Grupo formado por usuários do Hapvida fará mapeamento de reclamações ao plano de saúde em Pernambuco. A ideia foi concretizada em audiência pública da Comissão de Cidadania, nesta terça (2), na Alepe. O objetivo é contrastar as informações colhidas com dados já apresentados pela operadora que indicavam baixo índice de queixas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
“A intenção é levantar uma estatística capaz de verificar a insatisfação do ponto de vista do usuário, para ver se corresponde com a trazida pelo plano”, afirmou o deputado Edilson Silva (PSOL), presidente do colegiado. No último encontro, em agosto, dirigentes da empresa destacaram que, “entre as dez maiores operadoras do País, a Hapvida é a oitava no ranking de reclamações”.
Advogada de cliente do plano, Shirley Fonseca apontou para a possibilidade de subnotificação, “já que nem todo o mundo segue em frente com a denúncia”. “Participo de grupos de Whatsapp e Facebook de usuários e estimo que, de cem pessoas, apenas duas ajuízam as ações.” Edilson chamou atenção, ainda, para a atuação da Defensoria Pública do Estado nesse tipo de situação: “Há uma espécie de câmara de conciliação que pode estar contribuindo para reduzir o índice de reclamações oficiais”, observou o parlamentar.
Dhuan Vitorino foi uma das clientes do Hapvida que apresentou queixa ao plano. Na audiência desta manhã, relatou desassistência ao filho. “A operadora vem protelando para fazer o tratamento necessário. Enquanto isso, a doença segue de forma devastadora, com perdas motoras irreparáveis”, declarou sobre a situação de Dante, 2 anos, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal.
Também foram citados problemas em cirurgias, início de radioterapias, realização de partos e marcação de fisioterapia. “Muitas vezes, os pacientes acabam culpando o médico”, acrescentou o deputado, reforçando preocupação observada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) em outras ocasiões. Um grupo de cinco usuários do plano de saúde comprometeu-se, junto à Comissão de Cidadania, a fazer o mapeamento de reclamações com a finalidade de identificar até mesmo as que não chegam a ser formalizadas.
Como encaminhamento, Edilson Silva anunciou nova audiência na próxima quarta (10), em horário que oportunize a presença de mais pessoas para tratar do tema. Será o quarto debate sobre a qualidade do atendimento oferecido pelo Hapvida, assunto que começou a ser tratado na Alepe em junho, a partir de denúncias de usuários e médicos. Cerca de 450 mil pernambucanos pagam pela prestação de serviços da operadora, a terceira maior em número de clientes do País.