
MARCO – “Coroa o retorno das atividades econômicas, culturais e turísticas de Pernambuco.” Foto: Roberto Soares
A realização do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus (Agreste), entre os dias 9 e 16 de abril, foi comemorada pelo deputado Erick Lessa (PP). Em discurso na Reunião Plenária desta quarta (6), ele considerou o evento um marco da retomada pós-pandemia: “Momento de coroar o retorno das atividades econômicas, culturais e turísticas de Pernambuco”.
Segundo o parlamentar, são esperadas de 8 a 10 mil pessoas por dia no maior teatro ao ar livre do mundo. Em média, 2 mil trabalhadores atuam na cidade-teatro, que ainda gera 8 mil empregos nos arredores. “Esse fato não passaria em branco pelo nosso mandato, que lutou muito para ver respeitadas e reconhecidas as matrizes de geração de emprego do Estado, inclusive, enquanto presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo desta Casa.”
Para Lessa, a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos favorece o evento, promovido desde 1968. “Haverá trocas interpessoais, calor humano e vamos ver os sorrisos uns dos outros”, observou. Ele fez questão de agradecer ao governador Paulo Câmara e ao secretário da Casa Civil, José Neto, pela “sensibilidade de retomar a Paixão de Cristo neste ano e por, em 2021, ter destinado recursos para a sobrevivência do espetáculo, por meio da Empetur”.
O deputado também festejou a aceleração das obras de requalificação da rodovia PE-145, que dá acesso a Brejo da Madre de Deus, reivindicação feita por ele na tribuna no último dia 29. “Certamente, teremos uma estrada totalmente recuperada para o início dos espetáculos”, anunciou, lembrando que a medida “beneficia Pernambuco como um todo”, devido ao grande afluxo de turistas para assistir à peça.
Títulos de Cidadão
Erick Lessa iniciou o pronunciamento registrando a solenidade, realizada nessa terça (5), para conceder títulos de Cidadão de Pernambuco ao promotor de Justiça Sérgio Tenório de França e ao delegado Jean Rockfeller da Silva Alencar. “Uma importante homenagem a esses dois grandes baluartes do combate à criminalidade, à violência, à corrupção e ao crime organizado”, frisou. “Encontro teve a presença de chefes do Ministério Público e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Valorizamos servidores que enobrecem suas instituições.”