
IMPORTÂNCIA – “Possibilidade de desconstruir antigas mentalidades e práticas, e construir uma sociedade melhor para todas e todos”, destacou Paulo Dutra. Foto: Roberta Guimarães
Os dez anos de criação dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEGs) nas escolas públicas estaduais foram celebrados pela Alepe, nessa segunda (6), em solenidade no Auditório Sérgio Guerra. De iniciativa do deputado Professor Paulo Dutra (PSB), o evento contou com a participação de estudantes de dez instituições da Região Metropolitana do Recife.
Estabelecidos desde 2011 por meio de parceria entre as secretarias da Mulher e de Educação, os NEGs funcionam, atualmente, em 203 unidades da Rede Estadual de Ensino. “Os núcleos proporcionam à comunidade escolar discussões e reflexões sobre esses temas”, explicou Paulo Dutra, que presidiu a homenagem. “Acima de tudo, são uma possibilidade de desconstruir antigas mentalidades e práticas, e construir uma sociedade melhor para todas e todos.”
A data de 6 de dezembro foi escolhida pelo parlamentar por ser o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Estiveram presentes à cerimônia Cristina Buarque, ex-secretária da Mulher e atual consultora da ONU Mulher, e a atual secretária-executiva da Mulher, Ana Cláudia Callou. A secretária-executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, e a gerente regional Neuza Pontes representaram a Secretaria de Educação.
“O objetivo dos núcleos é desenvolver práticas comprometidas com a transformação social a partir da promoção da igualdade de gênero. Lá, a gente também abre espaço para as diferenças e para debater preconceitos contra as populações negra e LGBTQIA+”, detalhou Maria Medeiros. Para Ana Callou, a luta precisa continuar: “Enquanto nos sentirmos excluídos, enquanto necessitarmos lutar, estaremos juntos em ruas, campos, águas e florestas, nas áreas urbana e rural”, discursou.