Novo PAC: deputados comemoram investimentos de R$ 91 bi para Pernambuco

Em 11/09/2023 - 18:09
-A A+

Parlamentares repercutiram, durante a Reunião Plenária desta segunda (11), o evento de apresentação oficial das obras e projetos que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irá viabilizar em Pernambuco. Segundo o Governo Federal, R$ 91,9 bilhões serão investidos em intervenções no Estado, entre elas o eixo pernambucano da Ferrovia Transnordestina, a finalização das adutoras do Pajeú e do Agreste e a duplicação da BR-423, entre São Caetano e Lajedo, no Agreste.

RECURSOS – Izaías Régis comemorou o anúncio dos investimentos do Novo PAC em Pernambuco. Foto: Roberto Soares

Líder do Governo na Alepe, o deputado Izaías Régis (PSDB) comemorou a promessa dos recursos e disse confiar na cooperação entre Estado e União para concretizar os projetos. “Acredito muito que as parcerias do Governo Federal com a governadora Raquel Lyra vão dar certo e nós teremos os resultados que esperamos”, registrou. 

Waldemar Borges (PSB) foi outro deputado a destacar o volume de investimentos destinado a Pernambuco pelo Novo PAC. Para ele, a eleição de Lula foi importante não apenas para restabelecer a democracia e as políticas sociais no Brasil, mas para concretizar empreendimentos muito aguardados pelos pernambucanos. Na avaliação do parlamentar, o presidente Lula vem demonstrando “como um estadista deve olhar para o país”, mantendo uma postura “republicana, de quem tem compromisso com a população”.

INVESTIMENTOS – Waldemar Borges elogiou o Governo Federal pelas obras anunciadas para o Estado. Foto: Roberto Soares

Para o deputado Mário Ricardo (Republicanos), o envio de recursos pelo Governo Federal reafirma “o cuidado e o zelo que o presidente Lula tem, particularmente, com Pernambuco”. Ele também elogiou a organização do evento, que trouxe ao Recife os ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Calheiros; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Ministro pernambucano

João Paulo Costa (PCdoB) felicitou o irmão, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) pela nomeação para o Ministério de Portos e Aeroportos. O parlamentar estadual destacou a importância da pasta para o desenvolvimento do País, e ressaltou que 95% das exportações brasileiras passam pelos portos e aeroportos nacionais. 

NOMEAÇÃO – João Paulo Costa exaltou as qualidades de Silvio Costa Filho, novo ministro dos Portos. Foto: Roberto Soares

João Paulo Costa também exaltou as qualidades políticas do parente. “Eu aprendi com Silvio Costa Filho a fazer política com seriedade e com respeito pelas pessoas. Ele hoje é um talento pernambucano porque tem feito um grande mandato em Brasília e trazido diversos investimentos para nosso Estado”, afirmou. 

Também saudaram a nomeação do pernambucano os deputados Mário Ricardo, Izaías Régis, João de Nadegi (PV), Kaio Maniçoba (PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Antonio Coelho (União), Waldemar Borges, José Patriota (PSB) e Sileno Guedes (PSB).

Araripina

ANIVERSÁRIO – Socorro Pimentel celebrou a emancipação política do município de Araripina. Foto: Roberto Soares

No dia em que Araripina comemora 95 anos de emancipação política, Socorro Pimentel (União) destacou as mudanças vividas pelo município do Sertão do Araripe nos últimos anos. Segundo a parlamentar, quando o prefeito Raimundo Pimentel assumiu a gestão municipal, em 2017, o cenário era “desolador”, com salários atrasados e dívidas. Na avaliação da deputada, a administração municipal vem revertendo as deficiências encontradas na ocasião, devolvendo à cidade o status de liderança regional.

Vitória de Santo Antão

ESTRADA – Henrique Queiroz Filho reivindicou investimentos para a rodovia PE-45, em Vitória de Santo Antão. Foto: Roberto Soares

Henrique Queiroz Filho reivindicou ao Governo de Pernambuco a requalificação da rodovia PE-45, que liga o município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, à BR-101 e ao Complexo Industrial e Portuário de Suape. Segundo o deputado, a pista tem 20 quilômetros que precisam de “total interferência”. O parlamentar ressaltou a importância econômica de Vitória de Santo Antão, cidade que é sede de grandes indústrias instaladas no Estado, como a BRF, a Mondelez e a Pitú.

Ciclone

DESASTRE – Diogo Moraes se solidarizou com as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Foto: Roberto Soares

Diogo Moraes (PSB) prestou solidariedade às vítimas afetadas pelo ciclone extratropical que chegou ao Rio Grande do Sul em 3 de setembro. Ele destacou que as marcas deixadas pelo evento devem servir como alerta para o Governo Federal propor medidas de prevenção em todo Brasil e ressaltou que a luta para frear esses acontecimentos é de todos. “A conscientização dos grandes líderes mundiais deve ser pauta constante. Essa luta em defesa do nosso planeta deve ser de todos, inclusive dos que fazem esta Casa”, salientou.

Ordem do Dia

O Plenário aprovou a indicação de duas manifestações artísticas para a obtenção do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco: o Reisado Imperial do Recife, por sugestão de Waldemar Borges; e o artesanato em arreios de couro e aço do município de Cachoeirinha, no Agreste Central, por iniciativa do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL). 

OBRAS – Mário Ricardo destacou os projetos do PAC no Estado. Foto: Roberto Soares

Os parlamentares ainda deram aval, em Primeira Discussão, a duas iniciativas voltadas à proteção dos direitos das mulheres. O Projeto de Lei (PL) n° 65/2023, da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), visa assegurar o sigilo dos dados de mulheres em situação de risco decorrentes de violência doméstica e familiar nos cadastros e órgãos do Estado. 

Já o PL n° 624/2023, apresentado por William Brigido (Republicanos), estabelece as diretrizes dos direitos das mulheres do setor primário em Pernambuco. A matéria busca proteger as trabalhadoras que exercem atividades agroflorestais, extrativistas ou de agricultura familiar. 

Veja todas as matérias aprovadas na Ordem do Dia desta segunda