
PANTEÃO – Ariano Suassuna entrou na lista de heróis de Pernambuco. Foto: Amaro Lima
No ano que marca o décimo aniversário de sua morte, Ariano Suassuna recebe mais uma homenagem da Alepe, uma das pautas do programa Assembleia Geral desta semana. Já oficializado em 2020 como Patrono da Cultura Pernambucana, Ariano foi agora incluído no Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco, livro dedicado a personagens com histórias marcantes no Estado.
Mesmo tendo nascido na vizinha Paraíba, Ariano viveu no Recife, onde desenvolveu seu trabalho intelectual, e divulgou o Estado em parte de suas obras. Ele morreu em 2014.
O Assembleia Geral também traz reportagem sobre a trajetória e o legado do deputado estadual José Patriota, que faleceu esta semana. Patriota presidia a Comissão de Assuntos Municipais e era presidente de honra da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), entidade que presidiu durante longo tempo. Ele foi prefeito (dois mandatos), vice-prefeito e vereador de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.
Ainda nesta edição, o programa traz o perfil do município de Buenos Aires, na Mata Norte, que está completando 61 anos de emancipação política neste ano.
E, na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma entrevista sobre autismo com o psiquiatra João Carlos Leitão. Ele conversou com a jornalista Clarissa Falbo para o Fala Alepe!, o videocast do Legislativo estadual, sobre temas como diagnóstico tardio e sinais de autismo em crianças.
O Assembleia Geral é uma produção semanal da Rádio Alepe, com os destaques do Legislativo pernambucano. Este programa e demais conteúdos da Rádio Alepe podem ser ouvidos no nosso site e nas plataformas de podcast ( Spotify, Deezer e outros).