A necessidade de aprimorar a estrutura física e as condições de trabalho nas áreas de saúde e educação foi tema central de discussão na reunião plenária desta quinta (3). A falta de leitos em maternidade localizada no Recife foi criticada, ao passo que o andamento do projeto de climatização de escolas estaduais foi comentado em pronunciamento.
CISAM e SAMU
Críticas à saúde de Pernambuco motivaram o discurso do deputado Gilmar Júnior (PV). O deputado relatou que mulheres recém paridas ou próximas de ganhar bebê aguardam atendimento em macas no chão da maternidade do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam-UPE), localizado no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. “O momento do parto é um dos mais importantes para a mulher, é ali que precisamos ter um cuidado especial. Sabem o que acontece com os profissionais de saúde nessa situação? Eles ficam de joelhos, como faziam os escravos lá atrás, para prestar atendimento a mãe e filho”, lamentou.
Outro alerta trazido por Gilmar Júnior é relativo à situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele cobrou, do Governo Estadual e dos gestores municipais, atenção especial à sobrecarga de trabalho dos profissionais dessas unidades, às condições precárias de parte das ambulâncias e ao reduzido número de veículos e profissionais frente à demanda pelo serviço. “Saúde é para ser prioridade. Sem a saúde o pedreiro não trabalha, a cozinheira não trabalha, o professor não trabalha”, enfatizou.

SAÚDE | Gilmar Júnior alertou para a falta de estrutura e condições de trabalho na maternidade do CISAM-UPE, no Recife. Foto: Jarbas Araújo
Escolas
Renato Antunes (PL) repercutiu a audiência realizada pela Comissão de Administração Pública, na última terça (1º), com participação do secretário da Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, para esclarecer questionamentos sobre a gestão da sua pasta. De acordo com o parlamentar, uma das questões mais importantes debatidas na reunião foi a climatização das salas de aula.
Para ele, a instalação de ar condicionado depende, em muitas escolas, de reformas na infraestrutura das unidades de ensino, as quais não foram realizadas em gestões anteriores. “O percentual de salas climatizadas saiu de 23%, em 2023, para 50%. Tudo bem o secretário ser convocado a dar esclarecimentos, o que há 12 anos não ocorria, mas não podemos ser injustos e dizer que nada está sendo feito”, pontuou.

EDUCAÇÃO | Renato Antunes repercutiu a audiência pública que ouviu o secretário da Educação de Pernambuco. Foto: Jarbas Araújo
Sobre a merenda, Antunes enfatizou a importância de preparar os alimentos na própria escola. Para ele, a iniciativa, já colocada em prática pela Secretaria de Educação de Pernambuco, valoriza as merendeiras e melhora a qualidade dos alimentos. Por fim, em relação ao programa Ganhe o Mundo, o parlamentar cobrou celeridade no embarque dos alunos selecionados para intercâmbio no Canadá e Estados Unidos.
Partido dos Trabalhadores

PT | João Paulo defendeu a renovação da sigla e candidatura de Pedro Alcântara ao diretório do Recife. Foto: Jarbas Araújo
João Paulo (PT) anunciou seu apoio a Pedro Alcântara nas eleições para o diretório municipal do PT no Recife. O parlamentar leu um manifesto em defesa da renovação da sigla na Capital. “Precisamos reconstruir nossa presença nas bases sociais, reativar os nossos diretórios zonais, fortalecer os nossos vínculos com os movimentos sociais, como a CUT, o MST, os movimentos de mulheres, negros e LGBTQIAPN+, além de universidades e intelectuais progressistas”, considerou.
O petista ainda anunciou que irá propor uma audiência pública para ouvir o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O tema seria o Projeto de Lei nº 2675/2025, do qual o deputado relator, que trata do rateio dos recursos de contratos de concessão dos serviços públicos de água e esgoto das microrregiões do Sertão e do RMR Pajeú. “Todo mundo sabe da minha posição contrária à privatização de serviços públicos essenciais para a população. Depois de conversar com a direção do BNDES, me convenci da necessidade de fazer essa audiência para discutir o projeto”, explicou.
Unale

UNALE | João Paulo Costa registrou sua reeleição à presidência da Comissão de Defesa do Consumidor. Foto: Jarbas Araújo
João Paulo Costa (PCdoB) informou que foi reconduzido, na quarta (2), para mais um ano como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
“A Unale tem o papel de fazer a interlocução entre os parlamentos estaduais do Brasil. Vou fazer discussões em outros estados, para trazer experiências que deram certo e transformar em projetos de lei, medidas e ações, para proteger os direitos dos consumidores”, anunciou.
Em fevereiro, o parlamentar também havia sido reeleito para comandar o colegiado da Alepe dedicado às relações de consumo. João Paulo Costa considerou importante o reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele em favor da transparência na aquisição de bens e serviços.
Parceria com a China

CHINA | Rosa Amorim defendeu cooperação internacional para fortalecer a segurança alimentar no Brasil. Foto: Jarbas Araújo
A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepe, Rosa Amorim (PT), fez um resumo das experiências que observou durante visita à China, no mês passado, da qual participou com outros parlamentares ligados a movimentos agrícolas. De acordo com a deputada, a iniciativa fortaleceu os laços entre nações que são comprometidas com a agricultura familiar e mostrou que a cooperação internacional é a chave para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a extrema pobreza no mundo.
A parlamentar destacou ainda a ideia de trazer as experiências de sucesso para serem implementadas no Brasil, a exemplo do uso de mini-tratores e da instalação de um novo empreendimento no Agreste. “A visita teve a intenção de trabalharmos para a implantação, em Caruaru, de uma fábrica de bioinsumos. Ela vai gerar empregos, promover o desenvolvimento e impulsionar a agricultura familiar em toda a região do Agreste Central”, acrescentou.
PE na Estrada

RODOVIAS | Investimentos previstos no Programa PE na Estrada foram destacados por Henrique Queiroz Filho. Foto: Jarbas Araújo
A entrega de mais de 1.100km de rodovias estaduais recuperadas pela gestão Raquel Lyra foi destaque no pronunciamento do deputado Henrique Queiroz Filho (PP). Ele enfatizou o anúncio, nesta semana, da recuperação de trecho da PE-145, que liga Brejo da Madre de Deus a Jataúba, no Agreste Central, e da PE-160, que liga Pernambuco à Paraíba. O parlamentar também destacou, entre outras, a recuperação em fase final da PE-45, que liga as BRs 101 e 232 e os municípios de Vitória de Santo Antão e Escada, na Mata Sul.
Henrique Queiroz Filho ainda afirmou que o Governo vai dar início às obras do Arco Metropolitano, que deve desafogar o trânsito da BR-101, na Região Metropolitana do Recife (RMR). “Esse é um projeto sonhado pelos pernambucanos, que vai alavancar nosso desenvolvimento econômico. As rodovias são pontos-chave para o estado oferecer condições de crescimento a toda a população”, avaliou.
O deputado registrou também a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na quarta (2), e a luta de seu mandato em busca de mais inclusão para famílias atípicas.