A Alepe celebrou no grande expediente especial desta quinta (16) a Semana da Enfermagem. A solenidade fez alusão ao nascimento de Florence Nightingale, inglesa considerada fundadora da enfermagem moderna, e à trajetória de Ana Néri, nordestina que serviu como voluntária na Guerra do Paraguai (1864-1870), cuidando de soldados dos dois lados do front.
Foram homenageados 31 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A cerimônia foi solicitada pelo deputado Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e representante da categoria na Alepe.
Para o parlamentar, a celebração foi uma oportunidade para o Parlamento valorizar, contemplar, dar visibilidade e prestar merecidas homenagens à categoria da enfermagem no Estado. “É uma gente que trabalha muito, muitas lideranças, muitos destaques nacionais, e eu me sinto honrado em estar saudando a data”, afirmou. Gilmar Júnior falou ainda da importância do fortalecimento das entidades representativas do segmento e se mostrou emocionado por ser o primeiro representante da categoria na Casa.
A deputada Rosa Amorim (PT), integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Enfermagem, também participou do evento. Ela enalteceu o trabalho realizado pela categoria e a contribuição dada pela classe ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a parlamentar, a enfermagem acompanha todo o processo das pessoas que entram numa unidade de saúde. Ela também classificou os profissionais como verdadeiros heróis, e lembrou a atuação da enfermagem na linha de frente do combate à covid-19.
Rosa Amorim cobrou do poder público melhores salários e mais reconhecimento à classe, e celebrou a representatividade das mulheres no segmento. “77% da categoria são mulheres, principalmente mulheres negras. Portanto, agradeço a essa categoria, que é feminina, feita por mulheres trabalhadoras que salvam diariamente vidas. Onde há enfermagem, há vida”, destacou.
Já Thaíse Torres, vice-presidente do Coren-PE e uma das homenageadas do evento, exaltou os profissionais que dedicaram a vida à profissão. “Eu queria reconhecer a enfermagem como instrumento de esperança e renovação, que faz com que a gente enxergue para além de dentro de uma caixinha. A gente pode dominar o mundo pelo potencial que a nossa enfermagem tem”, afirmou.
Foram homenageados os seguintes profissionais:
Ana Célia Marinho Gonçalves Ferreira
Arlete Maria Dantas Campêlo
Thaíse Torres de Albuquerque
Maria de Fátima Silva Ribeiro (in memoriam)
Maria Flávia Ferreira dos Santos
Maria Mariana Barros Melo da Silveira
Carmela Lília Espósito de Alencar Fernandes
Gidelson Gabriel Gomes
Hélia Sibely Mota Silveira
Manoel Carlos Vieira da Silva
Luciana Uchôa Barbosa
Jackeline Maria Tavares Diniz
Bruno de Luna Oliveira
Mabel Alexia Feitosa Ferraz
Ana Paula dos Santos Albuquerque
Bruno Souza Farias
Itamar Lages
Elizabeth Costa dos Santos
Alexandre Medeiros de Albuquerque dos Santos Lima
Viviane Soares de Lima
Tâmara Regina Palácios Gomes
Josefa Henrique de Moura
Katilene Cristina de Freitas Silva
Mayra Lorenna dos Santos Lima
Francisca Ferreira de Oliveira Sá Souza (Ticola)
Ijakson José Lopes
Patrícia Ferreira Lopes
Ana Carolina Ribeiro de Souza Gomes (Tekinha)
Antônio Fernando Lima do Nascimento
Maria Das Graças do Nascimento
Daniele Felix de Arandas