
LUTA E REPRESENTATIVIDADE – Evento reuniu autoridades, militantes de movimentos sociais e parentes de presos e desaparecidos políticos. Foto: Giovanni Costa
A Alepe rendeu, nesta segunda (1º), uma homenagem à memória e à luta das pessoas que se opuseram e resistiram ao golpe militar de 1964, ocorrido há 60 anos, no Brasil. Por proposição do deputado Waldemar Borges (PSB), a sessão solene reuniu autoridades, militantes de diversos movimentos sociais pernambucanos, além de amigos e parentes de presos e desaparecidos políticos durante o período da ditadura em Pernambuco.
“É um momento de reflexão e reconhecimento aos homens e mulheres que resistiram bravamente à tirania e à opressão. E que, muitas vezes, pagaram um preço alto por defenderem os ideais democráticos e os direitos fundamentais de nosso povo”, disse o parlamentar autor da homenagem.

MEMÓRIA – Waldemar Borges propôs a homenagem: “Momento de reflexão e reconhecimento aos que resistiram à opressão.” Foto: Giovanni Costa.
A deputada Dani Portela (PSOL) comandou a cerimônia que prestou um tributo ao primeiro presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, o ex-deputado federal Fernando Coelho, falecido em 2019, e a 51 presos e desaparecidos políticos pernambucanos.
“É preciso homenagear todos aqueles e todas aquelas que deram sua vida, sua história e seu sangue para que estivéssemos aqui hoje. Não nos esqueçamos desse triste episódio para que ele nunca mais aconteça”, afirmou Portela, que preside a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe.
Entre os presentes, estavam a deputada Rosa Amorim (PT); o secretário-executivo de Direitos Humanos de Pernambuco, Jayme Asfora; o ex-deputado Luciano Siqueira; o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins; o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto; o promotor Fabiano Pessoa, coordenador do Centro de Apoio Operacional Defesa da Cidadania do MPPE; o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens; o padre Fábio Potiguar, representante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife; a vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB); e o advogado Ricardo Coelho, filho de Fernando Coelho.
“Nesta noite, somos convidados a seguirmos na luta dos que nos precederam. Mais do que nunca, somos estimulados a dividirmos e compartilharmos nossas inquietações, respeitando nossas diferenças e fazendo chegar a memória dos tempos passados às novas gerações”, disse Luciano Siqueira, que representou todos os militantes presentes.

HISTÓRIA – Primeiro presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho recebeu homenagem in memoriam, com entrega de placa ao seu filho, o advogado Ricardo Coelho. Foto: Giovanni Costa.
“À Alepe, muito obrigado por essa homenagem. Meu pai sempre lutou por uma sociedade mais justa e solidária. Batalhou para que todos os cidadãos brasileiros sejam tratados de igual forma perante a lei e para impedir que os odiosos privilégios maculem os princípios republicanos”, destacou Ricardo Coelho.
Na lista abaixo, confira a lista dos homenageados pela Alepe. Os nomes constam nos documentos de mortos e desaparecidos políticos que foram identificados pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.
- ADAUTO FREIRE DA CRUZ
- ALBERTINO JOSÉ DA SILVA
- ALMIR CUSTÓDIO DE LIMA
- AMARO FÉLIX PEREIRA
- AMARO LUIZ DE CARVALHO
- ANATALIA DE SOUZA MELO ALVES
- ANTONIO BEM CARDOSO
- ANTÔNIO FERREIRA PINTO
- ANTONIO HENRIQUE PEREIRA DA SILVA NETO (PADRE HENRIQUE)
- DAVID CAPISTRANO DA COSTA
- EDGAR DE AQUINO DUARTE
- EDUARDO COLLIER FILHO
- EMMANUEL BEZERRA DOS SANTOS
- EDUARDO GOMES DA SILVA
- EVALDO LUIZ FERREIRA DE SOUZA
- EZEQUIAS BEZERRA DA ROCHA
- FERNANDO AUGUSTO SANTA CRUZ OLIVEIRA
- FERNANDO AUGUSTO VALENTE DA FONSECA
- GILDO MACEDO LACERDA
- HIRAN DE LIMA PEREIRA
- IVAN ROCHA AGUIAR
- JARBAS PEREIRA MARQUES
- JOÃO LUCAS ALVES
- JOÃO MASSENA MELO
- JOÃO MENDES ARAÚJO
- JONAS JOSÉ DE ALBUQUERQUE BARROS
- JOSÉ BARTOLOMEU RODRIGUES DE SOUZA
- JOSÉ CARLOS NOVAES DA MATTA MACHADO
- JOSÉ INOCÊNCIO BARRETO
- JOSÉ MANOEL DA SILVA
- JOSÉ MILTON BARBOSA
- JOSÉ RAIMUNDO DA COSTA
- LOURDES MARIA WANDERLEY PONTES
- LUÍS ALBERTO ANDRADE DE SÁ E BENEVIDES
- LUIZ GONZAGA DOS SANTOS
- LUIZ JOSÉ DA CUNHA
- MANOEL ALEIXO DA SILVA
- MANOEL LISBOA DE MOURA
- MARIANO JOAQUIM DA SILVA
- MIGUEL PEREIRA DOS SANTOS
- MÍRIAM LOPES VERBENA
- ODIJAS CARVALHO DE SOUZA
- PAULINE REICHSTUL
- PAULO STUART WRIHGT
- RAIMUNDO GONÇALVES DE FIGUEIREDO
- RAMIRES MARANHÃO DO VALLE
- RANUSIA ALVES RODRIGUES
- RUI FRAZAO SOARES
- SEVERINO VIANA COLOU
- SOLEDAD BARRETT VIEDMA
- UMBERTO ALBUQUERQUE CÂMARA NETO