamentares pelo reconhecimento, enfatizando que o mérito não é só de quem governa. “Uma homenagem de tamanha dimensão, ainda mais vinda do Legislativo, pilar da democracia, ficará como marco inesquecível da história de vida de cada um de nós.”

DISCURSO – Eriberto Medeiros ressaltou que os agraciados possuem enormes responsabilidades à frente das mais importantes instituições do Estado. Foto: Jarbas Araújo

Além do chefe do Poder Executivo Estadual, receberam a Medalha Joaquim Nabuco o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo; o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas; e o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), André Guimarães.

Completam a lista de agraciados o defensor público-geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima; o presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Bruno Baptista; e o comandante do Comando Aéreo Nordeste (2º Comar), brigadeiro do ar César Faria Guimarães. O desembargador Frederico Ricardo Neves, ex-presidente do TRE-PE, ganhou a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca por iniciativa do deputado Eriberto Medeiros.

Durante a cerimônia, um vídeo produzido para o evento trouxe o agradecimento de oito homenageados com a distinção, entre eles, o do presidente do TJPE. “Buscarei sempre honrar essa insígnia tão importante para o Estado”, declarou o desembargador Fernando Cerqueira.

Comendas

As medalhas concedidas nesta noite fazem referência a personalidades que protagonizaram episódios marcantes para a história pernambucana, a exemplo do abolicionista e patrono da Alepe, Joaquim Nabuco. A comenda, considerada a mais importante da Casa Legislativa, foi instituída pela Resolução nº 809/1968.

A segunda medalha conferida carrega o nome de Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, político e líder religioso pernambucano que protagonizou a Confederação do Equador. Ele sacrificou a vida em nome dos ideais de liberdade, independência e igualdade de direitos. A Resolução nº 855/2008 deu origem à honraria.