Rede hospitalar do Estado motiva discursos no Plenário

Em 03/10/2023 - 17:10
-A A+

Ações em benefício da rede estadual de saúde ganharam destaque na Reunião Plenária desta terça (3). Luciano Duque e Fabrizio Ferraz, ambos do Solidariedade, comemoraram a realização do primeiro procedimento de angioplastia no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. No último domingo (1°), a unidade médica, que atende 35 municípios da região, abriu o atendimento de emergência cardiológica. 

CIRURGIAS – Luciano Duque comemorou o início da realização de angioplastias no Hospital Eduardo Campos. Foto: Roberto Soares

Para Duque, o novo serviço é a concretização do “sonho de interiorização dos serviços”. Ele agradeceu à equipe da Secretaria Estadual de Saúde por implantar “em tempo recorde” os procedimentos, e anunciou que o hospital vai ganhar 30 leitos de UTI para adultos e crianças, além de um posto de transfusão de sangue do Hemope. 

Ferraz, por sua vez, ressaltou que 900 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa, definida por ele como uma “conquista de imensa importância para o Sertão”. O parlamentar lembrou que desde 2019 vinha dialogando com o Governo do Estado sobre a descentralização do serviço hospitalar de alta complexidade. Ele assegurou que vai continuar lutando pela implantação de outras especialidades, como o tratamento para pessoas com câncer. 

SAÚDE – Fabrizio Ferraz agradeceu o Governo do Estado pelo início da realização de cirurgias cardiológicas na unidade do Sertão. Foto: Roberto Soares

Já o presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputado Adalto Santos (PP), comentou a visita que fez, na última segunda (2), ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife. Ao lado do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), o parlamentar se reuniu com a diretoria da unidade médica para discutir melhorias para o serviço de saúde. Entre as demandas do hospital estão regularizar a situação do terreno onde a instituição está localizada e comprar, com recursos de emenda parlamentar, um acelerador linear, utilizado no tratamento de pessoas com câncer.

RECURSOS – Adalto Santos apresentou demandas do Hospital Oswaldo Cruz. Foto: Roberto Soares

“Diretores e médicos do hospital nos solicitaram que marcássemos uma reunião com o Governo do Estado para resolver a questão do terreno, que pertence à Santa Casa de Misericórdia. Como a documentação está irregular, cria-se uma dificuldade para a instituição receber recursos de emendas parlamentares”, explicou.

 

 

Violência contra a mulher

VIOLÊNCIA – Dani Portela voltou a denunciar problemas em casas-abrigo do Estado. Foto: Roberto Soares

A situação das casas-abrigo de Pernambuco, locais de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, voltou a pautar a fala da presidente da Comissão de Cidadania da Alepe, deputada Dani Portela (PSOL). A parlamentar cobrou resoluções do Governo do Estado para uma série de denúncias levadas ao colegiado por ex-funcionárias e ex-usuárias do serviço, que apontam problemas como carência de alimentos, falta de equipe técnica qualificada, violência física e abusos sexuais contra crianças, além do fechamento de duas das quatro unidades existentes no Estado. 

“Estamos tomando as medidas cabíveis e pressionando o Governo para que ações sejam efetivadas. Mas infelizmente, mesmo tendo trazido esse tema há mais de um mês à tribuna, até o presente momento nada foi feito”, lamentou. A deputada também criticou o adiamento do lançamento do programa Juntos pela Segurança, previsto para ter acontecido na última quinta (28). Para ela, o governo não tem dado a devida atenção às políticas de segurança pública e de enfrentamento à violência contra a mulher.

Polo de Confecções

Edson Vieira (União) pediu o reforço da segurança pública nos municípios que compõem o polo de confecções do Agreste. O parlamentar alertou que, com a proximidade das festas de fim de ano, milhares de pessoas visitam as feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, situação que exige providências do Governo do Estado. “As pessoas que vêm movimentar a economia da nossa região precisam ter segurança no ir e vir e a certeza que nossas cidades estão pacificadas”, afirmou.

Ensino profissionalizante

EDUCAÇÃO – Renato Antunes defendeu a implantação de escola técnica estadual na Zona Sul do Recife. Foto: Roberto Soares

Renato Antunes (PL) defendeu a instalação de uma escola estadual de ensino técnico no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Na avaliação do parlamentar, é preciso oferecer aos jovens da região a opção de uma formação profissionalizante, oportunizando a eles o acesso mais imediato ao mercado de trabalho.

“Faço um apelo ao Governo do Estado para que inclua esta nova unidade de ensino no programa Juntos pela Educação. A ação seria uma correção histórica com a comunidade do Ibura que, infelizmente, ainda não conta com uma escola técnica implantada”, defendeu. O pleito recebeu o apoio dos deputados João de Nadegi (PV) e Pastor Júnior Tércio (PP). 

Rádio Pajeú

COMUNICAÇÃO – José Patriota celebrou os 64 anos da Rádio Pajeú, em Afogados da Ingazeira. Foto: Roberto Soares

José Patriota (PSB) destacou o aniversário de 64 anos da Rádio Pajeú, emissora sediada no município de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú). Segundo ele, esta foi a primeira rádio do Sertão pernambucano e, ao longo dos anos, teve papel importante na formação comunitária, política e sindical de lideranças da região. De acordo com Patriota, o aniversário será marcado pela inauguração de um novo parque de transmissão para ampliar o alcance e a qualidade do sinal para diversas cidades nos sertões de Pernambuco e da Paraíba.

Direitos trabalhistas

SINDICALISMO – João Paulo destacou as conquistas da campanha salarial dos metalúrgicos de Pernambuco. Foto: Roberto Soares

A vitória salarial conquistada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Sindmetal-PE) pautou o discurso do deputado João Paulo (PT). O parlamentar parabenizou a direção do sindicato, que conseguiu um reajuste de 5,1% para a categoria, e destacou a importância do movimento trabalhista na garantia de direitos. Segundo o petista, os sindicalizados promoveram diversas paralisações nas empresas, uma hora antes de iniciar o expediente, como forma de mobilização. 

Ordem do Dia

O Plenário aprovou a indicação da tapioca para obtenção do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, por sugestão do deputado Eriberto Filho (PSB). “Encontramos diversas entidades dedicadas à cultura popular da tapioca, produzidas individualmente ou em conjunto, que referenciam à memória, práticas e costumes dos grupos sociais nativos”, afirmou o autor. O registro de patrimônio também foi concedido aos bacamarteiros, atiradores que efetuam disparos de pólvora seca em manifestações culturais típicas de Pernambuco e do Nordeste. A proposta foi apresentada pelo deputado Luciano Duque.

Os parlamentares ainda aprovaram a concessão do título de cidadão pernambucano ao jogador de futebol Diego Souza, ídolo do Sport Club do Recife. O atleta de 38 anos, natural do Rio de Janeiro, será homenageado por iniciativa do deputado João de Nadegi. “Sua postura em campo e fora dele remonta às melhores tradições pernambucanas de bravura e amor a uma bandeira”, defendeu o parlamentar. 

Foi acatado também, em Primeira Discussão, o Substitutivo da Comissão de Justiça ao Projeto de Lei (PL) n° 332/2023, que reserva bolsas do Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus a estudantes indígenas, pertencentes a comunidades quilombolas ou vinculados à agricultura familiar. A proposição é de autoria de Doriel Barros (PT). 

Veja todas as matérias votadas na Ordem do Dia desta terça.