
REPÚDIO – “Publicidade em favor da liberação das drogas.” Foto: Nando Chiappetta
O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) anunciou, na Reunião Plenária desta terça (19), que apresentará um Voto de Protesto contra o vereador do Recife Ivan Morais (PSOL). O motivo seria a publicação de outdoors em que o legislador municipal aparece defendendo a legalização do uso da maconha. “Isso é um absurdo. Como é que um vereador se permite fazer publicidade em favor da liberação das drogas?”, questionou o integrante da Alepe.
Collins frisou que os entorpecentes são responsáveis por milhões de mortes a cada ano em todo o mundo. “Isso sem levar em conta os altos gastos com saúde pública, em decorrência do abuso dessas substâncias.”
Entretanto, o deputado concorda com a utilização medicinal da Cannabis sativa, que pode ajudar no tratamento de diversas doenças. “A planta tem um lado benéfico e a ciência orienta em que casos deve ser administrada, mas a utilização recreativa deve ser combatida. A atitude do vereador é muito dolorosa e merece o repúdio de todos”, acredita o progressista.
Em aparte, o deputado João Paulo (PCdoB) defendeu o direito do vereador Ivan Morais de expressar o posicionamento que tem em relação ao uso recreativo da maconha. “Ele não quer estimular o narcotráfico. Ele é um político responsável e precisa ter a opinião respeitada”, pontuou.
O comunista também comentou a tramitação, na Casa, do Projeto de Lei n° 3098/2022, de autoria dele, que busca autorizar associações de pacientes a cultivar e processar a Cannabis sativa para fins medicinais. João Paulo sustentou que a substância pode aliviar os sofrimentos e melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com moléstias graves.