Os casos de violência ocorridos no último fim de semana em Pernambuco motivaram pronunciamentos na reunião plenária desta segunda (14). Delegada Gleide Ângelo (PSB) cobrou um posicionamento do Governo do Estado diante do assassinato de cinco mulheres e uma criança no período.
Na maioria dos casos, segundo a deputada, as evidências apontam para casos de feminicídio (quando a mulher é assassinada por conta de sua condição de mulher), perpetrados por parentes ou ex-companheiros.

VIOLÊNCIA – Delegada Gleide Ângelo responsabilizou o Governo pelas mortes no último fim de semana. Foto: Nando Chiappetta
“A gente vê mulheres morrendo nas mãos de companheiros, ex-companheiros, filhos, sobrinhos. Porque para essas pessoas, para esses criminosos, a vida da mulher não tem valor. E de quem é a obrigação de proteger essas mulheres? É do Estado. O que o Estado está fazendo? Nada”, denunciou a parlamentar.
A parlamentar pediu a apresentação de um plano para proteção de mulheres pela governadora Raquel Lyra. Ela criticou, ainda, a existência de sete delegacias da mulher no Estado que não abrem à noite.
No mesmo sentido, Dani Portela (PSOL) denunciou o aumento de cerca de 200% no número de pessoas feridas por arma de fogo em março de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Ela também lamentou a morte da menina Helen Santos Sousa por bala perdida no bairro de Água Fria, no Recife, ocorrida ontem (13).
Polícia

POLÍCIA – Sileno Guedes criticou a possibilidade de mudança do 20º Batalhão da PM para Camaragibe. Foto: Nando Chiappetta
Sileno Guedes (PSB) manifestou preocupação com uma possível retirada do 20º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM) do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o parlamentar, teria chegado ao conhecimento da prefeitura local a notícia de uma suposta transferência da unidade, que está em funcionamento há mais de 20 anos na cidade, para Camaragibe, também na RMR.
Para Guedes, caso se concretize, a iniciativa será mais uma demonstração da “falta de capacidade da atual gestão estadual para dialogar”. “Essa medida, se confirmada, agravará ainda mais a crítica situação da segurança pública naquela cidade. Infelizmente, o que se tem visto é o imenso preconceito do Governo do Estado, separando prefeitos entre adversários e aliados.”
Obras
Socorro Pimentel (União) parabenizou o Governo do Estado pela inauguração do Terminal Integrado de Igarassu, após 10 anos de obras. Para a deputada, a entrega do equipamento demonstra o compromisso da gestão com a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos que fazem uso diário do transporte público.

AÇÕES – Socorro Pimentel elogiou a inauguração do TI Igarassu e o lançamento do programa Terra Plantar. Foto: Nando Chiappetta
“Pernambuco vive um novo tempo. Tempo em que promessas antigas estão saindo do papel e em que o Governo do Estado não se contenta com discursos bonitos, mas sim trabalha todos os dias para entregar resultados viáveis e que estão transformando a vida do povo pernambucano”, afirmou.
A líder do governo também destacou o lançamento do Programa Terra Plantar, iniciativa coordenada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com o propósito de auxiliar famílias camponesas e garantir mais renda e segurança alimentar. Ela explicou que a iniciativa inclui a construção de barragens, perfuração de poços e a distribuição de maquinários agrícolas para comunidades e associações.
PIB
Ainda sobre as ações do Governo de Pernambuco, Luciano Duque (Solidariedade) comemorou o crescimento de 4,9% do produto interno bruto (soma dos bens e serviços) do Estado em 2024. Ele destacou o desempenho do setor agropecuário, com incremento de 11,5% no acumulado do ano passado.

GOVERNO – Luciano Duque celebrou as realizações anunciadas pelo Governo Raquel Lyra. Foto: Nando Chiappetta
“O que vemos hoje em Pernambuco é um Estado que voltou a investir, planejar e olhar para o futuro com seriedade. Um Estado que equilibra crescimento econômico com justiça social e preservação ambiental. E isso não é mérito de uma só pessoa, é o resultado de um governo que sabe ouvir, de uma equipe competente e de um ambiente político que, mesmo nas divergências, tem sido capaz de construir consensos em nome do bem comum”, ressaltou.
Luciano Duque também mencionou outras iniciativas do Governo de Pernambuco, como o lançamento do Programa Terra Plantar, a instalação de 400 dessalinizadores por meio do programa Águas de Pernambuco e a solução do impasse sobre o Refúgio Tatu-Bola, no Sertão do São Francisco, que se tornará uma área de proteção ambiental (APA).

ESTRADAS – João Paulo Costa solicitou a recuperação da PE-197. Foto: Nando Chiappetta
Estrada
João Paulo Costa (PCdoB) fez um apelo ao Governo do Estado para incluir no Programa PE na Estrada, a PE-197, um percurso de 27 km que liga as cidades de Poção e Pesqueira, ambas no Agreste Central. Segundo o parlamentar, a rodovia está intransitável e com muitas ocorrências de acidentes. “Isso tem prejudicado muito o escoamento da produção agrícola, da produção industrial e o turismo daquela região. A situação da estrada tem prejudicado muito a economia daquela localidade e o deslocamento da população de uma cidade para a outra”, denunciou o deputado.
Povos originários
Rosa Amorim (PT) comemorou o recuo de um leilão irregular de terras indígenas em Pernambuco. A parlamentar contou que foi procurada, na semana passada, por representantes do povo Kapinawá, do vale do Catimbau, em Buíque (Agreste Meridional), que estavam alarmados com a possibilidade de terem suas terras vendidas de forma ilegal. A deputada buscou imediatamente a Procuradoria-Geral do Estado, que acatou a demanda e suspendeu o processo.

INDÍGENAS – Rosa Amorim comemorou a suspensão do leilão de terras dos Kapinawá em Buíque. Foto: Nando Chiappetta
“O leilão das terras pegou todo o povo Kapinawá de surpresa. Só para se ter uma dimensão, eram 126 hectares de terra que estariam sendo dadas como pagamento por um suposto proprietário por dívidas com o Estado”, informou. Segundo a deputada, essa é a segunda vitória dos indígenas Kapinawá este ano. Em fevereiro, após ocupação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), o grupo conseguiu paralisar a construção de um parque eólico, além de obter o comprometimento do Governo do Estado em não apoiar empreendimentos neste sentido.
A deputada também criticou a repressão aos manifestantes do Acampamento Terra Livre ocorrida em Brasília na última semana, e registrou participação no festival Mulheres em Luta, ocorrido em São Paulo (SP).
Recife
Renato Antunes (PL) criticou a Prefeitura do Recife por orientar servidores públicos a como proceder diante de visitas feitas por vereadores a hospitais, postos de saúde e unidades similares. Segundo o parlamentar, o município teria usado como base uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que os parlamentares não fizessem fiscalizações sem agendamento prévio.

CAPITAL – Renato Antunes acusou a Prefeitura do Recife de cercear a atuação dos vereadores de oposição da cidade. Foto: Nando Chiappetta
Antunes classificou a orientação como “autoritária” e “uma tentativa de cercear o trabalho dos vereadores”. De acordo com o integrante do PL, a gestão municipal estaria tentando controlar as informações que chegam ao conhecimento da população. “Enquanto a cidade carece de infraestrutura, de assistência, de dignidade, a Prefeitura torra mais de R$ 258 milhões em propagandas, para vender uma imagem que só existe nas peças publicitárias.”
Ao formular questão de ordem, Waldemar Borges (PSB) discordou do entendimento de Renato Antunes. Para o socialista, é preciso ter cuidado com a forma como são feitas as visitas. “Aqui, temos um exemplo de oposição eficiente e atenta. Na Comissão de Educação, fizemos grande fiscalização sem nunca ter interrompido uma sala de aula”, destacou.
Avaliação
Cayo Albino (PSB) fez um balanço dos 100 primeiros dias de seu mandato na Alepe, destacando projetos de lei de sua autoria e posicionamentos nas discussões da casa. Entre as matérias citadas, está o projeto que estabelece a Política Estadual de Acesso a Medicamentos de Alto Custo em Pernambuco. Além disso, o parlamentar listou suas movimentações políticas durante os primeiros meses de trabalho.

RETROSPECTIVA – Cayo Albino fez balanço dos 100 dias de mandato. Foto: Nando Chiappetta
“Temos participado ativamente das discussões que permeiam este Parlamento. Estivemos nas discussões sobre as reduções das rotas de aviação em nosso Estado, manifestamos apoio a eliminação da cláusula de barreira nos concursos de segurança pública e também fomos ativos no debate sobre a proposta de emenda à Constituição que visa aumentar o valor das emendas impositivas destinadas aos deputados estaduais”, acrescentou o deputado.
Cassação
Dani Portela defendeu a continuidade do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados. O parlamentar pode perder o cargo por agressão a um manifestante do Movimento Brasil Livre (MBL). Na última quarta (9), o Conselho de Ética da Câmara aprovou um relatório que recomenda a cassação de Braga. Desde então, o parlamentar está em greve de fome. A cassação ainda depende de votação no Plenário da Câmara.

CASSAÇÃO – Dani Portela defendeu a permanência do deputado Glauber Braga na Câmara Federal. Foto: Nando Chiappetta
Para Dani Portela, Glauber Braga sofre perseguição por ter afrontado o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira. “O que está acontecendo com Glauber vai abrir um precedente terrível na democracia brasileira, e coloca em risco mandatos parlamentares legitimamente eleitos”, afirmou a deputada. “Precisamos ecoar e eu estou aqui, da tribuna dessa casa, me somando ao coro: Glauber fica”, concluiu.
Tarifas
A guerra tarifária entre Estados Unidos e China motivou o discurso de João Paulo (PT). O parlamentar criticou o governo do presidente americano Donald Trump pelo aumento da tarifa sobre as importações de produtos do país asiático. Para o petista, os ataques tarifários à China estão ligados ao preconceito, desinformação, arrogância cultural e medo, já que o país asiático é uma potência econômica.

COMÉRCIO – João Paulo criticou as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos à China. Foto: Nando Chiappetta