Audiência pública debate proposta do novo Parque Memorial Arcoverde

Em 13/10/2021 - 19:10
-A A+

PROJETO – Segundo o presidente da Empetur, Antônio Neves, a recuperação da parte arquitetônica obedecerá às linhas originais, concebidas por Burle Marx. Foto: Evane Manço

O mato alto, os entulhos acumulados, a degradação de equipamentos e a falta de segurança têm afastado a população do Parque Memorial Arcoverde nos últimos anos. Inaugurado em 1994, o espaço localizado no Complexo de Salgadinho, na divisa entre o Recife e Olinda, deverá passar por uma requalificação. A transformação está prevista no Projeto de Lei n° 2658/2021, enviado pelo Governo do Estado e debatido em audiência pública virtual conjunta das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Esporte, nesta quarta (13).

De acordo com a proposta, o Poder Executivo concederá o direito de uso do imóvel de 80 hectares à Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) por 20 anos. No local, funcionará o Parque de Esporte e Lazer Memorial Arcoverde. Além de possibilitar a prática esportiva, a área deverá receber atividades voltadas ao turismo e ao entretenimento.

O presidente da Empetur, Antônio Neves, apresentou o projeto do novo parque. Segundo ele, o processo licitatório está previsto para o começo de novembro, com intuito de iniciar a obra em maio de 2022. “Devido à pandemia do novo coronavírus, houve um atraso no planejamento. A intenção do Governo Estadual era entregar o equipamento até o final deste ano”, pontuou.

A recuperação da parte arquitetônica obedecerá às linhas originais, concebidas pelo paisagista Burle Marx. Neves ainda destacou que o futuro Memorial Arcoverde terá espaços múltiplos de esportes e de lazer e contará com uma área gramada para eventos, como apresentações musicais. Em resposta à deputada Laura Gomes (PSB), que indagou sobre intervenções no Espaço Ciência, o gestor garantiu que o local não sofrerá mudança. 

APOIO – Para o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Erick Lessa, a requalificação atenderá aos anseios da sociedade. Foto: Evane Manço

Secretário-executivo de Esportes e Juventude de Olinda, Sérgio Santos afirmou que a Prefeitura está feliz com a iniciativa. “A área se tornou ociosa há muito tempo, e essa reforma está sendo muito aguardada pela população”, ressaltou. Ele também se colocou à disposição para contribuir com a implementação do novo parque.

Para o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Erick Lessa (PP), a requalificação atenderá aos anseios da sociedade. “Externo meu apoio e espero que seja entregue o mais brevemente possível”, frisou. Também participou do encontro o secretário-executivo de Gestão e Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Turismo, Rodrigo Valença.