Simone Santana registra Dia Estadual da Mulher Empreendedora

Em 08/10/2019 - 17:10
-A A+
IGUALDADE - “Autonomia feminina passa pelo aspecto econômico e empreendedorismo tem papel fundamental nesse processo.” Foto: Alepe

IGUALDADE – “Autonomia feminina passa pelo aspecto econômico e empreendedorismo tem papel fundamental nesse processo.” Foto: Alepe

Celebrado nesta terça (8), o Dia Estadual da Mulher Empreendedora foi destaque no discurso feito pela deputada Simone Santana (PSB) durante a Reunião Plenária. Autora da lei que instituiu a data em Pernambuco, a parlamentar pontuou a importância de políticas que garantam a autonomia financeira feminina para fortalecer o combate às desigualdades de gênero e à violência contra a mulher.

“A autonomia feminina passa pelo aspecto econômico e o empreendedorismo tem papel fundamental nesse processo”, afirmou Simone, que destacou sua participação na 5ª edição do Café com Empreendedoras de Recife, evento realizado pelo Sebrae nesta manhã. “A ação mostra que nossa lei está saindo dos muros da Alepe e sendo apropriada pela sociedade”, avaliou.

“Sabemos que a dependência financeira das mulheres em relação aos companheiros é fator decisivo para que muitas permaneçam reféns de todos os tipos de violência”, ressaltou a deputada, citando pesquisa DataSenado que aponta que 32% das mulheres nessa situação deixam de denunciar o agressor.

Ainda segundo a parlamentar, são mais de 24 milhões de empreendedoras formais e informais no Brasil atualmente, número que não pode ser desprezado. “Os desafios são grandes, indo desde dificuldades de acesso a crédito até questões de foro íntimo, como medo e insegurança criados por um sistema dominante que emite mensagens de que este não é o nosso lugar”, disse.

Simone Santana destacou, em contrapartida, iniciativas que vêm sendo desenvolvidas para mudar essa realidade, como o Programa Força Local, lançado pelo Governo do Estado para apoiar arranjos produtivos locais. “É fundamental criarmos oportunidades para que as pernambucanas sejam mais que donas de seus negócios, sejam donas de seus destinos”, concluiu.