Plenário: morte de rebanho e falta de água no Sertão

Em 04/05/2023 - 12:05
-A A+

AGROPECUÁRIA – Rodrigo Novaes alertou sobre a morte de rebanho em Bodocó. Foto: Roberto Soares

Cerca de mil cabeças de gado morreram no município de Bodocó (Sertão do Araripe), desde novembro do ano passado, por causas ainda desconhecidas. O alerta foi feito pelo deputado Rodrigo Novaes (PSB) durante Reunião Plenária desta quinta (4). O encontro ainda tratou de problemas de abastecimento de água em Cabrobó (Sertão do São Francisco) e do aniversário de emancipação de Goiana (Mata Norte) e de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife).

Ouça os discursos na íntegra

Em discurso no Pequeno Expediente, Novaes pediu apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) e da Secretaria de Agricultura para investigar a questão de Bodocó. Segundo o parlamentar, a população local está preocupada com os prejuízos causados pela morte do rebanho. “Não se sabe ainda se a doença é provocada por vírus ou outro parasita. Os produtores da bacia leiteira da região estão aflitos porque a situação prejudica a economia e a população como um todo”, afirmou.

Recursos Hídricos

CABROBÓ – João Paulo Costa cobra ampliação da estação de tratamento de água. Foto: Roberto Soares

Já o deputado João Paulo Costa (PCdoB) mostrou preocupação com o desabastecimento de água em Cabrobó. Ele é autor de uma indicação dirigida à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco e à Compesa pedindo o andamento de uma licitação no valor de R$ 2 milhões. O recurso é para reforma e ampliação da estação de tratamento de água do município. “A gente precisa garantir o acesso à água para as pessoas terem o mínimo de dignidade”, defendeu.

Homenagens

O aniversário da cidade de Goiana foi registrado no pronunciamento de Mário Ricardo (Republicanos). O parlamentar fez um resgate dos marcos históricos do município e ressaltou a riqueza da cultura e do turismo local. “Goiana vai completar, nesta sexta (4), 183 anos de emancipação. Nós iremos viver  este momento com o povo goianense, ao lado do prefeito Eduardo Honório e de amigos queridos desta terra histórica”. 

JABOATÃO – “Local de resistência de vários personagens importantes”, registrou Joel da Harpa. Foto: Roberto Soares

Joel da Harpa (PL), por sua vez, saudou o município de Jaboatão dos Guararapes, fundado no dia 4 de maio de 1593. O deputado destacou o passado de lutas heróicas da cidade natal dele, a exemplo da Batalha dos Guararapes contra os holandeses. “Jaboatão dos Guararapes foi local de resistência de vários personagens importantes para a história do município, como Frei Jaboatão, Gervásio Pires, Barão de Lucena,  Padre Chromácio Leão, Paulo Freire, Amélia Brandão, Benedito de Cunha Melo e outros”, concluiu.