Secretário apresenta balanço de atividades à Comissão de Meio Ambiente

Em 28/06/2017 - 15:06
-A A+

INICIATIVA – Sérgio Xavier destacou a busca da inovação e o cuidado com as vulnerabilidades ambientais como principais eixos de atuação da pasta. Foto: Jarbas Araújo

Na última Reunião Ordinária do semestre, realizada nesta quarta (28), a Comissão de Meio Ambiente da Alepe recebeu o secretário da pasta em Pernambuco, Sérgio Xavier, para apresentar iniciativas do Governo em prol da sustentabilidade. O encontro fez parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada no início do mês de junho.

O gestor destacou a busca da inovação e o cuidado com as vulnerabilidades ambientais como principais eixos de atuação do órgão. “Nosso grande desafio é encontrar um modelo que possa retirar as pessoas da miséria e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, declarou Xavier. Segundo ele, são questões primordiais a serem enfrentadas pelo Estado o avanço do mar, as inundações na Zona da Mata e a estiagem. “Se não cuidarmos disso, iniciativas para o desenvolvimento podem ser destruídas pela natureza”, observou.

O secretário salientou a importância da construção da Barragem de Serro Azul para evitar inundações ainda piores na Zona da Mata Sul, bem como as estratégias que vêm sendo adotadas para solucionar problemas no litoral. “Ao usarmos areia do fundo do mar em vez de pedras, conseguimos amortecer a força das águas, alcançando melhores resultados”, descreveu. Ele ainda destacou ações como o parque eólico do Sertão do Araripe e o  uso de energia solar em Fernando de Noronha.

Na reunião dessa quarta, o colegiado também acompanhou apresentações de algumas entidades da sociedade civil, que promoveram ações de sustentabilidade, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), o Instituto Raízes – que recupera áreas degradadas no Agreste – e a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Zé Maurício (PP), as iniciativas mostram que “o cuidado com a natureza deve ser uma pauta constante da sociedade, pois é algo essencial para garantir qualidade de vida no presente e para as gerações futuras”. O colegiado também aprovou um projeto de lei ( PL nº 480/2017) e distribuiu outros dois ( 1414/2017 e 1455/2017) para relatoria.