Parlamentares repercutiram, durante a Reunião Plenária desta segunda (11), o evento de apresentação oficial das obras e projetos que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irá viabilizar em Pernambuco. Segundo o Governo Federal, R$ 91,9 bilhões serão investidos em intervenções no Estado, entre elas o eixo pernambucano da Ferrovia Transnordestina, a finalização das adutoras do Pajeú e do Agreste e a duplicação da BR-423, entre São Caetano e Lajedo, no Agreste.
Líder do Governo na Alepe, o deputado Izaías Régis (PSDB) comemorou a promessa dos recursos e disse confiar na cooperação entre Estado e União para concretizar os projetos. “Acredito muito que as parcerias do Governo Federal com a governadora Raquel Lyra vão dar certo e nós teremos os resultados que esperamos”, registrou.
Waldemar Borges (PSB) foi outro deputado a destacar o volume de investimentos destinado a Pernambuco pelo Novo PAC. Para ele, a eleição de Lula foi importante não apenas para restabelecer a democracia e as políticas sociais no Brasil, mas para concretizar empreendimentos muito aguardados pelos pernambucanos. Na avaliação do parlamentar, o presidente Lula vem demonstrando “como um estadista deve olhar para o país”, mantendo uma postura “republicana, de quem tem compromisso com a população”.
Para o deputado Mário Ricardo (Republicanos), o envio de recursos pelo Governo Federal reafirma “o cuidado e o zelo que o presidente Lula tem, particularmente, com Pernambuco”. Ele também elogiou a organização do evento, que trouxe ao Recife os ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Calheiros; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Ministro pernambucano
João Paulo Costa (PCdoB) felicitou o irmão, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) pela nomeação para o Ministério de Portos e Aeroportos. O parlamentar estadual destacou a importância da pasta para o desenvolvimento do País, e ressaltou que 95% das exportações brasileiras passam pelos portos e aeroportos nacionais.
João Paulo Costa também exaltou as qualidades políticas do parente. “Eu aprendi com Silvio Costa Filho a fazer política com seriedade e com respeito pelas pessoas. Ele hoje é um talento pernambucano porque tem feito um grande mandato em Brasília e trazido diversos investimentos para nosso Estado”, afirmou.
Também saudaram a nomeação do pernambucano os deputados Mário Ricardo, Izaías Régis, João de Nadegi (PV), Kaio Maniçoba (PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Antonio Coelho (União), Waldemar Borges, José Patriota (PSB) e Sileno Guedes (PSB).
Araripina
No dia em que Araripina comemora 95 anos de emancipação política, Socorro Pimentel (União) destacou as mudanças vividas pelo município do Sertão do Araripe nos últimos anos. Segundo a parlamentar, quando o prefeito Raimundo Pimentel assumiu a gestão municipal, em 2017, o cenário era “desolador”, com salários atrasados e dívidas. Na avaliação da deputada, a administração municipal vem revertendo as deficiências encontradas na ocasião, devolvendo à cidade o status de liderança regional.
Vitória de Santo Antão
Henrique Queiroz Filho reivindicou ao Governo de Pernambuco a requalificação da rodovia PE-45, que liga o município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, à BR-101 e ao Complexo Industrial e Portuário de Suape. Segundo o deputado, a pista tem 20 quilômetros que precisam de “total interferência”. O parlamentar ressaltou a importância econômica de Vitória de Santo Antão, cidade que é sede de grandes indústrias instaladas no Estado, como a BRF, a Mondelez e a Pitú.
Ciclone
Diogo Moraes (PSB) prestou solidariedade às vítimas afetadas pelo ciclone extratropical que chegou ao Rio Grande do Sul em 3 de setembro. Ele destacou que as marcas deixadas pelo evento devem servir como alerta para o Governo Federal propor medidas de prevenção em todo Brasil e ressaltou que a luta para frear esses acontecimentos é de todos. “A conscientização dos grandes líderes mundiais deve ser pauta constante. Essa luta em defesa do nosso planeta deve ser de todos, inclusive dos que fazem esta Casa”, salientou.
Ordem do Dia
O Plenário aprovou a indicação de duas manifestações artísticas para a obtenção do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco: o Reisado Imperial do Recife, por sugestão de Waldemar Borges; e o artesanato em arreios de couro e aço do município de Cachoeirinha, no Agreste Central, por iniciativa do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL).
Os parlamentares ainda deram aval, em Primeira Discussão, a duas iniciativas voltadas à proteção dos direitos das mulheres. O Projeto de Lei (PL) n° 65/2023, da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), visa assegurar o sigilo dos dados de mulheres em situação de risco decorrentes de violência doméstica e familiar nos cadastros e órgãos do Estado.
Já o PL n° 624/2023, apresentado por William Brigido (Republicanos), estabelece as diretrizes dos direitos das mulheres do setor primário em Pernambuco. A matéria busca proteger as trabalhadoras que exercem atividades agroflorestais, extrativistas ou de agricultura familiar.
Veja todas as matérias aprovadas na Ordem do Dia desta segunda