Alepe instala Frente Parlamentar da Enfermagem

Em 20/03/2024 - 17:03
-A A+

A Alepe instalou nesta quarta (20) a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Enfermagem. A iniciativa vai discutir questões ligadas às condições de trabalho, à efetivação do piso salarial desses profissionais e à valorização da categoria. 

FRENTE – O coordenador do grupo será o deputado Gilmar Júnior. Foto: Rebeca Alves

O coordenador das atividades será o deputado Gilmar Júnior (PV) e a relatoria ficará com a deputada Socorro Pimentel (União). Estiveram presentes ao encontro inaugural o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, Francis Herbert, e representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco.

De acordo com Gilmar Júnior, a Frente é uma iniciativa pioneira do Poder Legislativo de Pernambuco. “Dentre todos os Legislativos estaduais, Pernambuco é o primeiro estado do Brasil a constituir uma frente parlamentar em defesa da categoria, que é a segunda maior do país, ficando atrás somente dos metalúrgicos”, disse. 

Gilmar citou a atuação da Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional, que tratou do piso salarial dos enfermeiros e enfermeiras, mas teve curta duração. Ele afirmou que a iniciativa federal serviu de inspiração para instaurar a Frente da Enfermagem na esfera estadual. 

Debates

No encontro, também foram divulgados os temas das audiências públicas que vão ser realizadas pela Frente recém-instalada. A primeira audiência vai tratar do atraso no pagamento dos plantões extraordinários para os profissionais que prestam serviço nas unidades públicas estaduais. A remuneração estaria pendente há quatro meses. 

A temática da segunda audiência deve ser o funcionamento das “motolâncias” do Samu, motocicletas utilizadas para o atendimento móvel de urgência nos municípios do Estado. Serão debatidas ainda as condições estruturais do Hospital Belarmino Correia, localizado em Goiana, na Mata Norte, e a efetivação do piso da enfermagem no Estado. 

Esse último encontro deve contar com a participação da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além do conselho e do sindicato da categoria.

ENFERMAGEM – O colegiado deve realizar visitas aos principais hospitais públicos do Estado. Foto: Rebeca Alves

A Frente deve realizar também uma série de visitas aos principais hospitais da rede estadual: Hospital da Restauração, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães e Hospital dos Servidores de Pernambuco. As datas e horários das audiências públicas e visitas devem ser divulgados em breve.