Promotores do MPPE recebem cidadania pernambucana

Em 29/11/2023 - 10:11
-A A+

 

COMENDA – Reconhecimento deve-se à atuação dos homenageados na promoção da Justiça e na defesa dos direitos humanos no Estado. Fotos: Giovanni Costa.

Em sessão solene nesta terça-feira (28), a Alepe fez a entrega do título de cidadania pernambucana aos promotores Daniel Martins, Mariana de Barros, Hugo Gouveia, Mário de Barros, George Pessoa e Deluse Florentino. O reconhecimento deve-se à atuação dos homenageados na promoção da Justiça e na defesa dos direitos humanos no Estado, junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

INTEGRAÇÃO – “Essa sessão solene só reforça a enorme admiração que nutrimos pelo MPPE”, falou o deputado Eriberto Filho, que requereu a reunião.

Requerida pelo deputado Eriberto Filho (PSB), a solenidade foi aberta pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e teve a condução do deputado Joaquim Lira (PV). A entrega do título teve origem nas proposições do deputado William Brigido (Republicanos) e dos ex-parlamentares estaduais Clóvis Paiva, Fabíola Cabral, Alessandra Vieira, Marco Aurélio Meu Amigo, Rogério Leão e do atual deputado federal Eriberto Medeiros (PSB), que participou do evento.

“Essa sessão solene só reforça a enorme admiração que nutrimos pelo MPPE, uma das instituições mais importantes e respeitadas pelo povo pernambucano, sobretudo, porque é feita por profissionais como os que a Alepe homenageia hoje: promotores que possuem um compromisso constante e inabalável com a promoção da justiça, da democracia, da cidadania e da dignidade em nosso Estado”, disse Eriberto Filho.

Ex-presidente da Alepe e autor/coautor das proposições, o deputado federal Eriberto Medeiros destacou que “o Ministério Público é fundamental para garantir a proteção dos direitos e interesses da população, mas também para promover uma sociedade mais justa e igualitária”. “Por isso, Pernambuco rende essa homenagem aos nobres promotores que, depois de muitos anos de estudo, saíram dos seus estados de origem para defender o nosso povo”, complementou o parlamentar.

Agradecimentos

“Agradeço ao MPPE por ter me proporcionado conhecer e trabalhar por Pernambuco e à Alepe por esse título. À generosa terra pernambucana, vou devotar com enlevo meus melhores dias e toda a juventude que ainda me resta”, disse Daniel Martins.

“Que alegria imensa ver esse auditório da Alepe lotado com tantos sorrisos e olhares queridos. É um dia de agradecimento por esses 30 anos de MPPE. Obrigado, Pernambuco, por me permitir ser promotora nesta terra agraciada do Leão do Norte”, afirmou Deluse Florentino. 

“Fico muito feliz e satisfeito por todo esse prestígio. Pernambuco é um estado que me deu tudo. E esse título de cidadão pernambucano só coroa minha jornada no MPPE”, falou George Pessoa.

“Sempre quis trabalhar pelo bem-estar da população, como promotor de justiça. Cheguei aqui em 2014, após uma temporada no Tocantins e no Piauí. Há um longo caminho pela frente, mas esse título de cidadão pernambucano só materializa o que já tinha em meu coração: amar e viver Pernambuco. Um verdadeiro sentimento de pertencimento a essa terra”, colocou Hugo Gouveia.

“É momento de muita alegria e gratidão. Agradeço, agora, aos meus conterrâneos pela entrega desse título, que é a mais alta honraria do Estado. Como promotora do MPPE, já trabalhei do Litoral ao Sertão. E, antes mesmo dessa oficialização, já me sentia pernambucana”, declarou Mariana de Barros.

“Jamais esperei receber essa honraria de hoje. Desde que vim para cá, pernambucano sempre me senti. Recebo essa homenagem em nome de todos os promotores de justiça do MPPE que, assim como eu, embora não tenham nascido aqui, tornaram-se filhos dessa terra”, ressaltou Mário de Barros.

INICIATIVA – Títulos foram propostos pelo deputado William Brigido, pelos ex-parlamentares Clóvis Paiva, Fabíola Cabral, Alessandra Vieira, Marco Aurélio e Rogério Leão e pelo deputado federal Eriberto Medeiros, ex-presidente da Alepe.

Entre as autoridades, estavam presentes a presidente do TRT-6 (Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região), Nize Pedroso; os desembargadores Paulo Augusto de Freitas, Eduardo Guilliod Maranhão e Daisy Pereira, ambos do TJPE (Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco); o subprocurador-geral do MPPE, Renato da Silva; o subdefensor-geral da DPPE (Defensoria Pública de Pernambuco), Clodoaldo Batista; a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros; e o vereador do Recife Eriberto Rafael (PP).