
RECONHECIMENTO – Vitória de Santo Antão, Pesqueira, Timbaúba e Quixaba foram condecoradas. Foto: Roberta Guimarães
A Alepe realizou na quarta (23) uma reunião solene para a entrega do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. Este ano, a iniciativa da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher condecorou as cidades de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), Pesqueira (Agreste Central), Timbaúba (Mata Norte) e Quixaba (Sertão do Pajeú). Na cerimônia, os prefeitos receberam diplomas e troféus.
Em sua 12º edição, a premiação tem como objetivo reconhecer as gestões municipais que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e ao combate à violência de gênero. São avaliadas atividades em áreas como saúde, educação, campanhas, empreendedorismo e geração de renda. O objetivo é oferecer ferramentas sociais para combater discriminações e favorecer o empoderamento feminino das pernambucanas.
Méritos
Presidente da Comissão, a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) parabenizou os prefeitos e prefeitas presentes: “Quando reconhecemos esses municípios, estamos dizendo que vocês são excelência em algo que pouca gente faz. Precisamos premiar para que a sociedade saiba dos próprios municípios”, declarou.

PRESIDENTE – Gleide Ângelo destacou importância de reconhecer boas práticas contra desigualdades. Foto: Roberta Guimarães
“Essa premiação é muito mais do que um reconhecimento simbólico, é a valorização concreta de gestões que coloca a vida, os direitos e a dignidade das mulheres no centro das políticas públicas”, afirmou Luciano Duque (Solidariedade). Ele foi o autor da indicação de Pesqueira, vencedora na categoria entre 50 mil e 100 mil habitantes.
Pesqueira foi reconhecida pelas medidas da Coordenadoria da Mulher, realizando mais de 1,5 mil atendimentos, oferecendo suporte jurídico, social e psicológico, assim como uma rede de proteção para quem precisa.
A Prefeitura de Vitória de Santo Antão, indicada pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PP) venceu na categoria de cidades com mais de 100 mil habitantes. “Tenho a alegria de a cada ano prestar homenagens a mulheres que se destacam em suas áreas e lutas. São nomes e trajetórias que nos inspiram e nos ensinam o real significado de resistência, cuidado e transformação social”, enfatizou.
Juliana Gouveia, secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, agradeceu a parceria com a Casa Legislativa. “Estar aqui hoje é uma grande honra. Essa Casa nos ajuda a fortalecer os direitos das mulheres”, comentou.
Prefeitos
“Todos nós temos que fazer isso, precisamos muito acolher as mulheres, fazer um trabalho dedicado a todas, para chegar a um resultado e receber um prêmio”, disse José Pereira Nunes, prefeito de Quixaba (vencedora na categoria de até 25 mil habitantes).

POLÍTICAS – “Temos muito ainda a alcançar”, reforça Cilene Martins, vice-prefeita de Pesqueira. Foto: Roberta Guimarães
“Uma vez premiados, o trabalho tem que avançar cada vez mais. Estamos felizes e assumindo reafirmando esse compromisso com as mulheres de Timbaúba, para que esse trabalho cresça cada vez mais”, endossou a vice-prefeita Arleide Guerra, de Timbaúba (categoria de 25 a 50 mil habitantes)
Vice-prefeita de Pesqueira, Cilene Martins realçou o trabalho de sua equipe. “Sabemos que avançamos muito, mas temos muito ainda a alcançar. Pesqueira tinha uma coordenadoria e hoje passa a ter uma secretaria executiva”, expressou.
Prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda reconheceu o trabalho das mulheres. “Vitória de Santo Antão agradece à secretária Thais Xavier e à toda sua equipe. Hoje, com a Secretaria da Mulher instalada, é a mulher tendo poder de decisão”.
Antes de a solenidade ser iniciada, parlamentares prestaram um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, de 88 anos, que faleceu na segunda (21), no Vaticano.