Deputados abordam violência contra seguranças de Krause

Em 13/05/2024 - 19:05
-A A+

Os desdobramentos da tentativa de assalto à equipe de segurança da vice-governadora Priscila Krause, no último sábado (11), foram tema de debate na reunião plenária desta segunda (13). O caso ocorreu no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. A vice-governadora não estava no local.

CUSTÓDIA – Coronel Alberto Feitosa criticou a soltura do autor da tentativa de assalto aos seguranças da vice-governadora. Foto: Amaro Lima

Os policiais reagiram e feriram o assaltante, que foi detido. O homem já tinha passagem pela polícia. Coronel Alberto Feitosa (PL) criticou a condução do caso e a falta de posicionamento do Governo. “Os policiais que atuaram naquela ocorrência estão sendo submetidos a um inquérito policial militar e uma sindicância, enquanto o agressor preso em flagrante foi liberado após audiência de custódia. E não ouvimos ninguém do Governo em defesa daqueles que agiram para deter o criminoso”, observou.

Líder do governo, Izaías Régis (PSDB) informou que a governadora Raquel Lyra estava reunida nesta segunda na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, para tratar da segurança pública. O parlamentar ainda ressaltou que as audiências de custódia são de responsabilidade do Poder Judiciário. Renato Antunes (PL) também se declarou contrário às audiências, por acreditar que servem de amparo à criminalidade.

Alianças

POSIÇÃO – João Paulo justificou voto a favor do projeto do Governo de extinção escalonada das faixas salariais dos militares. Foto: Amaro Lima

O desentendimento entre setores do Partido dos Trabalhadores e alianças formadas pela legenda levaram à tribuna o deputado João Paulo (PT). O parlamentar criticou o PSB por uma aproximação com o PL na discussão da proposta do Governo sobre a extinção das faixas salariais. O projeto foi aprovado pelo Plenário, na última semana, com votos favoráveis de parlamentares dos dois partidos, apesar das tentativas de alteração do texto.

O ex-prefeito do Recife ainda comentou a importância da diversidade de opiniões dentro do próprio partido. Ele criticou a senadora Teresa Leitão (PT-PE), por “tentar desqualificar leituras legítimas” de outros parlamentares sobre alianças estratégicas do PT. 

“O PT se forjou através da escuta e das conversas entre aliados, militantes e o povo, não sendo propriedade de nenhum grupo específico. É fundamental que a senadora reconsidere sua postura e reconheça a importância da diversidade de opiniões e a crítica construtiva”, avaliou. João Paulo reafirmou posicionamento em defesa da governabilidade tanto do presidente Lula quanto da governadora Raquel Lyra.

DEFESA – Diogo Moraes apoiou a atitude do PSB na votação do projeto das faixas salariais dos militares. Foto: Amaro Lima

Sobre a votação da semana passada, Diogo Moraes (PSB), reagiu aos comentários de João Paulo em relação à postura dos socialistas. Segundo o parlamentar, a intenção da bancada foi aprimorar a iniciativa do Governo para melhor servir à categoria. Ele ainda pontuou que os deputados da sigla votaram a favor para não prejudicar os militares, e com observância aos números apresentados pela Fazenda estadual. “Nós não fizemos nenhuma proposição que fosse de encontro à governabilidade. Eu acho que afirmar isso está um pouco desconexo com a realidade do que foi proposto durante os 53 dias aqui nesta Casa”, apontou.

MATERNIDADE – Gilmar Júnior comentou as dificuldades enfrentadas pelas mães enfermeiras. Foto: Amaro Lima

Mães

Gilmar Júnior (PV) cumprimentou os profissionais de enfermagem em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no último domingo (12), coincidindo com o Dia das Mães. O deputado reconheceu o papel das mães enfermeiras e ressaltou a ligação entre a enfermagem e a maternidade. “É complicado conciliar o mundo do trabalho com o familiar, em decorrência das inúmeras atividades que se acumulam nas duas esferas: profissional e pessoal. E elas também se ressentem pela sensação de perda ao acompanhar o crescimento e amadurecimento dos filhos. Claro que isso pode ser encarado como uma realidade de muitas mulheres brasileiras, mas a categoria da enfermagem tem mais de 85% do seu público composto por mulheres: mulheres pretas, mulheres periféricas, mulheres com dupla ou tripla jornada de trabalho”, destacou o parlamentar. Gilmar Júnior ainda fez um apelo para que a governadora Raquel Lyra valorize as mães enfermeiras.

RENDA – Socorro Pimentel elogiou a criação do programa Mães de Pernambuco. Foto: Amaro Lima

Por sua vez, Socorro Pimentel (União) destacou o início do pagamento da primeira parcela do Programa Mães de Pernambuco, criado pelo Governo Estadual. Ela ressaltou a importância da transferência de renda para as mães que necessitam de ajuda. De acordo com a parlamentar, o valor será de R$ 300 mensais e, inicialmente, 72 mil mulheres serão beneficiadas com a política. Pimentel destacou que o projeto irá garantir mais dignidade para as mães e crianças pernambucanas e ainda agradeceu ao secretário de assistência social, Carlos Braga, à Caixa Econômica Federal, parceira na iniciativa, e à governadora Raquel Lyra. Ela ainda lamentou as vítimas da tragédia devido às chuvas no Rio Grande do Sul, e exigiu atenção das autoridades.

INVESTIMENTOS – Joãozinho Tenório comemorou a inauguração de obras do Governo do Estado no Agreste. Foto: Amaro Lima

Estradas

Joãozinho Tenório (PRD) celebrou o anúncio da ordem de serviço para o início das obras de requalificação na PE-112. A rodovia tem 25,1 quilômetros e passa pelos municípios de Camocim de São Félix e São Joaquim do Monte, no Agreste Central. O investimento é de R$ 17,4 milhões. O parlamentar ainda parabenizou o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, pelo Programa Pé-de-Meia, lançado na última semana em Pernambuco. A iniciativa visa dar um incentivo financeiro aos estudantes regularmente matriculados nas redes públicas com o intuito de diminuir a evasão escolar. 

Animais

Romero Albuquerque (União) anunciou que vai recolher assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com o intuito de investigar crimes de maus tratos contra os animais em Pernambuco. O deputado disse ter uma decepção “gigantesca” em relação à forma como o Governo Estadual vem tratando a questão. Ele explicou que o novo colegiado deve trazer à Alepe representantes de diversos órgãos para conhecer as ações voltadas à proteção e garantia do bem-estar animal. “Eu venho propor aqui medidas concretas, utilizando milhões de reais de emendas que nós já destinamos para a causa animal. Nós temos que falar na legislação de minha autoria que permite o uso de fundos estaduais para a proteção animal. Não há desculpa de que não há dinheiro”, cobrou.

INVESTIGAÇÃO – Romero Albuquerque propôs a criação de uma CPI para investigar as políticas estaduais da causa animal. Foto: Amaro Lima

Evento

Izaias Regis (PSDB) enalteceu a realização da Expoagro Agreste 2024, ocorrida no último fim de semana em Garanhuns, no Agreste Meridional. De acordo com o parlamentar, o evento recebeu aproximadamente 25 mil produtores rurais e 85 mil visitantes. Para o deputado, a feira conseguiu reunir os principais agentes do agronegócio, mostrar a qualidade dos animais do Estado e as novidades em relação a equipamentos agrícolas e automóveis, além de fomentar a economia e a cultura do município. Ele agradeceu ao Governo do Estado e aos criadores de suínos, ovinos e bovinos da região, que investiram na retomada da exposição, após 17 anos de suspensão.

FEIRA – Izaías Régis agradeceu a participação da população na Expoagro Agreste 2024, em Garanhuns. Foto: Amaro Lima

CIDADES – Fabrizio Ferraz celebrou os aniversários de Serra Talhada, Belém do São Francisco e Tacaratu. Foto: Amaro Lima

Cidades

Fabrizio Ferraz (Solidariedade) registrou o aniversário dos municípios de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Belém do São Francisco e Tacaratu (ambos no Sertão de Itaparica). O parlamentar destacou a importância econômica e cultural das cidades sertanejas e ressaltou que vem trabalhando para atender às demandas das populações locais.

Saúde

O Plenário da Alepe aprovou, em primeira discussão, a proposta de criação da Política Estadual de Assistência à Pessoa com Epidermólise Bolhosa, na forma de substitutivo da Comissão de Justiça. A epidermólise bolhosa é uma doença rara não transmissível e ainda sem cura, cuja principal característica é a formação de bolhas e feridas na pele e mucosas do paciente. Simone Santana (PSB) e João Paulo Costa (PCdoB), autor de um dos projetos que originaram a iniciativa, comemoraram a aprovação da medida. Os deputados Henrique Queiroz Filho (PP) e Claudiano Martins Filho (PP) também estão entre os proponentes da legislação.