O atraso no lançamento do programa de segurança pública do Governo do Estado, denominado Juntos pela Segurança, voltou a ser condenado na tribuna do Plenário. Na reunião desta segunda (9), parlamentares mostraram preocupação com a escalada da violência nos municípios pernambucanos, cobraram concursos para policiais, bem como definições nas políticas do setor.
Delegada Gleide Ângelo (PSB) abordou o aumento dos feminicídios e o déficit de policiais penais no Estado, creditando o agravamento da insegurança à demora do Governo em implementar o plano de defesa social. Sobre a violência contra as mulheres, a parlamentar registrou um aumento de 500% dos femincídios em setembro deste ano, em comparação com os índices relativos ao mesmo mês de 2022. A situação das casas-abrigos também foi registrada por Gleide Ângelo, que questionou a falta de ações da Secretaria da Mulher para fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica.
A deputada cobrou, ainda, a divulgação da lista de classificação final dos policiais penais aprovados em concurso. De acordo com Gleide Ângelo, a Secretaria de Administração (SAD) vem descumprindo decisão judicial que determinou a nomeação de policiais femininas para atuarem na Colônia Penal Bom Pastor. “A Procuradoria Geral do Estado mandou a gestão cumprir a decisão e nomear as policiais femininas, e simplesmente a SAD, responsável pelo resultado final, disse não poder fazer a nomeação”, denunciou.
Já Coronel Alberto Feitosa (PL) destacou o descumprimento de datas anunciadas pela própria governadora para a divulgação do plano de segurança. Ele registrou que houve promessas para o início do mês de abril, depois julho e, finalmente, final de setembro. Lembrou, ainda, da mudança no comando da Secretaria de Defesa Social no final de agosto e lamentou os impactos das indefinições no cotidiano da população.
“Veja quantas promessas e desencontros e, até agora, nada de um projeto de segurança pública para os pernambucanos. Enquanto isso, observamos a todo momento pessoas perdendo vidas, carros sendo roubados, comércios invadidos e nada da governadora dizer algo sobre o Juntos pela Segurança”, cobrou. As críticas foram reforçadas pelo deputado Sileno Guedes (PSB), que se manifestou em aparte.
Guarda Municipal
O encontro em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal, a ser realizado na próxima terça (10) em Brasília, repercutiu no Plenário. Joel da Harpa (PL) desejou sucesso aos profissionais de todo o país que vão apresentar demandas ao Congresso e ao Governo Federal. Segundo o parlamentar, a categoria reivindica o cumprimento dos direitos já garantidos por lei. Ele lembrou o caso dos guardas municipais do Recife, que não podem trabalhar armados, contrariando a Lei Federal n° 13.022/2014, conhecida como o Estatuto Geral da Guardas Municipais. A norma regulamenta a atividade dos profissionais como agentes do sistema nacional de segurança pública.
Mercado de trabalho
Também agendado para a próxima terça, o Feirão de Empregos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe) pautou a fala de João de Nadegi (PV). O deputado destacou que mais de 30 empresas irão ofertar mil postos de trabalho em diversas áreas na Região Metropolitana do Recife. Para ele, trata-se de uma oportunidade importante em um momento de recessão econômica. O evento acontecerá das 9h às 16h, no Clube dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no centro do Recife.
O parlamentar também parabenizou a Mesa Diretora da Alepe pela realização, na manhã desta segunda, do workshop sobre empregabilidade “Do Currículo à Entrevista”. Feito em parceria com a Agência do Trabalho do Estado, o evento reuniu jovens acolhidos em abrigos, que receberam orientações sobre a entrada no mercado de trabalho.
Ipojuca
Simone Santana (PSB) criticou a atual gestão do município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Na avaliação da parlamentar, apesar da cidade ter a terceira maior arrecadação do Estado, a Prefeitura tem feito mau uso do dinheiro público, priorizando a realização de shows e eventos em vez de investir na melhoria de vida da população. Santana repercutiu decisões recentes de órgãos fiscalizadores, que apontaram irregularidades nas contratações temporárias do município e solicitaram a suspensão da realização de eventos que utilizem recursos públicos até que a Prefeitura ofereça soluções para obras e serviços essenciais à população.
Reconhecimento
Os 37 anos de criação da Fundação Altino Ventura (FAV) foram celebrados pela deputada Socorro Pimentel (União). Em discurso no Pequeno Expediente, a parlamentar registrou a importância da instituição na formação de médicos e no atendimento oftalmológico gratuito da população pernambucana.
Nessas quase quatro décadas, a FAV realizou mais de 8,9 milhões de exames, 8,7 milhões de consultas médicas e 518 mil cirurgias. Segundo Pimentel, os serviços serão ampliados em breve, com a inauguração de um novo centro cirúrgico em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. “Por esse trabalho que tanto orgulha nosso Estado, registro meu total respeito e reconhecimento a essa instituição.”
Desabastecimento
A escassez de água que atinge a cidade de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, foi tema do pronunciamento de João Paulo Costa (PCdoB). O deputado denunciou que a Adutora do Garças, revitalizada em 2020 para atender 400 famílias e garantir a irrigação de mais de mil hectares para a agricultura, está abandonada pela atual gestão do município. Ainda segundo o parlamentar, os agricultores locais estariam preocupados com o risco de perder a produção. Ele se comprometeu a conversar com o Governo do Estado e com a Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para verificar as possibilidades de reativação da adutora.
Conflito
Renato Antunes (PL) foi à tribuna repudiar os ataques do grupo extremista islâmico Hamas a Israel desde o último sábado. O parlamentar disse estar com o “coração pesado” diante do sofrimento da população civil atingida e afirmou que o parlamento pernambucano não pode aceitar calado os atos de terrorismo e vandalismo cometidos contra Israel.
Antunes comentou que, em razão dos laços afetivos e espirituais que mantém com o país do Oriente Médio, está em oração para que a paz seja restabelecida na região. “Nós oramos pela paz de Israel e torcemos para que o sangue de inocentes seja poupado, tanto o de inocentes judeus quanto o de palestinos pacíficos que convivem naquela região”, disse, lembrando que atualmente existem 14 mil brasileiros vivendo em Israel.
Eleições
O deputado João Paulo (PT), afirmou que não tem interesse em disputar a Prefeitura do Recife, apesar de seu nome aparecer em segundo lugar nas pesquisas eleitorais. O parlamentar também classificou como boatos e fake news a suposta intenção dele em ser o candidato a vice na chapa do atual prefeito, João Campos (PSB). João Paulo ainda negou ter entrado “na surdina” na tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), a principal corrente política do PT, e reforçou que os apoios do partido nas cidades com mais de 100 mil habitantes serão definidos pela direção nacional da legenda. Deste modo, segundo o parlamentar, o PT poderia apoiar tanto João Campos quanto um candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).