Romero Albuquerque lamenta avanço do desemprego em Pernambuco

Em 23/03/2022 - 16:03
-A A+

CRÍTICA – “Realidade comprova descaso da gestão estadual com políticas públicas de geração de emprego e renda.” Foto: Roberto Soares

O índice de desemprego em Pernambuco maior do País em 2021 motivou o pronunciamento do deputado Romero Albuquerque (União) na Reunião Plenária desta quarta (23). Citada pelo parlamentar, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma taxa de desocupação de 19,9% no Estado.

“Isso quer dizer que, a cada cem pessoas, 20 estão desempregadas”, reforçou Albuquerque, destacando que o percentual pernambucano é superior à média nacional, calculada em 13,2% no último ano. “Essa realidade comprova o descaso da gestão estadual com as políticas públicas de geração de emprego e renda”, considerou.

O deputado lamentou outros resultados socioeconômicos de Pernambuco, como o recuo de 5% na produção industrial no último mês de janeiro, em comparação a dezembro. A queda chega a 12,3% se levado em conta o resultado de janeiro de 2021. Ele também citou o aumento da informalidade e a alta nos homicídios.

“Fica claro que o Plano Retomada, lançado em agosto do ano passado pelo Governo Estadual, não trouxe melhorias. Nosso Estado, que já foi exemplo no Brasil, tem hoje a quarta menor renda familiar do País”, criticou.