A assinatura, pela governadora Raquel Lyra, do contrato para a concessão de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Compesa repercutiu na reunião plenária desta quarta (29).
Antônio Moraes (PSD) foi o primeiro a celebrar o fato, ocorrido nesta quarta em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

ABASTECIMENTO – Antônio Moraes elogiou a assinatura do contrato de concessão de serviços da Compesa. Foto: Roberto Soares
Ele destacou que a medida beneficiará 151 municípios pernambucanos. Também explicou que parte dos recursos foi destinada às prefeituras dos municípios beneficiados, enquanto a parcela do Governo será aplicada exclusivamente em abastecimento hídrico, saneamento e perfuração de poços artesianos. A meta, segundo o deputado, é que, até 2033, o Estado atinja o índice de pelo menos 90% das residências atendidas, conforme determinação do Marco Legal do Saneamento.
Moraes ainda destacou que a concessão não implica na venda da Compesa. “A Compesa vai continuar existindo. Não é verdade que a Compesa foi vendida. Toda a parte de adutoras, todas as barragens e estações de tratamento, tudo continua com o poder público. Agora, a distribuição foi concedida para que a gente possa chegar na maioria das casas dos pernambucanos”, defendeu.
No mesmo sentido, Jarbas Filho (PSD) comemorou a iniciativa. Segundo o parlamentar, a assinatura do contrato representa um avanço importante e estruturante, que ampliará o acesso à água e ao saneamento básico em Pernambuco.

INVESTIMENTO – Para Jarbas Filho, a concessão representa um avanço importante e estruturante. Foto: Roberto Soares
“Quem conhece o nosso Estado de perto sabe o que significa não ter água na torneira, sabe o que é acordar de madrugada para encher baldes, sabe o que é depender de carro-pipa, sabe o que é viver sob o medo constante de faltar o básico”, afirmou.
Ainda a respeito do tema, Renato Antunes (Novo) parabenizou a governadora Raquel Lyra e classificou a assinatura do contrato de concessão de serviços da Compesa como a maior política pública de recursos hídricos realizada na história de Pernambuco. O parlamentar também fez críticas ao candidato ao Governo do Estado, João Campos, lembrando que ele votou contra o Marco Legal do Saneamento quando atuava como deputado federal.

MARCO – Para Renato Antunes, a concessão é a maior política pública de recursos hídricos da história de Pernambuco. Foto: Roberto Soares
“Entendo que água é para todos e não pode ser política do ‘eu contra tu’ como João Campos fez lá em Brasília quando votou contra o marco regulatório. Hoje, Pernambuco assinou a maior política hídrica da sua história, que dá dignidade ao povo pernambucano, que quando abrir a torneira vai ter água, vai ter decência, vai ter respeito, porque água é vida”, disse.
Interior
Socorro Pimentel (PSD) destacou a interiorização das políticas públicas em Pernambuco. A parlamentar relatou visita a unidades de saúde como o Hospital Regional do Agreste, recentemente requalificado, e o novo Hospital da Mulher do Agreste. Ela destacou que também cumpriu agendas em órgãos da educação e no Complexo de Polícia Científica de Caruaru, recém-inaugurado.

DESCENTRALIZAÇÃO – Socorro Pimentel salientou a interiorização dos investimentos do Estado. Foto: Roberto Soares
“Tudo isso mostra que o Governo não está apenas investindo em obras, mas também em gestão, em organização de rede, em eficiência no atendimento”, declarou. Pimentel ainda elogiou a concessão dos serviços de saneamento básico e acesso à água, destacando a importância da segurança hídrica e da universalização do fornecimento de água.
Programa
João Paulo do PT (PT) defendeu a importância do Bolsa Família como instrumento para garantir acesso mínimo a recursos básicos. Ele ressaltou que o benefício ajuda a dinamizar a economia e aumentar o emprego, e contestou a ideia de que a política desestimula o trabalho. Para o deputado, o programa dá condições para que as pessoas possam se reinserir no mercado de trabalho com dignidade.
“Ao contrário do que alguns insistem afirmar, o programa cria condições para que as pessoas voltem a trabalhar. Prova disso é que em todo o País, entre janeiro e outubro de 2025, cerca de 2 milhões de famílias deixaram o benefício por melhora de renda, o maior número desde o lançamento do programa”, afirmou.
Telas

PROGRAMA – João Paulo do PT sustentou a permanência da política pública do Bolsa Família. Foto: Roberto Soares
Em outro momento, João Paulo do PT falou sobre a importância de combater o uso de telas na infância e adolescência. O parlamentar comentou as consequências negativas da utilização excessiva de tecnologias nessa fase da vida, com impactos diretos no desenvolvimento cognitivo e físico de crianças e jovens.
Segundo pesquisas comentadas pelo deputado, no campo cognitivo, os efeitos vão do empobrecimento da linguagem, da redução do quociente de inteligência e do déficit de atenção ao comprometimento da memória. Já na área emocional, as consequências são agressividade, ansiedade e depressão, e, na parte física, obesidade, sedentarismo e distúrbios graves do sono.
O petista ainda fez questão de elogiar uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado, que proibiu o uso de celulares e dispositivos eletrônicos por alunos da educação básica em escolas públicas e privadas. “A medida foi um passo importante, alinhando o Brasil a uma tendência mundial de combate a esse tipo de exposição”, argumentou.
Jornada
Em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado na próxima sexta (1º), Doriel Barros (PT) defendeu o projeto que propõe o fim da escala 6×1, em tramitação no Congresso Nacional. O parlamentar ressaltou que a iniciativa integra um conjunto de ações do governo Lula voltadas à valorização dos trabalhadores, como a política de reajuste do salário mínimo com ganho real acima da inflação, a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e a geração de novos postos de trabalho.

TRABALHO – Doriel Barros defendeu o fim da escala 6×1. Foto: Roberto Soares
“O fim da escala 6×1 é um grito de cerca de 14 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que vivem nesse modelo de trabalho. São pessoas que trabalham seis dias seguidos e têm apenas um dia para tentar dar conta da própria vida, um dia que muitas vezes não é descanso, é sobrecarga. E essa realidade é ainda mais dura para mulheres trabalhadoras que acumulam jornadas dentro e fora de casa. Por isso, acabar com a jornada 6×1 é mais do que uma pauta trabalhista, é uma pauta de dignidade, de saúde e justiça social”, declarou.
Recursos
João Paulo Costa (PT) destacou os recentes investimentos direcionados ao município de Calumbi, no Sertão do Pajeú. O parlamentar celebrou os esforços contínuos para levar mais infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
Entre as principais ações anunciadas, o deputado destacou a entrega de uma caçamba para ajudar no recolhimento das obras de estradas vicinais. “Nós também garantimos R$ 500 mil para a reforma da Praça Central e destinamos o recurso de R$ 500 mil para a construção do ginásio poliesportivo do distrito de Tamboril. Eu estou muito feliz com mais essas conquistas, que vão garantir de fato mais qualidade de vida para o povo de Calumbi”, comemorou o deputado.
O parlamentar aproveitou para ressaltar entregas em outras cidades, como um caminhão-pipa em São José do Belmonte (Sertão Central). Por fim, reafirmou seu compromisso de seguir articulando recursos para fortalecer a saúde, a infraestrutura e a agricultura em todo o Estado.

CALUMBI – João Paulo Costa destacou a destinação de recursos para o município. Foto: Roberto Soares
COMO CHEGAR